Archive for 03/04/10

Autor de clássicos da música brasileira tinha 80 anos e sofria de câncer na próstata

de O Estado de S. Paulo

Johnny Alf, em show no Sesc Vila Mariana, em 2009. Foto: Divulgação

 

SÃO PAULO -  Johnny Alf vinha sofrendo com um câncer de próstata há mais de três anos e seu estado de saúde agravou-se desde segunda-feira. O cantor, compositor e pianista carioca morreu na tarde desta quinta, 4, no hospital Mário Covas em Santo André, na grande São Paulo, segundo informou seu assessor Nelson Valença. O enterro será nesta sexta, no cemitério do Morumbi, na cidade que adotou a partir da metade dos anos 1950. Seu último show foi em agosto de 2009, no Teatro do Sesi, em São Paulo, ao lado da cantora Alaíde Costa, sua grande amiga.

 

Johnny Alf, nascido Alfredo José da Silva, na Vila Isabel de Noel Rosa (1910-1937), no Rio de Janeiro, no dia 19 de maio de 1929, Johnny Alf perdeu o pai, o cabo do Exército Antônio José de Almeida, quando tinha três anos. A mãe, a dona-de-casa Inês Maria da Conceição, passou então, por necessidades financeiras, a trabalhar como empregada doméstica. A família que deu o emprego a ela ajudou a criar o pequeno Alfredo e lhe deu condições de estudar. Mais tarde, por volta dos 9 anos, uma amiga dessa família, Geni Borges, o estimulou a aprender piano clássico.

 

Os estudos de música erudita ("mais Chopin do que Debussy") tiveram pouca influência depois, como o próprio Alf afirmaria anos mais tarde. O que mais teve impacto sobre sua criação artística foram os filmes musicais americanos que tinham trilhas sonoras assinadas por gente do porte de George Gershwin e Cole Porter. "Era o que me acendia aquela vontade interior de criar alguma coisa. Então, quando voltava do cinema sob aquele impacto, eu ia ao piano e fazia coisas com a influência do que tinha ouvido", disse.

 

Além do cinema musical, havia o jazz - e especialmente o trio do também pianista e cantor Nat King Cole o inspirou. Na música brasileira, os cantores Silvio Caldas, Orlando Silva e Dircinha Batista estavam entre seus prediletos. Ele também tocava Dorival Caymmi e sucessos do repertório de cantores requintados da época, como Lúcio Alves e Dick Farney. Dessa mistura de influências, surgiu o embrião da bossa nova que ele desbravou.

 

Johnny Alf adotou esse pseudônimo nos anos 40. Convidado a integrar um grupo artístico do Instituto Brasil-Estados Unidos, não demorou a ter o nome Alfredo reduzido para Alf por um professor. O Johnny veio por sugestão de uma colega norte-americana, "porque era um nome muito popular na terra dela". Bem que tentou mudar quando começou a se projetar na vida artística, mas o apelido já tinha ficado popular.

 

O ano de 1952 foi definitivo em sua carreira. Até então Alf se revezava nas funções de cabo do Exército, durante o dia, e cantor de boate, à noite. Entre seus admiradores na plateia estavam cantores como Nora Ney e Dick Farney e o capitão do Exército, Victor Freire. Este viria a se tornar seu amigo íntimo, parceiro (compuseram juntos Em Termos de Canção e Chegou o Momento) e maior incentivador, num período em que Alf se ressentia do desprezo da família adotiva por ter escolhido a música em vez de uma profissão de emprego seguro.

 

Foi por intermédio de Farney e Nora que ele iniciou a carreira profissional como pianista na Cantina do César, casa noturna de propriedade do radialista César Alencar. Victor Freire contribuiu levando-o a conhecer a atriz e cantora Mary Gonçalves, que acabara de ser eleita a Rainha do Rádio daquele ano. Foi assim que teve não apenas uma, mas quatro músicas suas gravadas pela primeira vez - O Que É Amar, Estamos Sós, Escuta e Podem Falar -, além de tocar piano no disco da cantora. A primeira gravação própria de Alf, Falseta, de sua autoria, saiu no lado B de um disco de 78RPM, que tinha De Cigarro em Cigarro (Luiz Bonfá) no lado A. Tudo isso aconteceu em 1952.

 

A formação do grupo que gravou as duas músicas - Alf (piano), Garoto (violão) e Vidal (contrabaixo) - era tão arrojada para os padrões da época quanto a concepção harmônica e melódica do samba Rapaz de Bem e do baião Céu e Mar, compostos no ano seguinte. Antes instrumentista, compositor e arquiteto brilhante de harmonias de movimentos surpreendentes, Alf também não tardou a impressionar como cantor. Como bem lembrou um notório admirador, o cantor Ed Motta, num programa de tevê em sua homenagem em 2005, Alf foi, "sem dúvida, o primeiro no Brasil a usar a voz como instrumento; a voz dele não era só a mensagem, a letra, mas também a melodia".

 

Primeiro registro significativo de sua carreira de mais de 50 anos e poucos títulos, Rapaz de Bem é considerado por especialistas como o primeiro disco de bossa nova, estilo que só adotaria essa nomenclatura em 1958 com o clássico Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) pela voz e o violão de João Gilberto. A revolução silenciosa de Alf chegou ao grande público três anos antes, mas já tinha o aval de uma plateia privilegiada de shows desde 1953: os jovens bossa-novistas João Gilberto, Tom Jobim, Carlos Lyra, entre outros, que o tinham como grande ídolo.

 

Morando em São Paulo desde 1954 - com uma recaída bissexta pelo Rio em 1962, quando formou um trio com o baixista Tião Neto e o baterista Edison Machado -, Alf só lançou o primeiro LP, Rapaz de Bem, em 1961. Daí veio a consagração de outros de seus clássicos, Ilusão à Toa e O Que É Amar, que se tornariam obrigatórios em todos os seus shows. Além destas, outra que se destacou ao longo da carreira foi o bem-humorado choro Seu Chopin, Desculpe (do álbum Diagonal, de 1964), mas nenhuma repetiu o êxito de Eu e a Brisa, de 1967.

cd ColdPlay - The Singles 2009
Baixar CD ColdPlay – The Singles

Músicas

1 – Clocks
2 – Yellow
3 – Speed Of Sound
4 – Viva La Vida
5 – Trouble
6 – The Hardest Part
7 – 2,000 Miles
8 – Fix You
9 – The Scientist
10 – Life In Technicolor II
11 – Don't Panic
12 – Shiver
13 – Talk
14 – Lovers In Japan
15 – Violet Hill
16 – In My Place
17 – What If
18 – Lhuna (feat. Kylie Minogue)

Servidor: Megaupload/Rapidshare/Easyshare/Depositfiles/2Shared
Tamanho: 159 Mb

Megaupload – Download

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O site colombiano “Lo Mas Bacano TV” publicou na quarta-feira (3), em seu canal no YouTube, um vídeo onde o Aerosmith anuncia uma turnê pela América do Sul ainda neste ano.

No vídeo, Steven Tyler, Joe Perry, Tom Hamilton e Joey Krameros anunciam que o Aerosmith passará por Bogotá, Caracas, Lima, Santiago, Buenos Aires e São Paulo. As datas das apresentações ainda não foram divulgadas.

No final do ano passado, rumores davam como certa a saída do vocalista Steven Tyler do Aerosmith. Inclusive foi anunciado que a banda estava procurando um novo vocalista para ocupar o lugar de Tyler.

Confira o vídeo:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de o Aerosmith anunciar que faria uma turnê pela América Latina, a produtora Time For Fun divulgou que a banda vai passar pelo Brasil. Os músicos fazem apenas uma apresentação no país, no dia 29 de maio, no Parque Antártica, em São Paulo.

Os ingressos começam a ser vendidos no dia 13 de março para clientes Credicard, Citibank e Diners. Para o público geral, os convites estarão disponíveis no dia 20 de março. Ainda não foram divulgados preços e locais de venda.

Apesar de toda a confusão sobre a saída ou não de Steven Tyler, o vocalista está definitivamente na banda e participa do show em São Paulo.

via abril

Artista: VA
Álbum: Metal Ballads – World Songs
Gênero: Melodic Metal / Hard Rock
Formato: MP3
Qualidade: 224-256 Kbps
Tamanho: 548.7 Mb

Tracklist:

01. Metallica – Nothing Else Matters
02. Kingdom Come – Janine
03. Axel Rudi Pell – Broken Heart
04. Bon Jovi – Always
05. W. A. S. P. – Sleeping (In The Fire)
06. MSG – When I'm Gone
07. Ozzy Ozbourne – Back On Earth
08. Anathema – Anyone Anywhere
09. Def Leppard – Miss You In A Heart Beat
10. Europe – Sweet Love Child
11. Accept – Amamos La Vida
12. Apocalyptica – Hope
13. Doro – I II Be Holding On
14. Aerosmith – Amazing
15. Anathema – Forgotten Hopes
16. Black Sabbath – Black Babbath
17. Fear Factory – Bite The Hand That Bleeds
18. Metallica – Low Man's Lyric
19. Sepultura – The Abyss
20. Diabolos Rising – Blood Communion
21. Yngwie – Forever One
22. Anathema – Emotional Winter
23. Metallica – The Unforgiven
24. Anathema – 2000 Gone
25. Motorhead – Lost in the Ozone
26. Guns'n'Roses – Don't Cry
27. Sepultura – Kaiowas
28. War Babies – Cry Yourself To Sleep
29. P. O. D. – Celestial
30. Anathema – Hope
31. Daath Machine – Not To Be
32. Metallica – Tuesday's Gone
33. Coverdale / Page – Take Me For A Little While
34. L. A. Guns – Crystal Eyes
35. Megadeth – Silent Scorn
36. Savatage – Watching You Fall
37. Atathema – Make It Right F F S
38. Jutas Priest – Before The Down
39. Mr. Big – Wild World
40. Helloween – Wimdmill
41. Nigtwish – Kuolema Kette Taiteilijan
42. Apocalyptica – Nothing Else Matters
43. Iron Maiden – Strange World
44. Manowar – Heart Of Steal
45. Metallica – Mama Said
46. P. O. D. – Eternal
47. Steel Heart – She's Gone
48. Limp Bizkit – Hold On
49. Apocalyptica – The Unforgiven
50. Megadeth – Time'The Beginning
51. Scorpions – Under The Same Sun
52. Lita Ford & Ozzy Osbourne – Close My Eyes Forever
53. Anathema – Destiny
54. Megadeth – Promises
55. Motley Crue – New Tattoo
56. Anathema – Trancacoustic
57. Def Leppard – Too Late For Love
58. Metallica – The Unforgiven II
59. Rage – All This Time
60. Merelyn Menson – Fundamentally Loathsome
61. Alice Cooper – It's Me
62. Roadhouse – Desperation Calling
63. My Dyng Bride – Sear Me III
64. Anathema – Destiny Is Dead
65. Lucyfire – As Pure As S. I. N.
66. Nine Inch Nails – The Frail (Bemelli)
67. Anathema – Parisienne Moonlight
68. Nortt – Graven
69. Apocalyptica – Beyond Time
70. Sepultura – Jasco

Artista: Green Day
Álbum: Last Night On Earth – Live In Tokyo
Gênero: Punk Rock
Lançamento: 2010
N° de Faixas:
Tamanho: 46,8 Mb
Formato: MP3
Qualidade: 256 kbps

Tracklist:

01. 21st Century Breakdown
02. Know Your Enemy
03. Last Of The American Girls
04. 21 Guns
05. American Eulogy
06. Basket Case
07. Geek Stink Breath

Álbum Soldier Of Love deve atingir em breve a marca de um milhão de discos vendidos

Do R7
Divulgação/Sony Music
A cantora nigeriana Sade Adu é o destaque da banda que leva o seu nome

Pelo visto, os fãs americanos estavam mesmo com saudades de Sade. O grupo britânico liderado pela cantora Sade Adu mantém pela terceira semana consecutiva o primeiro lugar na parada americana dos álbuns mais vendidos.

Soldier Of Love vendeu mais 127 mil cópias e se aproxima rapidamente da marca de um milhão de discos comercializados. O único CD a conseguir isso em 2010 por lá foi Need You Now, do grupo Lady Antebellum.

Por sinal, o trio country americano mantém nas últimas três semanas o segundo posto nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, com 118 mil álbuns comercializados nos últimos sete dias.

Embora já tenha sinalizado que pretende fazer shows em breve para divulgar o novo álbum, seu primeiro trabalho em dez anos, Sade ainda não anunciou datas, locais e países onde essas performances irão ocorrer.

Related Posts with Thumbnails