Archive for 01/25/12


  • Apesar de pirataria ser alta, indústria fonográfica acredita em processo de legalização
    Apesar de pirataria ser alta, indústria fonográfica acredita em processo de legalização
A cada quatro usuários de internet, pelo menos um consome música pirata, segundo um estudo da IFPI (do inglês, Federação Internacional da Indústria Fonográfica). O levantamento publicado nesta segunda-feira (23) faz um balanço de 2011 e mostra que 28% dos internautas acessam mensalmente páginas de compartilhamento de arquivos de áudio ilegais.
Apresentado anualmente, o estudo cita que o consumo de música digital legal tem crescido consideravelmente em todo o mundo. No início de 2011, apenas 23 países contavam com serviços de música. Já no fim do ano passado, 58 países tinham acesso a lojas virtuais ou serviços de streaming de músicas, como iTunes, Spotify, Google Music, Rdio ou Deezer.
De acordo com a federação, alguns governos em específico têm cooperado para a melhoria do mercado fonográfico digital que apresentou crescimento de 8%. Os países citados foram França – que com a implantação de leis que punem redes ponto a ponto reduziu a pirataria em 26% --, os Estados Unidos, Nova Zelândia, Coreia do Sul e a União Europeia, em que alguns membros bloquearam o acesso ao site de torrents PirateBay.
Mesmo com a popularidade de downloads ilegais em alta, as gravadoras estão tendo bons resultados com a venda de arquivos digitais. Segundo o estudo, 32% do lucro das gravadoras provêm de vendas pela internet – o maior valor desde a popularização deste tipo de serviço. O número de usuários que pagam por música apresentou crescimento de 65% em 2011, isso representa 13,4 milhões de internautas.
A expectativa da IFPI para 2012 é de que os usuários cada vez mais paguem pelo acesso aos arquivos digitais. O principal motivo para isso é a expansão contínua de serviços. “Há boas razões para ser otimista no mundo da música digital. Serviços legalizados de música têm expandido a audiência por todo o mundo e a capacidade de escolha dos consumidores passou por uma revolução”, argumentou Frances Moore, diretor-executivo da IFPI.
Músicas mais vendidas em formato digital
A federação também aproveitou para divulgar as músicas mais vendidas em formato digital no ano de 2011. O cantor americano Bruno Mars emplacou três músicas no ranking das dez mais vendidas: "Just the way you are" (12,5 milhões), "Grenade" (10,2 milhões) e "The Lazy Song" (6,5 milhões).
Aparecem ainda na lista o duo LMFAO com a música "Party rock anthem" (9,7 mihões), Jennifer Lopez com "On the Floor" (8,4 milhões) e a britânica Adele com a canção "Rolling in the deep" (8,2 milhões).

 


É claro que Hollywood iria adorar "Real in Rio". É difícil encontrar outra canção que pudesse comprimir, em menos de quatro minutos, tantos estereótipos sobre o que é um brasileiro, um carioca.
A música de Carlinhos Brown, Sergio Mendes e Siedah Garrett, que acaba de ser indicada ao Oscar na categoria Melhor Canção Original, começa com piados de pássaros, filhos das nossas florestas tropicais tão exóticas.
Entra uma bateria de escola de samba. "We are the best at rhythm and laughter/ That s why we love Carnaval" [Somos os melhores em ritmo e riso/ É por isso que amamos o Carnaval], rasga a letra do samba enredo pesadíssimo. E com direito à voz de Brown puxando: "E aí meu Rio?".
Na repetição, o volume da batucada desce e um violão quase bossa nova toma conta. Pronto: mais uma referência ao Brasil que gringo ama achar que conhece muito.
A presença da dobradinha Sergio Mendes/will.i.am na concepção da trilha tem muito a ver com a indicação. O mundo revive o clima "Brasil tropical" desde que, em 2006, o músico brasileiro e o rapper americano emplacaram a tão tocada versão de "Mas que Nada", de Jorge Ben Jor.
"Real in Rio" compete na categoria Melhor Canção com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Os Muppets".
A Academia de Hollywood entregará os prêmios da 84ª edição dos prêmios Oscar no próximo dia 26 de fevereiro em Los Angeles.
Carlinhos Brown recebeu em 2005 um prêmio Goya, concedido pela Academia de Cinema da Espanha, pela canção "Zambie Mameto", do documentário "O Milagre do Candeal".
Ouça abaixo a música "Real in Rio":





Related Posts with Thumbnails