Archive for 03/27/11


Aqui o Madman está fingindo. Mas o cara já comeu um morcego
Aqui o Madman está fingindo. Mas o cara já comeu um morcego 

Início                                  Black Sabbath                 Carreira Solo                   Curiosidades

Frases do Ozzy                 Os fãs leais                      Vídeos                            Serviço
John Michael Osbourne nasceu em 3 de dezembro de 1948. Criado como qualquer garoto pobre de Birmingham, cidade industrial britânica, Ozzy não teve moleza na infância. O pai e a mãe trabalhavam em tempo integral, e o garoto, disléxico, não se dava muito bem na escola. Largou os estudos aos 15 anos para começar a trabalhar. O cara não parava em nenhum emprego e até chegou a exercer a bizarra função de decorador de defuntos por uma época. 
Após realizar pequenos furtos para tirar uma graninha, Ozzy acabou preso por duas semanas. Decidiu voltar às ruas mudado. E o primeiro passo foi pendurar cartazes pela cidade informando que um vocalista - no caso, ele - procurava músicos para compor uma banda. Logo apareceram interessados.
Diferentemente do que todos pensam, o primeiro contato de Ozzy Osbourne e seus companheiros de Black Sabbath com o rock não aconteceu através de um ritual satânico onde o "dito cujo" fez um acordo obscuro com a banda ou coisas do tipo. Na verdade, o nome Black Sabbath foi a terceira opção do bando de adolescentes nascidos e criados em Birmingham. O primeiro nome do grupo foi Polka Tulk Blues Band (depois encurtado para Polka Tulk), e os moleques só tocavam rock com influência do blues, inspirados por bandas como Cream e Blue Cheer.
O nome e as pretensões do grupo não estavam mais agradando. Então surgiu a ideia de mudar: Earth é nome escolhido. Agora os garotos tocavam covers de Jimi Hendrix e Beatles em pubs britânicos. Faziam relativo sucesso. Pena que já existia uma banda com o mesmo nome.
Mais uma mudança de nome teria que vir. E agora? Ozzy, o vocalista, Tony Iommi, o guitarrista, Greezer Butler, o baixista, e Bill Ward, o baterista, começaram a pensar. Até que Butler, fã de literatura obscura, com referências a magia negra, sugere o nome de Black Sabbath, título adaptado ao inglês do longa italiano I Tre Volti Della Paura, de Mario Brava. A galera curtiu.
De lá para cá, a história é conhecida: Ozzy se tornou a maior lenda do metal mundial, com mais 10 milhões de dólares em produtos licenciados, tem uma legião de fãs que o consideram um Deus vivo e é figura central em diversos estudos de anatomia humana. Fora uma discografia invejável que poucos nomes da música mundial conseguiram produzir, sempre temperadas com suas polêmicas, doses cavalares de álcool e hercúleas de drogas. 
Agora, o Príncipe das Trevas chega ao Brasil na quarta vez em sua carreira para shows em Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Como não vai ser diferente, uma horda de seguidores vai atrás de mais essas apresentações, sem saber se vão poder ver seu Deus vivo de novo.
via Oba Oba


Reparem na expressão de dor de Ivete Sangalo nessa fotinho acima.
Entrevista sobre a situação atual da Líbia e as consequências do acidente nuclear no Japão?
Não! Inexplicavelmente, a carinha de acabada abatida da cantora ocorreu logo no lançamento da turnê  ”Madison Square Garden”.
Olha o ânimo da fofa:
Cabelo súúúper arrumado, olhar perdido…. Apenas uma noite mal dormida?
Sei não, hein…
Enrolada na canga, Ivete parecia se esforçar para prestar atenção no que ocorria durante o evento.
Segundo o Ego, ela está casada há dez dias. Só isso já foi o suficiente para deixá-la com essa carinha de quem comeu e não gostou?
Ou a cantora se jogou na água batizada mesmo?
Será? Veja que ela mal consegue aguentar alguém falando alto por perto. Hmmmm, igual àquela ressaquinha braba que a gente tem às vezes, neah?!
Casamento complicado, pouco sono, bebidinha da boa, hair stylist de folga…
O QUE EXPLICA ISSO, MEU DEUS??
Diz aí: Gente, o que aconteceu com Ivetão?
via holofote



Biografia

Renato Manfredini Júnior nasceu no dia 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro.

Renato Russo é considerado por muitos fãs o irmão mais velho de toda uma geração. Uma geração que ele mesmo batizou de Coca-Cola. Desde 1985, quando a Legião Urbana lançou seu primeiro disco, até hoje, milhões de fãs, de diversas idade, classes sociais e culturas diferentes se sentiram profundamente tocados pelas letras do cantor.

Considerado por alguns como o líder quase messiânico dos jovens, Renato Russo refutava veeementemente essa idéia, dizendo que era apenas um cantor que cantava o que as pessoas gostavam e queriam ouvir. Renato Manfredini Júnior (seu verdadeiro nome) nasceu no dia 27 de março de 1960, às quarto horas da manhã, na Clínica Santa Lúcia, em Humaitá, no Rio de Janeiro. Aos sete anos foi morar em Nova Iorque, após seu pai, funcionário do Banco do Brasil, ser transferido para os Estados Unidos.

15 anos

Renato sofre de uma doença rara chamada Epifiólise, que tira os movimentos de suas pernas.

Em 1969 a família Manfredini volta para o Rio de Janeiro, mais precisamente para a Ilha do Governador onde ficam morando até 1973, quando mais uma vez seu pai é transferido, desta vez para Brasília.

Aos 15 anos, Renato Russo sofre de uma doença rara chamada Epifiólise, que tira os movimentos de suas pernas, fazendo com que ele passé o tempo todo sentado ou deitado. O período da doença dura dois anos onde Renato estudou e leu muito, tanto que em 1977 passa direto no vestibular de jornalismo da CeuB.

The 42nd Street Band

Renato começa a esboçar os primeiros desejos de se tornar músico.

É nesse período da doença que Renato começa a esboçar os primeiros desejos de se tornar músico. Em sua imaginação ele cria uma banda chamada 42nd Street Band, na qual ele era o vocalista e se chamava Eric Russel. Pela primeira vez o seu nome artístico começava a aparecer. “Russel” era uma homenagem a um dos seus filósofos favoritos, o ingles Bertrand Russel. Mais tarde, o “Eric Russel” daria lugar ao conhecido “Renato Russo”.

O embrião…

Renato começa a se envolver com o movimento Punk.

Totalmente recuperado da doença, Renato começa a se envolver com o movimento punk criado em Londres nos anos 70. Calças rasgadas, alfinete na orelha eram o suficiente para chocar a sociedade brasileira da época.

Em 1978, já aos 20 anos, Renato Russo realiza o seu primeiro show com músicas próprias no bar Só cana, em Brasília. O Aborto Elétrico ia bem até que André Pretorius deixa a banda para prestar o serviço military na África do Sul. A banda então ganha dois integrantes: Flávio Lemos e Ico Ouro Preto. Nesse ano Renato conhece Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá.

Trovador Solitário

Renato passa a compor com mais intensidade e a realizar shows onde ele toca violão e canta sozinho.

No ano seguinte, o Aborto Elétrico acaba por causa de diversas brigas entre Renato Russo e o baterista Fê Lemos. Renato passa a compor com mais intensidade e a realizar shows onde ele toca violão e canta sozinho, ficando conhecido como o Trovador Solitário. É nessa época que alguns clássicos do rock nacional como “Eu Sei” e “Química” foram escritos por Renato.

Legião Urbana
Renato convida Marcelo Bonfá para formarem uma banda chamada Legião Urbana.

Sabendo do talento de Renato, o baterista aceita imediatamente e convida o guitarrista Eduardo Paraná e o tecladista Paulo Paulista para fazerem parte da nova banda. Paraná também deixa a Legião Urbana para estudar violão clássico em Tatuí, interior de São Paulo. Um mês depois de entrar na banda, Ico Ouro Preto também sai da Legião e finalmente em março de 1983 é convidado Dado Villa-Lobos para assumir definitivamente a guitarra.

EMI Odeon
A Legião Urbana faz seu primeiro show no Rio de Janeiro e é convidada pela EMI Odeon para gravar uma fita demo.

A Legião Urbana começa a fazer sucesso e diversas fitas com shows piratas da banda são trocadas por fãs de toda parte do país. Com o sucesso do primeiro disco do Paralamas do Sucesso, onde a música “Química” foi gravada, a banda começava a interessar grandes gravadoras. Em 23 de julho a Legião toca pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Circo Voador, e é convidada pela EMI Odeon para gravar uma fita demo.

1984

A Legião Urbana fecha contrato com a EMI e Renato volta para o Rio de Janeiro.

No ano seguinte, Renato Rocha é convidado por Bonfá para assumir o baixo da Legião Urbana, deixando Renato Russo mais livre para cantar. Em outubro de 1984 a Legião fecha contrato com a EMI e, em janeiro de 1985, lança seu primeiro disco, com sucessos como “Será”, “Ainda é Cedo”, “Geração Coca-Cola” e “Por Enquanto”. Em agosto, os integrantes da banda deixam Brasília e vão morar no Rio de Janeiro. Renato volta para sua antiga casa na Rua Maraú, na Ilha do Governador.

Com o sucessos do primeiro disco, Renato Russo começa a compor muitas músicas para o novo trabalho. A banda desejava lançar um disco duplo chamado Mitologia e Intuição, mas acabou lançando um disco simples, com 12 faixas. Para muitos, Dois, gravado entre janeiro e março de 1986 é o melhor disco da história do rock nacional.

Em dezembro de 1987 é lançado o terceiro disco da banda, Que País É Este, com músicas compostas na fase do Aborto Elétrico. A Legião Urbana começa a ganhar status de maior banda de rock do Brasil, o os seus shows estão sempre lotados. Estoura nas radios de todo o Brasil o épico “Faroeste Caboclo”, uma paulada de quase dez minutos e 159 versos, nenhum repetido.

Estádio Mané Garrincha

A banda enfrentou um dos piores momentos da sua carreira.

Em dezembro de 1988 outro fato marcaria profundamente a Legião Urbana. O baixista Renato Rocha sairia da banda após diversas divergências com os outros integrantes. A Legião Urbana deixava de ser um quarteto para ser um trio.

Renato Russo assumiu novamente o baixo nas gravações do disco As Quatro Estações, lançådo em novembro de 1989, consumindo dezesseis meses de gravação.

Após o disco pronto, Renato Russo viaja para São Francisco, nos Estados Unidos. É ali que começa a imaginar a sua carreira solo que só viria a se tornar realidade em 1994.

As Quatro Estações

Lançado em novembro de 1989, estoura em todo país.

Vendendo mais de um milhão de cópias e lançando de vez a Legião Urbana para o estrelato. Nos dias 11 e 12 de agosto de 1990 a Legião fez dois impressionantes shows no Parque Antártica, em São Paulo, para mais de 80mil pessoas. Os fãs, cada vez mais fervorosos, acompanham cada passo da carreira de Renato Russo e fazem um trocadilho com o nome da banda a chamando de “Religião Urbana”, fato que incomoda profundamente o cantor, que rechaçava essa idéia.

Em dezembro de 1991 o disco V é lançado pela EMI Odeon. Nessa época Renato enfrentava uma séria crise com drogas e álcool, e a turnê de divulgação do disco foi cancelada em Natal, no Rio Grande do Norte, apenas um mês após seu início.

Acústico MTV

A Legião Urbana gravou no Hippodromo, em São Paulo, o especial Acústico MTV.

O Acústico foi lançado sete anos depois, em outubro de 1999, em video e em cd. No dia da gravação Renato Russo cantou a música “Hoje A noite Não Tem Luar”, uma versão para a música dos Menudos. Em dezembro de 1992 é lançado o disco Música para Acampamento, com diversas gravações realizadas entre 1984 e 1992.

The Stonewall Celebration Concert

Renato Gravaria seu primeiro disco com 21 músicas em ingles.

A carreira solo

O disco O Descobrimento do Brasil é lançado em novembro de 1993, e a música “Perfeição” fica em primeiro lugar nas radios de todo o país. A excursão do disco começou apenas em junho de 1994, poise m fevereiro e março Renato gravaria seu primeiro disco solo: The Stonewall Celebration Concert, com 21 músicas em ingles. Os royalties do disco foram doados para a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, campanha do sociólogo Betinho.

1995

O ultimo show da história da Legião Urbana

Feliz com o resultado do seu primeiro disco solo, Renato viajaria com Gilda Mattoso para a Itália, a fim de iniciar uma pesquisa para seu próximo disco solo, todo em italiano. Logo após a sua volta da Europa a Legião faria um show em Santos, na Reggae Night. Durante a apresentação Bonfá foi atingido por uma lata de cerveja. Em protesto, Renato Russo passou boa parte da apresentação, deitado no chão, olhando seu relógio. Era 14 de janeiro de 1995, e aquele foi o ultimo show da história da Legião Urbana.

Renato dedicou o restante de 1995 para as gravações do segundo disco solo, Equilíbrio Distante, lançado em dezembro do mesmo ano. No início de 1996, a Legião Urbana começa as gravações que resultaram no disco A Tempestade. Mais de 30 faixas foram gravadas, apenas 15 lançadas em setembro.

1996


No dia 11 de outubro, 1h15, morre Renato Russo em seu apartamento na rua Nascimento Silva, em Ipanema, no Rio de Janeiro. A Legião Urbana acaba oficialmente uma semana depois, deixando milhões de fãs órfãos.

Homenagems póstumas

Em julho de 1997, é lançado o disco póstumo Uma Outra Estação, com o restante das faixas gravadas entre janeiro e junho de 1996. Logo depois, em novembro foi lançado o disco O Último Solo, também com faixas inéditas que deixaram de entrar nos dois discos solos do cantor.

O primeiro disco com a antologia dos maiores sucessos da Legião Urbana chamado Mais do Mesmo foi lançado em março de 1998, esgotando-se rapidamente nas lojas. Em outubro de 1999, o acústico MTV foi lançado em CD e em Vídeo.

Em março de 2001, é lançado o disco ao vivo Como É Que Se Diz Eu Te Amo, com oso shows gravados nos dias oito e nove de outubro de 1994 no Metropolitanm Rio de Janeiro.

Presente

O trabalho de catalogar todo o material inédito de Renato Russo e da Legião Urbana, como sobras de estúdio e outras versões está a cargo do jornalista Marcelo Fróes. O primeiro fruto desse trabalho de arqueólogo foi Renato Russo Presente, lançado em março de 2003, quando Renato completaria 43 anos de vida.

Músicas inéditas como “Hoje” (parceria com Leila Pinheiro), “Mais Uma Vez”, “Thunder Road” e “Boomerang Blues” se misturam a entrevistas concedidas pelo cantor e a outras parcerias com músicos consagrados. (http://www.renatorusso.com.br/site/biografia)



via brasilwiki

Related Posts with Thumbnails