Archive for 11/29/17

"A minha música, não importa se a fiz há vinte anos ou ontem. Não vai com modas. (...) A minha música fica tal como que é, é assim que eu gosto dela".

Há 16 anos, em  29 de novembro de 2001, o mundo musical se despedia do ex-Beatle George Harrison, o mais jovem integrante do quarteto de Liverpool.  Foi o segundo da formação clássica a morrer 21 anos após John Lennon ser assassinado em Nova York.


Geralmente chamado de "o Beatle quieto", Harrison aderiu ao hinduísmo e ajudou a ampliar os horizontes dos outros Beatles assim como seu público ocidental ao incorporar instrumentos indianos na música do grupo. 
Harrison, começou um relacionamento duradouro com a música indiana, sua cultura e o hinduísmo.


Embora a maioria das canções da banda fossem escritas por John Lennon e Paul McCartney, a maioria dos álbuns dos Beatles, a partir de 1965, continham, pelo menos, duas composições de Harrison. Suas músicas para o grupo incluem "Taxman", "Within You Without You", "While My Guitar Gently Weeps", "Here Comes the Sun" e "Something". Esta última se tornou a segunda música mais regravada dos Beatles.


Something in the way she moves
Attracts me like no other lover
Something in the way she woos me
I don't want to leave her now
You know I believe and how

Somewhere in her smile she knows
That I don't need no other lover
Something in her style that shows me
I don't want to leave her now
You know I believe and how

You're asking me, will my love grow?
I don't know, I don't know
You stick around now it may show
I don't know, I don't know

Something in the way she knows
And all I have to do is think of her
Something in the things she shows me
I don't want to leave her now
You know I believe and how

Como artista solo, Harrison lançou vários singles e álbuns que se tornaram best-sellers e, em 1988, co-fundou o supergrupo The Traveling Wilburys, onde reuniu Bob Dylan, Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne. Músico prolífico, participou como guitarista convidado em faixas de BadfingerRonnie Wood e Billy Preston e colaborou em canções e música com Dylan, Eric ClaptonRingo Starr e Tom Petty, entre outros. 

supergrupo The Traveling Wilburys

Durante uma viagem a Índia conheceu Ravi Shankar, o grande mestre da música indiana tradicional. E essa temporada no país do Sul da Ásia influenciou a vida e a carreira de Harrison. No fim de novembro de 1970, ele expôs sua espiritualidade e lançou o álbum “All Things Must Pass”, considerado a sua obra-prima. Um ano depois promoveu em Nova York o primeiro megashow beneficente da história, em prol das vítimas das inundações em Bangladesh.


  A revista Rolling Stone o colocou na 11.ª posição na lista dos "100 Maiores Guitaristas de Todos os Tempos". Ele também foi incluído duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame: como membro dos Beatles em 1988 e, postumamente, por sua carreira solo em 2004.
Em 2002, no aniversário de sua morte, o Concert for George foi realizado no Royal Albert Hall. Eric Clapton organizou o evento, que incluiu performances de vários amigos e colaboradores musicais de George Harrison, incluindo Paul McCartney e Ringo Starr. Eric Idle, que descreveu Harrison como "uma das poucas pessoas moralmente boas que o rock and roll produziu", cantou a "Lumberjack Song", do Monty Python. A receita do concerto foi para a entidade filantrópica de George, a Material World Charitable Foundation.

George Harrison Tribute Eric Clapton & Paul McCartney - 
While My Guitar Gently Weeps

George foi postumamente honrado com Grammy Lifetime Achievement Award da Recording Academy nos Grammy Awards em fevereiro de 2015.




Related Posts with Thumbnails