Archive for 10/16/11

Depois de ser acusada de plágio pela coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, Beyoncé admitiu que se inspirou nos espetáculos da campanhia Rosas, dirigida pela coreógrafa, para o seu mais recente videoclipe, “Countdown”.

A cantora foi procurada pelo advogado da companhia e revelou em um comunicado à imprensa que o vídeo era um “tributo”, que fazia referências não somente à peça “Rosas Danst Rosas”, como a muitos outros trabalhos marcantes dos anos 60 e 70.

"Claramente, 'Rosas Danst Rosas' foi uma das muitas referências que usei para o meu clipe de Countdown”, escreveu. “O vídeo também era um tributo ao filme ‘Cinderela em Paris’, com a lendária Audrey Hepburn. Minha inspiração foram os anos 60 e 70, Brigitte Bardot, Andy Warhol, Twiggy e Diana Ross”.

Em resposta, a coreógrafa garantiu não ter ficado chateada com o plágio e disse que o resultado final do clipe era bonito. Mas também lembrou que o uso passos sem autorização vai gerar consequências. E parece que a pressão deu certo: Beyoncé disse que irá inserir anúncios publicitários sobre a companhia de dança em seu vídeo no Youtube.


O vídeo de uma banda de crianças de 8 a 10 anos tocando a música "Enter Sandman", do Metallica, se espalhou pela internet em poucos dias (veja). As imagens foram postadas no YouTube em 2 de outubro e receberam, em menos de uma semana, mais de 2 milhões de acessos.

Em entrevista, o professor de música dos meninos, Leo Westby, contou que a banda, batizada de “Mini Band”, foi formada há cerca de seis meses, na cidade de Thatcham, no Reino Unido. “Eu decidi formar o grupo em volta do guitarrista Harry Jackson, de 8 anos, que é um dos melhores que eu já vi na idade dele”.

Zoe Thomson, de 8 anos, chama a atenção no vídeo por ser a única menina no grupo. No YouTube, um vídeo dela fazendo um solo de guitarra da música “Sweet Child O Mine”, do Gun' 'N Roses, chegou a receber mais de 770 mil visitas (veja). A página criada para a “Mini Band” no Facebook também já foi “curtida” por mais de 7,5 mil usuários.

Westby, que dá aulas aos seis integrantes do grupo há dois anos, conta que eles adorariam se tornar músicos profissionais. “Eles estão achando toda a repercussão dos vídeos muito divertida e emocionante. Nenhuma pressão foi colocada sobre eles, para que eles possam desfrutar de toda a experiência”.

No último verão no hemisfério Norte, a “Mini Band” fez cerca de 10 shows. Após uma pausa de algumas semanas, eles participaram do festival de Bucklebury, onde o vídeo do YouTube foi gravado. “Eles têm mais três shows programados”, conta Westby.

Related Posts with Thumbnails