Música de "Rio" indicada ao Oscar canta estereótipos do Brasil

Filed in , ,

 


É claro que Hollywood iria adorar "Real in Rio". É difícil encontrar outra canção que pudesse comprimir, em menos de quatro minutos, tantos estereótipos sobre o que é um brasileiro, um carioca.
A música de Carlinhos Brown, Sergio Mendes e Siedah Garrett, que acaba de ser indicada ao Oscar na categoria Melhor Canção Original, começa com piados de pássaros, filhos das nossas florestas tropicais tão exóticas.
Entra uma bateria de escola de samba. "We are the best at rhythm and laughter/ That s why we love Carnaval" [Somos os melhores em ritmo e riso/ É por isso que amamos o Carnaval], rasga a letra do samba enredo pesadíssimo. E com direito à voz de Brown puxando: "E aí meu Rio?".
Na repetição, o volume da batucada desce e um violão quase bossa nova toma conta. Pronto: mais uma referência ao Brasil que gringo ama achar que conhece muito.
A presença da dobradinha Sergio Mendes/will.i.am na concepção da trilha tem muito a ver com a indicação. O mundo revive o clima "Brasil tropical" desde que, em 2006, o músico brasileiro e o rapper americano emplacaram a tão tocada versão de "Mas que Nada", de Jorge Ben Jor.
"Real in Rio" compete na categoria Melhor Canção com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Os Muppets".
A Academia de Hollywood entregará os prêmios da 84ª edição dos prêmios Oscar no próximo dia 26 de fevereiro em Los Angeles.
Carlinhos Brown recebeu em 2005 um prêmio Goya, concedido pela Academia de Cinema da Espanha, pela canção "Zambie Mameto", do documentário "O Milagre do Candeal".
Ouça abaixo a música "Real in Rio":





Posted by Paulo Studio2002 @ quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails