Depois do MySpace, bandas usam Twitter para se comunicar direto com os fãs

Baixista diz em seu microblog que Faith No More pode tocar no Brasil.
Sonic Youth, Trent Reznor e Chris Cornell também adotaram o serviço.

Lígia Nogueira Do G1, em São Paulo

A banda Faith No More anuncia retorno em 2009 - e diz, pelo Twitter, que pode vir ao Brasil. (Foto: Divulgação)

Se o MySpace se tornou uma das ferramentas mais populares na divulgação de bandas e suas atividades – recentemente, tanto os britânicos do Oasis quanto o trio norte-americano Jonas Brothers anunciaram turnês brasileiras por meio de suas respectivas páginas – o Twitter está estreitando ainda mais a relação dos artistas com seus fãs.

O Faith No More anunciou em fevereiro seu retorno aos palcos depois de uma década. Nem bem começaram as especulações a respeito de uma possível turnê da banda e o baixista Billy Gould aguçou a curiosidade dos brasileiros dizendo, por meio do serviço de microblog que, sim, o FNM está pensando em tocar por aqui.

O músico disse ainda que por enquanto o Twitter será a principal fonte de informação sobre a banda, que reúne atualmente Mike Patton no vocal, Jon Hudson na guitarra, Mike Bordin na bateria e Roddy Bottum no teclado. Segundo o baixista, o intuito é adotar um esquema de "faça-você-mesmo", "sem entrevistas e o intermédio da imprensa". Quem lê os posts do roqueiro, aliás, já sabe que a banda está à procura de um nome para a nova turnê.

Como é possível twittar não só pela página oficial na internet, mas também usando programas no computador ou pelo celular, os artistas não perdem tempo. Questlove, líder da banda de rap The Roots, alimenta seus mais de 30 mil seguidores com informações preciosas frequentemente. Uma das boas novas divulgadas pelo seu microblog é que o grupo prepara seu 11º álbum, "How I got over", ainda para este ano.

Foi pelo Twitter, também, que o Sonic Youth anunciou aos fãs que tocará em Santiago do Chile no dia 29 de março. Já o rapper Jay Electronica contou os pormenores do nascimento de seu primeiro filho com a cantora Eryka Badu, no mês passado. E, enquanto Trent Reznor, do Nine Inch Nails, provoca Chris Cornell dizendo como se sentiu constrangido ao ouvir seu mais novo disco, produzido por Timbaland, o ex-Soundgarden cita a Bíblia e aproveita para anunciar uma promoção do álbum a US$ 2,99 em uma loja virtual. 

 

Enquanto isso, no Brasil...

Por aqui, o ritmo dos artistas no Twitter é mais lento. A Nação Zumbi até anunciou uma tentativa de comunicação, mas não costuma fazer atualizações. No microblog, quem sai na frente são os grupos independentes, a exemplo de Ecos Falsos, Grenade, Holger, entre outros.

 

"Entramos no Twitter para ter uma representação da banda lá. Queremos falar dos nossos shows e músicas, mas também contar histórias engraçadas, falar do que gostamos", diz Pedro Bruno, guitarrista e vocalista do Holger.

O grupo paulistano também pretende contar os detalhes de sua passagem pelo festival South By Southwest, no Texas, via Twitter – "vamos falar dos nossos shows, dos amigos, das bandas que somos fãs, e até se ficamos presos na alfândega", brinca o músico.

Pamela Leme, uma das sócias da agência Alavanca, que divulga jovens artistas como Guizado, Pata de Elefante e Supercordas, é adepta do Twitter para dar notícias em primeira mão.

 

"Nenhum outro serviço, atualmente, tem tamanha capacidade de comunicação em tempo real. Ele tem ajudado a aumentar o número de visitas ao nosso site e a dar mais visibilidade às bandas que agenciamos e divulgamos."

Via portal G1

Posted by @paulostudio2002 @ segunda-feira, 16 de março de 2009 0 comments

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