Técnica poderá ampliar capacidade do DVD em 10 mil vezes

Discos poderiam armazenar cerca de 300 filmes, segundo estudo.
Projeto envolveu nanotecnologia e uma nova camada de gravação.

Capacidade de armazenamento pode ser aumentada ao extremo, sem mudar o tamanho dos discos atuais.  (Foto: Creative Commons/Flickr/dump9x)

CDs de "cinco dimensões" com uma capacidade 10.000 vezes maior que os DVDs atuais poderiam estar disponíveis no mercado daqui a 10 anos, afirmaram pesquisadores nesta quarta-feira (20).

Um time de cientistas da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, informou que reunindo nanopartículas e uma dimensão de "polarização" à atual tecnologia, a capacidade de armazenamento pode ser aumentada ao extremo, sem mudar o tamanho dos discos atuais.

Os pesquisadores, que assinaram um acordo com a Samsung Electronics, disseram que a técnica permitiu que armazenassem 1,6 terabytes de dados em um CD que potencialmente poderia, um dia, armazenar até 10 terabytes.

Um terabyte (equivalente a 1.000 gigabytes) é suficiente para armazenar cerca de 300 filmes de longa-metragem, ou 250.000 músicas.

"Nós conseguimos demonstrar como material nanoestruturado pode ser incorporado a um CD para aumentar a capacidade de dados, sem aumentar o tamanho físico do CD", afirmou Min Gu, que trabalhou na pesquisa, em uma declaração.

"Estas dimensões a mais são a chave para a criação de CDs com super capacidade", acrescentou. 

 Studio 2002

Posted by @paulostudio2002 @ quarta-feira, 20 de maio de 2009 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails