Acordo entre Universal e Virgin prevê desconectar quem fizer download ilegal

Com mensalidade, usuários poderão baixar número illimitado de canções.
Iniciativa pioneira pode apontar novos caminhos para indústria da música.

Do G1, no Rio

Amy Winehouse é uma das artistas da gravadora Universal. (Foto: AP)

Quem faz download ilegal de música no Reino Unido poderá ficar sem internet, graças a um acordo entre a gravadora Universal e o provedor Virgin Media. O acordo prevê o lançamento de um serviço de assinatura mensal - com preços que devem variar de 10 libras e 15 libras - oferecendo downloads ilimitados de música. 

Considerado o pioneiro no mundo, o acordo entre Universal e Virgin Media poderá ser um modelo de como a indústria da música e os provedores de internet podem tentar frear o problema da pirataria no setor.

 

As músicas não terão proteção contra cópia, diferenciando o novo serviço dos demais já existentes no mercado, ressaltou o "New York Times". 

Segundo a Virgin, a iniciativa tem o objetivo de incentivar que os usuários abandonem a prática ilegal, em troca de um serviço de download de música variado e - principalmente - legalizado. 

 

O acordo prevê que a Universal informe à Virgin quais de seus clientes na internet estão fazendo upload ilegal de músicas para serem copiadas de graça por terceiros. Com isso, o provedor vai avisar a esses clientes identificados que se eles não interromperem essa atividade ilegal terão seu serviço de internet bloqueado, provavelmente de forma temporária, conforme informou o jornal britânico "Daily Mail". 

 

No entanto, antes de chegar a esse estágio, a Virgin espera que esses clientes escolham migrar para o serviço de assinatura mensal de música.

Maior gravadora do mundo, a Universal tem entre seus artistas Amy Winehouse, U2, Duffy e James Morrison. Nesta segunda-feira (15), Duffy e James Morrison - artistas que foram financeiramente afetados pela pirataria na web - anunciaram seu apoio à iniciativa contra os downloads ilegais.

A Virgin segue em conversações com outros gigantes da música para tentar repetir o acordo feito com a Universal, ampliando o catálogo de artistas em serviços de assinatura futuros.

 Studio 2002

Posted by @paulostudio2002 @ quarta-feira, 17 de junho de 2009 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails