AC/DC volta ao Brasil para show no Estádio do Morumbi

Depois de 13 anos sem vir ao país, turnê de Black Ice traz grupo em sua melhor fase

do R7
Guido KarpFoto por Guido Karp
O AC/DC começou em 1973, e se tornou uma das bandas mais populares da história do rock pesado

Foram 13 anos de espera desde a última aparição do AC/DC no Brasil. Mas nesta sexta-feira (27), os milhares de fãs da banda criada na Austrália em 1973 poderão rever seus ídolos, em um show que rola no estádio do Morumbi, em São Paulo.

E o retorno não poderia ocorrer em momento melhor. O quinteto formado por Brian Johnson (vocal), os irmãos Angus (guitarra solo) e Malcolm Young (guitarra base), Cliff Williams (baixo) e Phil Rudd (bateria) vive uma ótima fase.

Em outubro de 2008, eles lançaram Black Ice, seu primeiro disco de inéditas desde Stiff Upper Lip, de 2000. O CD se tornou rapidamente um fenômeno de vendas, atingindo a marca de 784 mil cópias vendidas nos Estados Unidos logo na semana de lançamento.

Mais: o disco liderou as paradas de sucesso de 28 países, impulsionado pela música Rock 'N' Roll Train, sua faixa de trabalho. Além disso, a banda está em meio a uma turnê de divulgação que tem obtido ótima recepção dos fãs.

Nada mal para um grupo que os inimigos acusam de gravar sempre o mesmo disco sem nunca mudar seu som, um rock and roll básico, beirando o heavy metal e recheado de riffs de guitarra de rock e também de blues.

Goste ou não, é preciso admitir que se trata de um trabalho autêntico, honesto e feito por quem tem competência e acredita piamente no rock como um meio de diversão e rebeldia.

O visual do guitarrista Angus Young, que usa um antigo uniforme escolar, é uma de suas marcas registradas, assim como o sino imenso no palco que é usado durante a música Hells Bells. Tem também a voz aguda de Brian Johnson.

O AC/DC iniciou a carreira na Austrália, e se mudou para a Inglaterra na segunda metade dos anos 70. Quando viviam uma ótima fase, perderam seu carismático vocalista, Bon Scott, morto em fevereiro de 1980 de overdose alcoólica.

O que poderia ter sido o fim da banda acabou inspirando seu disco mais conhecido. Lançado naquele mesmo ano, Back In Black é um dos discos de rock mais vendidos de todos os tempos, com hits como a faixa título e You Shook Me All Night Long.

No ano seguinte, For Those About To Rock (We Salute You) os levou ao primeiro lugar da parada americana pela primeira vez. Desde então, a banda se mantém na ativa, com um fã-clube fiel que se recusa a diminuir.

A primeira passagem do AC/DC no Brasil ocorreu na primeira edição do Rock In Rio, em 1985. A segunda rolou em 1996, com direito a um show inesquecível no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Ao vivo, o AC/DC não inventa, tocando sempre seus maiores sucessos e oferecendo ao público um som alto, potente e sem firulas. Músicas como as citadas acima e diversos outros hits podem ser esperados.

O show de 1996, que tive a oportunidade de ver, foi sensacional. Direto, energético e feito sob medida para quem não quer nada além de pular, dançar e se divertir durante quase duas horas. Além do que, é muito divertido ver Angus Young no palco.

Desnecessário dizer que Black Ice oferece mais do mesmo. O disco é puro AC/DC, e agradou em cheio quem já gostava deles, assim como irritou seus eternos inimigos. Sempre foi assim, sempre será assim.

Posted by Paulo Studio 2002 @ sexta-feira, 27 de novembro de 2009 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails