Edições especiais agitam o mercado discográfico

Músicas, CDs extras e até mesmo DVD são adicionados aos lançamentos originais

do R7
Divulgação/SonyFoto por Divulgação/Sony
O mais recente CD de Beyoncé Knowles é o campeão de edições especiais, que variam de 11 a 20 faixas, com uma edição trazendo até um DVD bônus

Acaba de chegar às lojas Rated R, o novo CD da cantora Rihanna. Você curte o trabalho dela? Tiete mesmo? Então, lá vai um conselho: não compre esse disco. Pelo menos, não agora. E a explicação é simples: logo deve sair uma edição especial.

Uma das formas que as gravadoras têm usado para tentar atrair a atenção dos fãs e superar a crise é produzir edições especiais dos novos lançamentos de seus nomes mais conhecidos. Esse costume começou com o formato CD, nos anos 80.

Como os discos de vinil comportavam no máximo 40 minutos de música e os CDs podem armazenar mais que o dobro, os relançamentos de vários LPs passaram a incluir faixas a mais para aproveitar esse espaço adicional. Além, é lógico, de atrair compradores.

Nos anos 90, esse costume começou a ser usado em discos inéditos. Paul McCartney deu início a essa nova forma de comercializar álbuns musicais. Inicialmente, ele lançou edições normais de seus discos Flowers In The Dirt (1989) e Off The Ground (1993). Depois, o ex-beatle disponibilizou-os no formato CD duplo, repletos de músicas a mais, lançadas anteriormente apenas em compactos difíceis de serem achados.

Outros artistas e gravadoras foram mergulhando de cabeça nesse costume, que, atualmente, virou uma febre. Um ótimo exemplo é I Am...Sasha Fierce, mais recente trabalho da megaestrela Beyoncé Knowles.

O disco saiu inicialmente no formato CD duplo, com seis faixas em um e cinco no outro. Somados, ambos têm duração menor do que um disco normal. Mas isso era apenas o começo dessa história.

Pouco depois, chegou no mercado fonográfico a Special Edition, um único CD com 12 faixas. Ou seja, uma a mais do que o álbum duplo anterior. Pouco depois, apareceu a Deluxe Edition, com 17 faixas, incluindo Video Phone, o dueto de Beyoncé com Lady Gaga.

Prenda a respiração, que o melhor ficou para o final. Trata-se da Platinum Edition, que oferece ao comprador um CD com 20 músicas, sendo quatro delas inéditas, e um DVD adicional com oito videoclipes e um documentário com bastidores dos clipes. Ufa!

Lógico que tem aqueles casos com um cheiro adicional de oportunismo. Veja o de Amy Winehouse. Quando todos imaginavam que a estrela britânica estava prestes a virar uma nova Janis Joplin, batento as botas ainda jovem, a gravadora responsável pelos discos da moçoila preparou edições especiais de seus dois únicos discos até o momento, Frank (2003) e Back To Black (2006), no formato álbuns duplos com  músicas inéditas ou lançadas em singles.

Ela continua firme e forte, mas quem ainda não tinha comprado os dois discos acabou se dando bem, pois teve a chance de adquirir versões mais bacanas de trabalhos bem legais, especialmente o segundo.

Rihanna não foi citada lá no início desta matéria por acaso. Good Girl Gone Bad (2007), seu segundo CD, voltou às lojas em 2008 com o subtítulo Reloaded e nada menos do que três faixas inéditas. Foram incluídas o megahit Take a Bow, a contagiante Disturbia e a sensacional If I Never See Your Face Again, parceria do grupo americano Maroon 5.

Lady Gaga acaba de fazer a mesma coisa com o seu The Fame, renomeado The Fame Monster e com um CD adicional incluindo oito faixas inéditas.

O pacote se encerra com o ótimo segundo álbum do astro pop britânico James Morrison, Songs For You Truths For Me, que retorna ao mercado com um CD adicional, com sete versões acústicas de canções do álbum.

E você pode encontrar inúmeras outras edições especiais de álbuns recentes nas lojas. Portanto, alguém aí acha que não teremos uma special edition, platinum edition ou coisa que o valha de Rated R? Melhor esperar.......

Posted by Paulo Studio2002 @ quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails