Primeiro clipe do novo disco do Radiohead vira piada na internet

Filed in



     Pela segunda vez consecutiva, a chegada de um novo álbum do Radiohead chama mais atenção pelas circunstâncias do que pela música em si. Lançado na sexta-feira, o difícil The King of Limbs gerou febre na internet – ao menos no Brasil – graças a inúmeras paródias do curioso videoclipe da cançãoLotus Flower.
Rodado em preto-e-branco, apenas com o vocalista Thom Yorke executando uma dança cheia de requebros e maneirismos, o vídeo de Lotus Flower era tudo o que os fãs do Radiohead não esperavam. A coreografia, criada por Wayne McGregor, segue as várias pausas dramáticas da canção – mas virou comédia quando internautas mais espertos aplicaram ao clipe o áudio de hits de Beyoncé (Single Ladies) e É o Tchan (É o Tchan no Havaí), com um efeito hilário inesperado. O clipe original e seus derivados dominaram a internet nos últimos dias – uma espécie de versão virtual do sucesso que fez a música Rebolation no verão passado.
Se o potencial cômico do vídeo já era calculado por Yorke e seus asseclas – os guitarristas Jonny Greenwood e Ed O’Brien, o baixista Colin Greenwood e o baterista Phil Selway –, nunca saberemos. O fato é que Lotus Flower – que o Radiohead já tinha tocado ao vivo em janeiro de 2010, em um show beneficente em Los Angeles – é um dos momentos mais “normais” de The King of Limbs, disco anunciado praticamente de surpresa na semana passada e disponível para download pago desde sexta-feira.
O lançamento prévio na internet segue a tendência do disco anterior, In Rainbows (2007), que convulsionou o meio musical justamente por permitir que o próprio comprador decidisse quanto iria pagar pela música. The King of Limbs (algo como “o rei dos limbos”) tem preço fixo (O download no site www.thekingoflimbs.com custa cerca de R$ 16 a versão MP3 ou R$ 24 a versão WAV) e oferece uma experiência musical bem mais desafiadora do que seu predecessor. Repleto de texturas eletrônicas, letras soturnas e ideias harmônicas e melódicas descontínuas, o novo álbum é um primo rabugento de Kid A (2000) e Amnesiac (2001) – e também de The Eraser (2006), disco solo de Thom Yorke.
Mas, sempre surpreendente, o Radiohead ainda tem fôlego para explorar outros sons. Em vários momentos de The King of Limbs, o ritmo sugere uma aproximação com o baião nordestino – e a própria Lotus Flower tem uma batida levemente aparentada com a da bossa nova. Talvez seja uma consequência da magistral passagem pelo Brasil em 2009, com inesquecíveis shows em Rio e São Paulo – mas é algo que o enigmático e (agora) manemolente Thom Yorke dificilmente confessaria.
Assista ao videoclipe oficial de Lotus Flower e a algumas de suas paródias:

via clicRBS

Posted by Paulo Studiow @ terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails