Beija-Flor aposta na emoção em Carnaval sobre Roberto Carlos


  • Júlio César Guimarães/UOL
    Roberto Carlos segura rosas durante apresentação no navio Costa Serena, ancorado no porto do Rio de Janeiro (14/02/2011)
    Rio de Janeiro - A música, a história e a vida do popular cantor Roberto Carlos chegam ao sambódromo do Rio de Janeiro neste ano através da escola de samba Beija-Flor, em um desfile que contará com a presença do artista e que unirá seu romantismo ao ritmo do samba.

    O enredo "Roberto Carlos: A Simplicidade de um Rei" promete emocionar o público que lotará a Marquês de Sapucaí a partir da noite de domingo.

    A escola de samba de Nilópolis, na região metropolitana do Rio de Janeiro, aposta no carisma e na popularidade de Roberto Carlos para buscar seu 12º título do carnaval carioca, após terminar na terceira posição em 2010 e amargar um 2º lugar em 2009.

    O cantor, que faz 70 anos neste ano e completou 50 anos de carreira em 2009, não era, no entanto, a primeira opção da Beija-Flor, já que, inicialmente, a escola apresentaria um desfile sobre a cidade de Florianópolis (sul).

    "Nos apaixonamos pelo tema a partir do momento em que conversamos com ele", explicou à AFP Laíla, diretor-geral de carnaval e harmonia da Beija-Flor.

    "A primeira coisa que o Roberto Carlos nos perguntou era se com o enredo sobre ele daria para a escola ser campeã", lembrou.

    O desfile que a Beija-Flor levará para o Sambódromo no dia 7 de março narra a trajetória de Roberto Carlos desde Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo), onde nasceu, passando pelo movimento musical Jovem Guarda e até os dias de hoje.

    "Para resumir o Roberto primeiro temos que falar da infância dele, de seus pais", afirma Laíla, referindo-se às alegorias que mostram uma grande cachoeira cercada de pássaros beija-flor, representando sua cidade, e a fachada de sua antiga casa, que se abre em um porta-retratos com fotos de seu pai e de sua mãe, Lady Laura, imortalizada em uma música do Rei.

    Em seguida, a escola começa a contar sua ascensão na vida artística, a influência da Jovem Guarda (movimento da década de 60 que o lançou ao estrelato) e sua afirmação como cantor de músicas românticas. Sua carreira inclui sucessos como "Emoções" e "Como é grande o meu amor por você", explica Laíla.

    Para encerrar o desfile, um navio passará pela Sapucaí representando os cruzeiros marítimos nos quais o cantor costuma se apresentar, e o próprio Roberto Carlos virá no alto do último carro, ao lado das imagens de Jesus Cristo e Nossa Senhora, que representam sua fé, além de 250 crianças.

    "O último carro vai mostrar (o que ele representa). O Roberto Carlos é o enviado de Deus, como existem outras pessoas enviadas de Deus, que passam mensagens através da energia, das coisas que fazem, das coisas que criam", diz Laíla.

    Carlinhos de Jesus, coreógrafo e responsável pela comissão de frente da escola, disse emocionado à AFP que o cantor "fala da simplicidade, do amor, da bondade, da religião, e ao mesmo tempo tem a alegria dos brasileiros, então qualquer um que se senta diante dele se vê".

    A poucos dias do desfile, que começa na noite de domingo, a escola corre para acertar os últimos detalhes para deixar tudo perfeito no dia do desfile. Carros recebem os últimos enfeites, as alas treinam para deixar as coreografias impecáveis e a hora de dormir passa para segundo plano.

    "Quando você fala de um mito é uma responsabilidade muito grande. A gente tem muito trabalho nesses últimos dias, fica um alvoroço, uma ansiedade. Estamos em contagem regressiva", afirma, por sua vez, o integrante da escola Márcio Mamusca, responsável pela preparação do carro sobre a Jovem Guarda.

    A Beija-Flor levará para a Sapucaí 4 mil integrantes, divididos em 47 alas e oito carros alegóricos.
    via UOL

    Posted by Paulo Studiow @ sexta-feira, 4 de março de 2011 0 comments

    Share This Post

    RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

    Related Posts

    0 Comments

    No comments yet. Be the first to leave a comment !
    Leave a Comment

    "O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

    Música é vida!

    Next Post Previous Post
    Related Posts with Thumbnails