Música para todas as idades

Filed in


Pitada de maluquice, doses de criatividade e trabalho duro é a receita de Música de Brinquedo, projeto da banda Pato Fu que virou DVD e CD ao vivo com 18 faixas. São versões de canções famosas usando brinquedos e instrumentos em miniatura.
O primeiro álbum foi gravado em estúdio, em 2010. Então, veio a ideia de levar tudo para o palco. Mas era mais complicado do que se imaginava. "Os instrumentos de brinquedo são pequenos, frágeis e desafinados. Além de tudo, emitem som baixo comparado aos normais", explica o guitarrista John Ulhoa.
Para dificultar, as crianças que participaram da gravação não poderiam fazer turnê. A solução veio do grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo que criou Groco e Ziglo. Os monstrengos sapecas, mas de bom coração, substituíram os músicos mirins nas apresentações. "Estão sempre improvisando. Nunca sabemos como vão se comportar", diz John sobre os bonecos.
Com as adaptações, os desafios foram superados e o resultado ficou divertido. O bacana é que dá para conhecer um monte de música da época dos seus pais e avós.Tem canção para mexer o esqueleto, como Made in Japan(Pato Fu) e Frevo Mulher (Zé Ramalho). Todo mundo também vai querer aprender a letra de Sonífera Ilha (Titãs) eOvelha Negra (Rita Lee).
E sabe o abraço gostoso que ganhamos depois de levar susto ou acordar de um pesadelo? É assim que nos sentimos ao ouvir a vocalista Fernanda Takai cantar Love Me Tender (Elvis Presley) ao som de caixinha de música. Para encerrar, Bohemian Rhapsody (Queen) faz a gente sacudir a cabeça como um roqueiro.
 DE CASA -
Fernanda e John são casados, e adivinha de quem é grande parte dos brinquedos do show? De Nina, 8 anos, filha dos músicos. Outros foram comprados para o trabalho e alguns trazidos do Exterior por amigos. Segundo John, por enquanto, o Pato Fu não tem planos para um Música de Brinquedo 2, mas gostaram tanto da experiência que vira e mexe poderão fazer shows com Groco e Ziglo por aí!
Outros adultos que viraram crianças
ADRIANA PARTIMPIM é versão moleca da cantora Adriana Calcanhotto. A ideia de fazer um disco infantil surgiu em 1994, mas o trabalho foi lançado 10 anos depois; desde então tem conquistado até os adultos. Já gravou três CDs e dois DVDs. Entre os sucessos estão versões de Fico Assim Sem VocêOito AnosGatinha Manhosa eTrenzinho Caipira. Maluquete, Partimpim adora coisas coloridas e fazer bagunça. Nada disso, porém, é motivo para fazê-la desafinar. Em www.adrianapartimpim.com.br dá para escutar trecho das músicas do segundo álbum.
PEQUENO CIDADÃO é um grupo formado pelos músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros, Antonio Pinto (filho do cartunista e escritor Ziraldo) e os filhos deles. Em 2009, lançaram CD e, pouco tempo depois, um DVD com animações feitas especialmente para as músicas criadas pela turma. O bacana é que as composições - como Futezinho na Escola, Tchau Chupeta e Leitinho têm tudo a ver com o que a gente vive na infância. Confira as canções em www.myspace.com/pequenocidadao.

Posted by Paulo Studio2002 @ domingo, 20 de novembro de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails