Noivas preferem músicas de Coldplay e U2 na entrada na igreja

Filed in ,


Entrada da noiva é parte importante da cerimônia e música deve estar à altura do momento
Entrada da noiva é parte importante da cerimônia e música deve estar à altura do momento
A entrada da noiva é um dos momentos mais aguardados da cerimônia. E, para as mais modernas, a trilha do momento pode ir além das clássicas e instrumentais marchas nupciais de Mendelssohn ou de Wagner.
A consultora de casamento Maíra Tamberlini, da Gamata Assessoria de Eventos, afirma que as marchas ainda são as mais escolhidas, mas o que muda com frequência são as clarinadas --momento em que a entrada da noiva na igreja é anunciada por clarins e trompetes.

No entanto, o momento pode ser inovado. “Recentemente, uma noiva com quem trabalhei entrou com a versão da cantora Beyoncé para a canção ‘Ave Maria’, enquanto outra preferiu uma adaptação da banda de rock Metallica”, diz. Criar versões românticas para músicas pop é uma tendência em ascensão no segmento. Segundo Maíra, as queridinhas da vez são canções do U2 e do Coldplay.

Já Rogério Midlej, cantor e consultor musical para eventos, aposta em adaptações instrumentais para músicas consagradas. “Quando a cerimônia acontece em um templo, por exemplo, não há muita abertura para sugerir o repertório. Nesses casos, é bom escolher melodias atemporais e evitar os últimos sucessos do rádio, que podem deixar o momento clichê e a união datada”, ressalta.
Outro cuidado básico na hora de escolher a música de entrada é entender o significado da letra, especialmente se a canção for em outro idioma. “Muitas vezes, as noivas gostam da melodia, mas não sabem que a letra pode estar falando de términos e separações tristes”, afirma Mateus Pavan, responsável pelo repertório da empresa musical Toque Divino.
Arranjos musicais
Assim como a decoração da festa e a escolha das roupas, que dependem da hora e do local do evento, a música da entrada também pode ser editada de acordo com cada situação. Há adaptações, novos acordes e arranjos que podem valorizar uma canção ou até mesmo transformá-la, seguindo a vontade dos noivos e a criatividade da banda, do coral ou do DJ responsável pela trilha.
Para Rogério Midlej, o clima suntuoso das igrejas pede instrumentos como clarins e metais de orquestra. Uniões ao ar livre, por sua vez, são mais descontraídas e combinam com músicas executadas com a ajuda de harpas e flautas. “Na praia, apostamos em bandas com a formação de choro, com violão, cavaquinho e flauta, para versões leves e envolventes das músicas escolhidas pelos noivos”, completa ele.

Mateus Pavan também sugere um quarteto de cordas -com dois violinos, uma viola e um violoncelo- para executar músicas clássicas ao vivo, em casamentos diurnos, no campo ou na cidade.
Mais pedidas
Uma canção romântica e envolvente é a escolha certa para que a entrada da noiva seja um momento marcante. Os consultores de casamento, DJs e músicos consultados pela reportagem listaram algumas das faixas mais pedidas recentemente pelas noivas na hora da entrada triunfal. Veja a seleção abaixo (clique no nome da faixa para ouvir na Rádio UOL), dividida por ordem alfabética, e inspire-se:
“Ave Maria”: A composição do francês Charles Gounod, criada no século 19, é opção para as noivas mais tradicionais. As mais moderninhas podem optar pela versão de Beyoncé.
- “Beautiful Day”: O hit dos irlandeses do U2, do álbum "All That You Can Leave Behind" (2000), é otimista e contagia os convidados.
- “The Ecstasy of Gold”: Os roqueiros do Metallica também ganharam o coração das noivas com essa balada dos anos 80, composta por Ennio Morricone para o filme "Três Homens em Conflito".
“Eu Sei Que Vou Te Amar”A faixa de Vinicius de Moraes e Tom Jobim figura entre as músicas nacionais mais pedidas para a entrada das noivas.
“Fascinação”: A interpretação marcante de Elis Regina é imortal, mas a música também fica linda se executada apenas com instrumentos de corda.
“Halo”: As faixas dançantes da americana Beyoncé Knowles deram lugar a essa balada que estourou nas paradas em 2010.
“Io Che Amo Solo Te”O cantor italiano Sergio Endrigo compôs a canção na década de 1960. O sucesso já foi regravado por diversos artistas, como Zizi Possi.

Posted by Paulo Studio 2002 @ sábado, 14 de abril de 2012 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails