Livro: obra passa o rodo na produção musical de Elvis Presley


Divulgação Larousse
Divulgação Larousse
#
Quando vi o tal livro em exposição numa livraria, pensei: “Lá vem mais um livro de fofocas e que se baseia apenas na vida pessoal do ídolo”. Estava enganado. Elvis Presley – A Vida na Música (Editora Larousse) é sem dúvida uma das melhores publicações já lançadas sobre o Rei do rock. E sua grande virtude é se basear basicamente na produção artístico musical de Elvis. As páginas da obra realizada pelo musicólogo sueco Ernst Jorgensten não revelam apenas tudo que os fãs sempre quiseram saber sobre as gravações do artista. Lá estão relações dos músicos que tocaram em cada álbum, informações completas de todas as gravações feitas entre o verão de 1953 e o de 1977, tudo sobre a discografia, incluindo gravações caseiras e amadoras, gravações ao vivo e sobras de estúdio, set lists  de shows, curiosidades, como se dava as escolha de repertório para as turnês, etc.
*
*
Mas não se engane, pois não se trata apenas de um livro técnico descritivo que relaciona fichas técnicas, Jorgensen também não se furta de incitar o leitor, sempre o jogando para umterritório mais amplo, que inevitavelmente culmina nas interseções entre o mundo dos negócios e criatividade.

De longe um dos livros mais detalhados sobre as gravações de Elvis e uma das poucas obras indispensáveis sobre o artista. Talvez apenas Last Train To Memphis de Peter Guralnick(nunca lançado no Brasil) faça sombra a este livro. Elvis Presley – A Vida na Música se trata de um trabalho meticuloso, preciso e detalhista. Obra definitiva sobre a carreira musical de Elvis Presley, morto em 1977, aos 42 anos, e que deixou para o mundo uma espetacular herança de mais de700 canções oficialmente gravadas.
Além disso, é nessas páginas que você encontra ( a sempre confusa) discografia de Elvis, apresentando desde o número do registro de cada música até a máxima posição dela nas paradas de sucesso. Eu já comprei o meu exemplar.
*

Posted by Paulo Studiow @ sexta-feira, 29 de abril de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails