Organizadores do Grammy reduzem indicados e endurecem regras

Em vez de 109 categorias, serão 78 na premiação a partir de 2012.
Reestruturação decorre de uma 'avaliação ampla' iniciada em 2009.

 
O líder do Arcade Fire recebe o Grammy (Foto: Reuters)Banda Arcade Fire recebe Grammy em 2011
(Foto: Reuters)

Em uma grande revisão do Grammy que visa reduzir a estrutura inchada dos prêmios mais importantes da indústria musical, os organizadores anunciaram nesta quarta-feira (6) que vão reduzir de 109 para 78 o número de categorias na premiação do próximo ano.

Muitas categorias existentes serão fundidas, enquanto algumas serão abandonadas, e os candidatos de gêneros musicais diferentes terão que competir em categorias novas e abrangentes.

Os prêmios mais importantes continuarão iguais: álbum, disco e canção do ano e melhor artista revelação. Entre as mudanças, os prêmios separados para performance vocal masculina e feminina serão combinados em uma nova categoria de performance solo pop.

Um novo prêmio, para performance em rock, vai substituir os prêmios separados para performance vocal solo de rock e performance de rock de um duo ou grupo com vocais.

As categorias de hard rock e metal também foram fundidas. Os prêmios de performance instrumental de pop, rock e country deixarão de existir. Outra categoria que deixa de existir é a de álbum de R&B contemporâneo, e os candidatos passarão a ser incluídos no prêmio de álbum de R&B.

O campo do R&B foi o que sofreu os maiores cortes, com os prêmios divididos ao meio, de quatro para dois. Os três prêmios de performance vocal em R&B para homens, mulheres e grupos foram fundidos em um só.

O rap saiu relativamente ileso, com o número de categorias caindo de cinco para quatro, com a fusão das disputas de performance solo e grupo em uma só categoria de performance de rap.

Em uma iniciativa que provavelmente suscitará muitos protestos, os prêmios para álbuns havaianos, indígenas americanos e música zydeco ou cajun deixam de existir. Em seu lugar há uma nova categoria: melhor álbum de música regional de raízes.

Os responsáveis pelo Grammy disseram que a reestruturação decorre de uma 'avaliação ampla' iniciada em 2009. Em outra mudança nas regras, uma categoria será cortada do ano se receber menos de 25 candidaturas. Se isso continuar por três anos consecutivos, a categoria será cortada permanentemente.

Se uma categoria receber entre 25 e 39 candidaturas, apenas três gravações serão indicadas nesse ano. Normalmente cada categoria tem cinco indicados. A entrega dos Grammy geralmente acontece em fevereiro. Ainda não foi anunciada a data da 54 edição da cerimônia.

via G1

Posted by Paulo Studio2002 @ quarta-feira, 6 de abril de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails