Festivais de música atraem milhões

Filed in


Várias marcas veem oportunidade de aparecer e investem em grandes eventos

Os festivais de música são ponto de encontro de jovens e adultos ao redor do mundo todo. Muita gente reunida, em um momento de descontração: prato cheio para as marcas que querem conquistar um cantinho na memória dos consumidores. Por isso eles são palco não apenas para artistas, mas para patrocínios milionários e ações promocionais dos mais variados tipos.
Pelos menos três grandes eventos estão programados para os próximos meses e devem reunir quase 600 mil pessoas. No Paraná, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) promove o Lupaluna, um dos maiores festivais de música pop do Sul do país, que deve reunir 40 mil pessoas em duas noites. Nesta terceira edição do evento, os patrocínios somam R$ 5 milhões – 20% a mais do que no ano passado. “É um público que cada vez mais busca experiências e é isso que estamos oferecendo com o Lupaluna. O festival é mais do que uma ação, já é uma mídia, um meio”, defende o gerente corporativo de marketing, promoções e projetos do grupo, Fábio Guimarães Costa.
A volta do Rock in Rio à sua terra natal, depois de 10 anos, promete levar mais de 600 mil pessoas à “cidade do rock” que será montada em Jacarepaguá em seis dias de festival. De olho nesse enorme público, principalmente jovem, o banco Itaú comprou a cota máxima de patrocínio, cujo valor não foi divulgado. A cota lhe garante a possibilidade de ações antes mesmo do evento, como a pré-venda especial para clientes da instituição financeira. “Além de o Itaú ser reconhecido incentivador da cultura nacional, o conceito do Rock in Rio está alinhado com importantes atributos da marca”, disse o diretor de marketing do Itaú quando o contrato foi assinado, Fernando Chacon. “Acreditamos que um evento dessa magnitude trará ainda mais desenvolvimento socioeconômico ao Rio.”
O maior festival de entretenimento e música do mundo também leva a assinatura da Volks­wagen, Coca-Cola, Heine­ken, Trident e a operadora de telefonia Claro.
A Coca-Cola também é patrocinadora master do Lupaluna, por meio da Spaipa, sua franqueada no Paraná. “Consi­deramos o Lupaluna como uma oportunidade para estarmos cada vez mais próximos do nosso público-alvo, em um momento de diversão e prazer. Além da exposição da marca, aproveitamos para gerar experiências positivas para o consumidor por meio de atividades interativas”, diz a gerente de Comunicação da Spaipa, Hedilaine Rezende.
Entre as atividades previstas está a criação de uma área exclusiva para a Coca-Cola Zero e o Slider Coca-Cola – uma estrutura de 10 metros de altura e um escorregador de 20 metros, com uma inclinação de quase 90 graus, pelo qual o público poderá descer.
Para a gerente de sustentação ao negócio, da área de Comu­nicação e Marketing da Caixa Econômica Federal, Cybelle Rado­­minski, o patrocínio do festival paranaense é uma oportunidade de atingir o público jovem de forma direta, e também uma maneira de “rejuvenescer” a marca. “A Caixa acredita no retorno de visibilidade e reforço de sua imagem institucional por meio de um festival conceituado e que repercute em todos os segmentos da sociedade paranaense.”
Assinatura
Uma das cervejas mais populares do país empresta seu nome ao maior evento de música eletrônica do país, o Skol Sensation, que ocorre em São Paulo no dia 18 de junho. A Ambev não revela o valor total investido, mas garante que esse é o maior investimento de marketing da marca ao longo deste ano. Ele supera inclusive o patrocínio do carnaval de Salvador, uma das maiores exposições da marca. O evento será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e deve reunir cerca de 40 mil pessoas.

Posted by Paulo Studio 2002 @ sábado, 7 de maio de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails