Quando a música pop fez história na TV

Filed in ,


Madonna letras
Madonna de noiva no VMA de 1984. O pop nunca mais foi o mesmo depois disso.


























Rock e televisão são coisas que desde o começo andaram juntas. é claro que a rádio e os shows formam a base de qualquer carreira, mas geralmente uma aparição dramática na TV pode fazer toda a diferença. Os exemplos nesses mais de 50 anos são vários e é provável que retomemos o assunto futuramente. Dito isso aqui estão quatro momentos que ajudaram a mudar os rumos do pop mundial e um que fez história no Brasil.



Os Beatles no Ed Sullivan Show

Se fôssemos escolher uma data como a mais importante da história da música pop, é certo que 2 de setembro de 1964 teria boas chances de ser a campeã. Foi nesse dia que os Beatles apareceram pela primeira vez na televisão americana. A participação da banda inglesa no Ed Sullivan Show deu início a uma verdadeira revolução. A quantidade de jovens e crianças que decidiram que seriam músicos após verem o programa é gigantesca - e vai desde garotos que não saíram da garagem até nomes como Alice Cooper, Bruce Springsteen e Tom Petty. Aqui a Beatlemania realmente começou e o rock nunca mais foi o mesmo.



David Bowie no Top of the Pops

Estamos em 1972 e o rock passa por uma daquelas fases de certo marasmo. Até que um dia os ingleses ligaram a tv para acompanhar o popular Top of the Pops e se depararam com aquela figura espalhafatosa, com um olho de cada cor que parecia mais um extraterrestre.
Finalmente após anos tentando atingir o sucesso David Bowie conseguiu o seu intento ao cativar toda uma geração com sua imagem e música poderosas. Assim como no caso dos Beatles, essa aparição levou o cantor a outro nível de sucesso - a Bowiemania tomou conta da Inglaterra nos anos seguintes - e inspirou muita gente a virar artista.




Michael Jackson apresenta sua nova dança

16 de maio de 1983. Billie Jean de Michael Jackson segue em primeiro lugar nas paradas e o artista está entre os participantes do especial de televisão que celebra os 25 anos da gravadora Motown, o selo que o lançou ainda criança. No programa além dele e seus irmãos uma verdadeira constelação: Stevie Wonder, Marvin Gaye, Smokey Robinson, Diana Ross, os Temptations... mas nada disso pareceu importar no momento em que MJ ficou sozinho no palco (ouçam os gritos). Aos 3:39 da performance ele exibiu por apenas alguns poucos segundos um novo passo de dança que havia aprendido. O nome dele? Moonwalk...



Madonna, Like A Virgin, no primeiro VMA

Setembro de 1984, a data do primeiro VMA. A festa chegava para provar a força da MTV para o cenário musical. The Cars, ZZ Top, David Bowie e outros levam prêmios para casa. Rod Stewart, Tina Turner estão entre os que fazem performances. Mas no dia seguinte o grande assunto foi a apresentação daquela cantora que começava a fazer muito sucesso. O impacto que a aparição deMadonna vestida de noiva super sexy, saindo de um bolo e rolando pelo chão foi tanto que desde então a MTV quase todo ano tenta fabricar um momento buscando resultados semelhantes durante a premiação - geralmente sem êxito.



Legião leva Faroeste Caboclo ao horário nobre

Em 1988 ver a Legião Urbana na TV não era exatamente raro. O grupo aparecia tanto em programas cult (como o Perdidos Na Noite de Fausto Silva) como nos mais populares (ver Renato Russo de touquinha de papai noel no Chacrinha não tem preço). Já uma banda de rock tomando nove minutos do horário nobre da Globo era novidade. A Legião, com seus shows cada vez maiores e plateia se portando como se estivesse em um culto religioso mostrava estar em outro patamar. O Brasil soube disso no dia em que Faroeste Caboclo abocanhou o primeiro lugar do Globo de Ouro, a parada de sucessos da rede.


Posted by Paulo Studiow @ quinta-feira, 25 de agosto de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails