Túnel do tempo: O que rodava anos atrás?

A Indústria da Música é uma loucura! Quando comparamos diferentes épocas percebemos que costumes mudaram, novos gêneros musicais surgiram e artistas talentosíssimos surgiram para honrar essa arte milenar. Portanto decidi criar este quadro [que vou tentar trazer com alguma regularidade] para relembrarmos o que estava em evidência há alguns anos.
Meu parâmetro será a parada musical mais conceituada do Mundo, e que serve de base para a atualização do catálogo de 70% das FMs em todo o mundo: O Hot 100 da Billboard. Quem lidera essa tabela hoje é o duo eletrônico LMFAO com a viral Party Rock Anthem.

Há um ano atrás...

Snoop Dogg convidava Katy Perry para 'embarcar em uma jornada' na última semana deCalifornia Gurls no trono da parada americana, uma celebração ensolarada e colorida ao feminismo da Costa Oeste do País. Os produtores sabiam que California Gurls seria um hit mundial quando a gravadora decidiu escolhê-la como primeiro single de Teenage Dream. Só não sabiam que aquele álbum seria um dos mais bem-sucedidos projetos Pop da História e que emplacaria cinco megahits consecutivos. Os Estados Unidos festejavam saudavelmente a chegada do verão com esse som pipocando os auto-falantes e Katy comemorava o primeiro passo para a estabilização de sua carreira.

Há cinco anos atrás...

Quem também curtia o primeiro de alguns megahits era a cantora luso-canadense Nelly Furtado. A moça passou cinco anos de sua vida fazendo um Pop leve, quase Folk, em seus dois primeiros projetos... Até que decidiu tornar-se internacionalmente famosa e segurou na cauda do cometa que empurrava as maiores revelações da Música naquela época: O produtor Timbaland. Ele era o artista que mais ganhava dinheiro entre 2006 e 2007, estava por trás dos singles da grande maioria dos cantores de Pop com batidas inconfundíveis que agitavam qualquer balada.
Nelly e Timbaland elaboraram juntos Promiscuous, um dos duetos mais sexies e provocativos da década. Eles flertam numa festa em uma espécie de disputa de quem esquenta mais o conteúdo da faixa. A engenharia de ritmos é precisa, grandes synths dos anos 80 embalam tambores fluidos que fazem qualquer um dançar.
Gente, já se passaram cinco anos de Promiscuous? Parece que foi ontem que tocava nas festinhas do colégio! :O Tô velho já!

Há dez anos atrás...

O romance de Usher e Chili, do TLC, não saía da mídia nem sequer um minuto. Àquela altura ele já era o cantor mais reconhecido pelos americanos e precursor de um estilo de Black Music como não tinha se visto, um Mix entre Soul, Pop, Hip-Hop e R&B que funcionava harmonicamente [Essa fórmula o acompanhou por quase uma década].
U Remind Me foi o primeiro single de 8701, terceiro disco de estúdio. Fala sobre encontrar uma garota numa festa e não querer entrar na onda dela por que fisicamente ela lembra bastante uma ex-namorada que precisa ficar no esquecimento. En 2002 Usher ganhava seu primeiro Grammy por essa canção na categoria Melhor Performance Vocal R&B. Mais que merecido!

Há vinte anos atrás...

Bryan Adams é uma das figuras de maior destaque dos anos 90. As baladas viraram clássicos, como essa inesquecível Trilha Sonora para o filme Robin Hood que ficou por sete semanas no topo da tabela da Billboard e vendeu mais de três milhões de cópias como single. Everything I Do é vídeo garantido em qualquer DVD de Flashback de categoria e música garantida no reperótio de bandas que relembrem a Magia dos anos 90.
Everything I Do também liderou os charts de toda a Europa e de praticamente toda a América. Não há aquele ser-humano que não a conheça!

Ê viagem boa!

Posted by Paulo Studiow @ quarta-feira, 31 de agosto de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails