Lobão convoca boicote de bandas brasileiras ao Lollapalooza

A primeira edição do Lollapalooza no Brasil já começa envolvida em uma polêmica, mesmo antes de anunciar suas atrações. O cantor Lobão publicou um vídeo neste fim de semana convocando as bandas nacionais a promoverem um boicote ao festival, marcado para 7 e 8 de abril, em São Paulo. Citando uma lei que obriga os festivais a terem bandas locais, Lobão pede que os brasileiros não aceitem convites do Lollapalooza ou quaisquer outros festivais que os coloquem em segundo plano.

“Não podia imaginar que o critério do festival de escolha dos artistas seja de 10h da manhã às 15h da tarde só os brasileiros. Independente de você ter 30 anos de estrada, ter cinquenta hits... se é brasileiro você vai virar preliminar", critica o autor de “Decadence avec Elegance”, "Eu não entendo porque não poderíamos ter um festival misturado, o que seria muito mais bonito e mais justo".

Lobão afirma que foi convidado para o Lollapalooza, mas não aceitou participar e aproveita o vídeo para soltar os bichos também contra os outros grandes festivais que aconteceram este ano no Brasil.
"O achincalhe que é o Rock in Rio para o artista brasileiro. O achincalhe que é para o artista brasileiro o SWU, que, diga-se de passagem, eu também recusei, mas achei por bem ficar calado para ver o que ia acontecer. Agora, quando vem um festival com o porte e o prestígio do Lollapalooza, com nossos heróis (...) é inadimíssivel esses nosso heróis se tranformarem em algozes. O pior é que o Lollapalooza é de um músico, o Perry Farrel, que é um cara legal, de uma banda sensacional (o Jane’s Addiction)."

As críticas quanto a pouca valorização dos artistas nacionais em grandes festivais são antigas. Desde o primeiro Rock in Rio muitos reclamam de som mais baixo, equipamentos de qualidade inferior e pouco tempo de apresentação. João Gordo, vocalista do Ratos de Porão, criticou duramente o Rock in Rio após sua apresentação no Palco Sunset, em setembro. Ele classificou a produção de “mabembe” e disse que “o público dá valor para as bandas nacionais, mas os promotores não”. No SWU, uma disputa entre roadies do Ultraje a Rigor e Peter Gabriel terminou em troca de socos.

O Foo Fighters já está praticamente certo no Lollapalooza BR e o Arctic Monkeys já confirmou participação no seu site oficial. A versão chilena do festival, que acontece em 31 de março e 1º de abril, já está fechada e terá Foo Fighters, Björk e Arctic Monkeys como grandes atrações, além de várias bandas do cenário independente, como MGMT, TV on the Radio, Thievery Corporation, Band of Horses, Cage the Elephant, Gogol Bordello e Friendly Fires. O line-up completo do Lollapalooza Chile pode ser conferido neste link.



Posted by Viviani Corrêa @ terça-feira, 22 de novembro de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails