Ouvir música no trabalho pode aumentar desempenho

Filed in


IlustrativaO homem no cubículo ao lado está berrando ao telefone. Do outro lado da sala, alguém xinga em voz alta uma máquina de copiar emperrada. De repente, seus fones de ouvido parecem muito convidativos. Alguém se importaria se você se conectasse à sua playlist no iTunes?
Alguns trabalhadores gostam de ouvir música quando percebem que estão perdendo o foco.

Em termos biológicos, sons melodiosos ajudam a incentivar a liberação de dopamina na área de recompensa do cérebro, como ao comer uma guloseima ou sentir um aroma agradável, disse o doutor Amit Sood, médico da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.

A mente das pessoas tende a vagar "e sabemos que uma mente que vaga está infeliz", disse o doutor Sood. "Na maior parte desse tempo, estamos nos concentrando nas imperfeições da vida." A música pode nos trazer de volta ao momento presente.

"Ela o liberta de pensar apenas de uma maneira", disse Teresa Lesiuk, professora assistente no programa de terapia musical da Universidade de Miami.

A pesquisa da doutora Lesiuk se concentra em como a música afeta o desempenho no local de trabalho. Em um estudo com especialistas em informática, ela descobriu que os que escutavam música terminavam suas tarefas mais rápido e tinham melhores ideias porque a música melhorava seu estado de espírito.

"Quando você está estressado, pode tomar uma decisão apressada. Você tem um foco de atenção muito estreito", disse. "Quando você está com o espírito positivo, consegue avaliar mais opções."

A doutora Lesiuk descobriu que as pessoas em trabalhos de qualificação moderada se beneficiavam mais, enquanto as especializadas viam pouco ou nenhum efeito. Alguns novatos achavam que a música causava distração.

Poucas empresas têm políticas sobre escutar música, disse Paul Flaharty, vice-presidente da Robert Half Technology, uma agência de recursos humanos. Ele disse que alguns supervisores podem pensar que os trabalhadores que usam fones de ouvido não estão totalmente dedicados e estão "entrando em seu próprio mundo".

"Se alguém não está fazendo um bom trabalho, um gerente de contratação pode dizer que eles ouvem música o dia inteiro e isso prejudica a produtividade", disse.

É melhor estabelecer limites, porque usar fones durante um turno inteiro pode parecer grosseiro. O doutor Sood disse que bastam 30 minutos ouvindo música para recuperar a concentração.

Daniel Rubin, um colunista do "The Philadelphia Inquirer", disse que escutou jazz e concertos de piano na maior parte de sua carreira de 33 anos no jornalismo -mas só quando escrevia com prazo definido.

"A pessoa que batuca com as unhas a três mesas de distância e a que cantarola ao meu lado parecem igualmente ruidosas, e acho difícil bloqueá-las", disse.

Hoje, ele trabalha sozinho e as pessoas no escritório raramente precisavam falar com ele. Mas quando era um repórter novato percebeu que os colegas se irritavam quando tentavam chamar sua atenção. "As pessoas gritavam quando precisavam de mim."

Posted by Paulo Studiow @ terça-feira, 28 de agosto de 2012 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails