Clássico do Dire Straits é banido de rádios canadenses por causa de palavra homofóbica

Filed in

  • Mark Knopfler durante show solo na Plaza de Toros de Las Ventas, em Madri, na Espanha (29/07/2010)

    Mark Knopfler durante show solo na Plaza de Toros de Las Ventas, em Madri, na Espanha (29/07/2010)

Mais de 25 anos depois de seu lançamento, a música "Money For Nothing" do Dire Straits foi banida das rádios canadenses por causa de uma expressão considerada homofóbica. Segundo publicou o jornal inglês "The Guardian", uma ouvinte se queixou da canção que repete a palavra "faggot", termo depreciativo para os homossexuais.

O conselho que regulamenta as rádios canadenses privadas, Canadian Broadcast Standards Council (CBSC), decidiu proibir uma emissora de St. John's de transmitir a versão original da música. "A decisão não está relacionada com a canção do Dire Straits, mas sim com aquela palavra", disse o presidente da CBSC, Ron Cohen, à agência Reuters.
 
O teclista Guy Fletcher reagiu diante da decisão do conselho. "Assim acho que o Canadá pode banir 75% das nossas gravações. Que desperdício de papel. Você pode escrever uma canção ou um poema com a linguagem que as pessoas usam no dia-a-dia. 'Money For Nothing' não celebra o insulto. Mark Knopfler usou o inglês norte-americano para falar como um trabalhador sem nada no cérebro, que trabalha num departamento de hardware, se sente sobre um vídeo que está vendo", escreveu ele seu site.
 
Para Fletcher, "ver a CBSC decretar uma medida como esta, ignorando completamente o contexto da letra, diz muito sobre a sociedade em que vivemos". Fãs do Dire Strais também reagiram à decisão, enviando petições à CBSC. "Não importa o número de queixas. Todo mundo caiu em cima da gente por causa disso, mas nós achamos que é a melhor decisão. Esta é uma palavra que não tem lugar, hoje, no nosso espaço radiofónico", argumentou Cohen.
 
via UOL

Posted by Paulo Studiow @ quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails