'Celebrar os 15 anos é só um pretexto para tocar juntos', diz Bruno Medina

Em 2012, o festival Abril Pro Rock (APR) não chega comemorando apenas sua 20ª edição. A festa programada para o próximo final de semana (20, 21 e 22 de abril), no Chevrollet Hall, no Recife, vai se transformar num grande baile de aniversário de algumas bandas, enquanto outras estreiam no evento, considerado o mais importante do Brasil em termos de música independente. Talvez o maior exemplo dessa celebração está na volta do Los Hermanos para os palcos. Comemorando 15 anos de carreira, os barbudos voltam para shows em doze cidades brasileiras e a capital pernambucana foi a escolhida para o início dessa viagem.


Não poderia ser diferente. Foi por aqui que a banda estourou na edição de 1999 do APR e, logo depois, assinou com uma gravadora para o primeiro disco, que levava o nome do grupo. Muita gente ainda lembra dos caras, entre um dia e outro do APR daquele ano, passeando pelo Bairro do Recife e vendendo as então "demo-tapes" . De lá para cá, muita coisa mudou, até o anúncio do final da banda em 2007, depois de quatro CDs. No ano seguinte foi lançado o "Los Hermanos ao vivo na Fundição Progresso". Mas, enfim, agora os fãs querem mesmo é celebrar essa volta - mesmo que provisória.

O Abril Pro Rock não foi esquecido pela banda. "De certa maneira, as edições do festival permearam toda nossa carreira, sempre marcando momentos importantes para a banda", recorda o tecladista Bruno Medina, em entrevista. Buscando na memória, o músico prova que realmente o Recife pode ter servido como amuleto. Basta lembrar a passagem do grupo pela cidade, registrado nos extras de outro DVD, "Ao vivo no Cine Íris", de 2004. "Estivemos em 1999 [no Recife], pouco antes de assinarmos nosso primeiro contrato com uma gravadora, e depois em 2000, no auge do sucesso de 'Anna Júlia'. Em 2003, estrearam músicas ainda inéditas do 'Ventura', isso apenas para mencionar alguns exemplos", explica Bruno. "Para nós, é imprescindível participar do festival, até porque, historicamente, trata-se de um dos melhores públicos que temos", garante.

Apesar da nova turnê, parece mesmo que novos trabalhos estão fora dos planos. "Pode ser até que não tenhamos um disco inédito para apresentar, mas ainda assim acredito que os shows são muito desejados por ambas as partes envolvidas (risos)" , dispara Medina. "Ainda não conversamos sobre shows futuros, até porque esses ainda são futuro para nós, mas enquanto quiserem nos ouvir tocar, é bem provável que outras apresentações ocorram", explica.

O show, apesar de ser um dois mais aguardados desta edição do APR, não vai ser gravado. "Consideramos que registrar a turnê dessa forma não seria interessante, muito embora teremos filmagens para um documentário que a atriz e cineasta Maria Ribeiro está fazendo sobre a banda", revela o tecladista. Parece que a comemoração de 15 anos será mais como uma longa festa e não uma simples série de shows. Os Hermanos querem mesmo tocar pra se divertir e divertir o público, numa celebração para guardar na memória. "O objetivo dessa série de shows foi celebrar os 15 anos de formação da banda, mas isso é só um pretexto para tocarmos juntos de novo. Acho que é um privilégio para qualquer artista sentir-se querido a esse ponto, de poder fazer 24 shows, boa parte deles esgotados, em pouco mais de um mês e meio", relata Bruno. Além do Recife estão marcados shows para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Manaus, Belém, Curitiba e Alegre (Espírito Santo) .

Mas e a fama de banda "intelectual"? Ainda há esse conceito junto aos fãs? "Penso que o artista não deve acreditar em nada do que falam sobre ele, já que qualquer opinião, seja positiva ou negativa, se baseia em critérios abstratos e pessoais", explica Bruno Medina. "Almejar desenvolver um trabalho público, atualmente, envolve saber lidar com isso", diz o músico. E ele aproveita para deixar um recado para o público pernambucano. "Não por acaso escolhemos começar essa turnê num lugar onde nos sentimos em casa. Estamos muito ansiosos para tocar na cidade!", relata. Nesse clima, se depender de Bruno, Rodrigo Amarante, Marcelo Camelo e Rodrigo Barba, o público pode se convencer de que será uma grande celebração.

Posted by Viviani Corrêa @ terça-feira, 17 de abril de 2012 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails