Archive for janeiro 2009

Apenas dois shows estão marcadosApenas dois shows estão marcados

Os noruegueses do A-Ha estão com passagem pelo Brasil confirmada para março.

Com duas apresentações garantidas no país, o grupo chega com seu show primeiro na capital paulista, no dia 25 no Credicard Hall e encerra a pequena turnê no Rio de Janeiro, no dia 226 no Citibank Hall.

Os valores de ingressos para os dois shows  ainda não foram divulgados, mas sabe-se que a pré-venda deve começar no dia 07 de fevereiro, segundo o site Ig.

Rod Stewart falava sério em 11 de junho de 2008, dia em que anunciou que ia reativar com o guitarrista Ronnie Wood a banda The Faces (à esquerda em foto promocional dos anos 60). O grupo inglês - quinteto que esteve em atividade entre 1969 e 1975, o ano em que Wood ingressou nos Rolling Stones - gravou no fim de 2008, entre Costa Rica e Miami (EUA), seu primeiro álbum em 35 anos. É o sucessor de Ooh La La (1973). Um músico de apoio teria sido contratado para assumir o baixo no lugar de Ronnie Lane, morto em 1997. Uma turnê - prevista para começar em 2009 ou 2010 - vai promover o lançamento do álbum. Vale lembrar que, em 2004, caixa de quatro CDs editada pela gravadora Rhino - Five Guys Walk into a Bar..., nunca editada no Brasil - compilou a obra fonográfica do grupo com direito a várias gravações inéditas.
P.S.: Em 22 de janeiro de 2009, um dia depois de a notícia da volta do grupo Faces voar da Inglaterra para o mundo, Rod Stewart desmentiu a reunião do grupo este ano, através de seu porta-voz.

Líder de indicações ao BritAwards 2009 ao lado da cantora Duffy, o grupo Coldplay bisa no Oscar da música inglesa o favoritismo perceptível nas indicações ao 51º Grammy Awards, o Oscar da música norte-americana, ao qual o grupo inglês concorre em sete categorias. Tanto Coldplay quanto Duffy receberam, cada, quatro indicações ao BritAwards - a banda por conta do álbum Viva la Vida or Death and All his Friends e cantora por causa de seu primeiro CD, Rockferry. O prêmio que vai ser entregue em 18 de fevereiro de 2009, em Londres, em cerimônia que presta tributo ao duo inglês Pet Shop Boys. Eis os indicados ao BritAwards 2009:

Melhor Cantor
Ian Brown
James Morrison
Paul Weller
The Streets
Will Young

Melhor Cantora
Adele
Beth Rowley
Duffy
Estelle
MIA

Artista Revelação
Adele
Duffy
Last Shadow Puppets
Scouting for Girls
The Ting Tings

Melhor Grupo
Coldplay
Elbow
Girls Aloud
Radiohead
Take That

Melhor Show
Coldplay
Elbow
Iron Maiden
Scouting for Girls
The Verve

Melhor Single
Chasing Pavements - Adele
Hallelujah - Alexandra Burke
Viva la Vida - Coldplay"
Dance With Me - Dizzee Rascal / Harris / Chrome
Mercy - Duffy

Melhor Álbum
Viva La Vida or Death and All his Friends - Coldplay
Rockferry - Duffy
The Seldom Seen Kid - Elbow
In Rainbows - Radiohead
We Started Nothing - The Ting Tings

Melhor Álbum Internacional
Black Ice - AC/DC
Fleet Foxes - Fleet Foxes
Day & Age - The Killers
Only by the Night - Kings of Leon
Oracular Spectacular - MGMT

Melhor Cantor Internacional
Beck
Neil Diamond
Jay-Z
Kanye West
Seasick Steve

Melhor Cantora Internacional
Beyoncé
Gabriella Cilmi
Katy Perry
Pink
Santogold

Melhor Grupo Internacional
AC/DC
Fleet Foxes
The Killers
Kings of Leon
MGMT

Escolha da Crítica
Florence and The Machine

Prêmio Contribuição para a Música
Pet Shop Boys


O U2 revelou os nomes das onze faixas que compõem o repertório de seu próximo álbum, No Line on the Horizon, nas lojas a partir de 2 de março de 2009. O primeiro single é Get on your Boots, alardeado como um rock típico do grupo irlandês. Uma rádio irlandesa vai tocar Get on your Boots na próxima segunda-feira, 19 de janeiro, mas os lançamentos digital e físico do single estão agendados para 15 e 16 de fevereiro, respectivamente. Com capa (acima) feita pelo fotógrafo e artista plástico japonês Hiroshi Sugimoto, No Line on the Horizon reúne faixas produzidas por Daniel Lanois, Brian Eno e Steve Lillywhite. Eis as faixas do álbum:
* No Line on the Horizon
* Magnificent
* Moment of Surrender
* Unknown Caller
* I'll Go Crazy if I Don't Go Crazy Tonight
* Get on your Boots
* Stand up Comedy
* Fez - Being Born
* White as Snow
* Breathe
* Cedars of Lebanon

Sucessor de Playing the Angel (2005), disco que reanimou o espírito dark do Depeche Mode, o próximo álbum do grupo inglês, Sounds of Universe, tem lançamento agendado para 21 de abril de 2009. Gravado entre Santa Barbara e Nova York (EUA), com produção de Ben Hillier, o CD tem músicas como Wrong (primeiro single do álbum), Hole to Feed, Jezebel e In Chains. O repertório inédito é assinado por Martin Gore e Dave Gahan. Uma turnê da banda pela Europa vai intensificar a promoção do esperado disco.

Ainda sem título e sem a data de lançamento definida, o próximo álbum de Shakira conta com as colaborações de Khaled (o cantor da Argélia que estourou no Brasil em 2000 com El Arbi, música lançada em álbum de 1992), Calle 13 (o duo porto-riquenho de reggaeton) e dos rappers norte-americanos Wyclef Jean e Pharrell Williams. O sucessor de Fijacion Oral / Oral Fixation - um projeto duplo desmembrado em dois volumes, editados ao longo de 2005, sendo que o primeiro foi gravado em espanhol e o segundo, em inglês - encerra o vínculo da estrela colombiana com a gravadora Sony BMG. Assim como Madonna, Shakira assinou com a empresa Live Nation contrato que engloba a gravação - e distribuição - de seus próximos álbuns.

Já à venda nas lojas desde o fim de dezembro, com o registro ao vivo do show feito no Na Mata Café (SP) em 7 de outubro de 2008, o primeiro DVD de Mallu Magalhães (confira a capa à esquerda) mistura no roteiro de 24 números - dos quais três (My Honey, You Always Say e Sweet Mom) são exibidos nos extras - inéditas, músicas do primeiro CD da cantora adolescente e o cover de Folsom Prison Blues, tema do repertório do cantor Johnny Cash (1932 - 2003), um dos ídolos de Mallu, devota do rock e do folk dos anos 60. A maioria das músicas do DVD - intitulado Mallu Magalhães assim como o CD - é cantada em inglês, mas o roteiro é salpicado com algumas composições em português. Entre elas, Girassóis, Angelina, Faz e Meia Colorida. O lançamento do DVD foi viabilizado de forma independente, por conta de um patrocínio obtido com operadora de telefone celular.

Pegando carona na justa - e previsível - exposição de Maysa na mídia por conta da exibição da minissérie Maysa - Quando Fala o Coração na TV Globo, o jornalista capixaba José Roberto Santos Neves está reeditando sua biografia da cantora, lançada em 2005 na coleção Grandes Nomes do Espírito Santo. Trata-se da primeira biografia de Maysa. A reedição é bem superior ao livro original - sobretudo no que se refere à arte gráfica (a nova capa estampa a bela ilustração criada por César G. Villela para álbum gravado pela cantora pelo selo Elenco). Foram adicionadas fotos e informações que aprimoram a narrativa. Contudo, a biografia definitiva de Maysa continua sendo Só Numa Multidão de Amores, escrita por Lira Neto e editada em 2007. Lira mergulha no universo conturbado de Maysa com profundidade que inexiste no perfil traçado por Neves. A reedição da biografia Maysa foi feita de forma independente e o preço (sugerido) do livro é R$ 35.

All I Ever Wanted é o título do novo álbum - o quarto - de Kelly Clarkson. O lançamento está agendado para 17 de março de 2009. Produzido por Dr. Luke e Max Martin, o primeiro single do álbum, My Life Would Suck without You, vai ser lançado em MP3 em 16 de janeiro e, três dias depois, chega às rádios dos Estados Unidos. O álbum anterior da cantora, My December (2007), vendeu 782 mil cópias nos EUA - marca bem inferior às dos dois CDs anteriores de Clarkson.

A lhe Esperar, a música que puxa o próximo álbum de inéditas dos Paralamas do Sucesso, chega às rádios nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2009. Trata-se de parceria do produtor do CD, Liminha, com Arnaldo Antunes. Incorporando a batida do reggae que já moldava o som do grupo no início da carreira, a música tem uma pegada pop que inexiste no repertório dos dois anteriores álbuns de inéditas do trio, Longo Caminho (2002) e Hoje (2005). Intitulado Brasil Afora, o primeiro álbum de material novo dos Paralamas do Sucesso em quatro anos chega às lojas na primeira semana de fevereiro, pela gravadora EMI Music. A gravação foi feita em Salvador (BA), no estúdio Ilha dos Sapos, de Carlinhos Brown, co-autor de duas faixas. O repertório é quase todo autoral.

Duas músicas dos próximos CDs dos rappers norte-americanos Eminem (foto à direita) e 50 Cent estão sendo lançadas esta semana nas rádios dos Estados Unidos e - claro - podem ser ouvidas na internet. A nova música de Eminem se chama Crack a Bottle, faz parte do álbum Relapse - ainda sem data de lançamento oficial - e conta com intervenções de Dr. Dre e do próprio 50 Cent. Detalhe: uma versão embrionária de Crack a Bottle já tinha caído na rede em novembro de 2008, mas não era a oficial. Já 50 Cent aposta suas fichas em I Get It in, música do álbum Before I Self Destruct, que chegou a ter seu lançamento anunciado para 9 de novembro de 2009, mas foi adiado porque o rapper decidiu fazer gravações complementares. Consta que 50 Cent ainda está finalizando o CD...

Integrante da formação original do lendário grupo The Stooges, o guitarrista Ron Asheton (à esquerda na foto, uma das últimas imagens oficiais da banda que projetou Iggy Pop em 1967) foi encontrado morto na sua casa, em Michigan (EUA), na manhã desta terça-feira, 6 de janeiro de 2009. O irmão do baterista dos Stooges, Scott Asheton, tinha 60 anos. Os riffs de sua guitarra marcaram os clássicos do quarteto como No Fun. Dissolvido em 1974, o grupo tinha se reunido em 2003 e, desde então, gravou o álbum The Weirdness (2007) e teve agenda regular de shows. Uma autópsia ainda vai apontar a causa da morte de Ron Asheton.

Resenha de CD
Título: Years of Refusal
Artista: Morrissey
Gravadora: Decca
/ Universal Music
Cotação: * * * 1/2

Se alguém começar a escutar aleatoriamente o nono álbum de estúdio de Morrissey pela décima faixa, You Were Good in your Time, pode supor que Years of Refusal oferece mais do mesmo. You Were Good in your Time é balada de cinco melancólicos minutos, adornada com cordas e turbinada com ruídos e efeitos em seu minuto final. Contudo, Years of Refusal se distingue na recente discografia solo de Morrissey pela predominância das guitarras. São elas que temperam a tristeza e a desesperança recorrentes na música do ex-Smith em músicas como Something Is Squeezing my Skull, Mama Lay Softly on the Riverbed e Black Cloud. Estas três faixas abrem o CD e anunciam o tom roqueiro de Years of Refusal, cujo lançamento - previsto inicialmente para setembro de 2008 - foi remarcado para 16 de fevereiro de 2009. É o primeiro disco de inéditas de Morrissey na Decca, gravadora na qual ele estreou em 2008 com Greatest Hits, a coletânea que antecipou duas - All You Need Is me e That's How People Grow Up - das 12 faixas de Years of Refusal.

Disponível (extra-oficialmente) na internet desde domingo, 4 de janeiro de 2009, Years of Refusal flagra Morrissey com a energia que faltou em seu álbum anterior, Ringleader of the Tormentors (2006), produzido com pompa por Tony Visconti. Eventualmente pesado, seu nono disco não chega a ser tão bom quanto You Are the Quarry - o vigoroso álbum de 2004 que marcou a retomada da carreira solo de Morrissey, produzido pelo mesmo Jerry Finn que pilota o novo álbum - mas apresenta faixas bem interessantes como a vibrante One Day Goodbye Will Be Farewell - de contorno até pop (na medida em que Morrissey consegue soar pop) - e I'm Throwing my Arms around Paris, bela música que remete ao som do The Smiths, o grupo que projetou Morrissey nos anos 80. No meio de tantas guitarras, proeminentes em faixas como Sorry Doesn't Help, há o acento mariachi de When Last I Spoke to Carol e há densos climas emocionais como o de It's Not your Birthday Anymore, tema que adquire tom quase épico em seus cinco minutos e nove segundos. Na faixa final, Morrissey recorre novamente às guitarras para proclamar uma suposta autosuficiência em I'm Ok by Myself, o rock mais nervoso do disco. No todo, Years of Refusal apaga em alto e bom som a má-impressão deixada pelo pálido Ringleader of the Tormentors.

Em exibição pela Rede Globo a partir desta segunda-feira, 5 de janeiro de 2009, a curta minissérie Maysa - Quando Fala o Coração já tem sua trilha sonora editada pela gravadora Som Livre em CD duplo. Na realidade, trata-se de mais uma compilação de Maysa (1936 - 1977) que rebobina 27 gravações feitas entre 1956 e 1974. A boa seleção abrange do primeiro ao último álbum da cantora. O repertório é fiel ao que vai ser ouvido na trama de ficção escrita por Manoel Carlos com base na trajetória real da artista. Tanto que quem aparece na capa do CD é a atriz Larissa Maciel, que encarna Maysa escorada em impressionantes caracterizações que retratam as - muitas - fases e faces da cantora.

Related Posts with Thumbnails