O músico Lenny Kravitz
Em um vídeo postado nesta segunda-feira (4) em sua conta no Twitter, o músico Lenny Kravitz confirma a autencididade de uma faixa que foi divulgada sem autorização na internet e que teria sido gravada por ele e Michael Jackson anos atrás. "Another day" faria parte de "Invincible", disco de Jackson de 2001, mas acabou limada da versão final do álbum.
"Como vocês sabem e ouviram, uma parte da canção vazou - não por mim, já que a minha está bem guardada desde que gravamos. A versão que surgiu traz 1 minuto e 30 segundos, mais ou menos, daquela faixa. Sem mixagem, mas é a faixa", afirma Kravitz no vídeo. O músico confirma ainda que produziu e gravou os instrumentos da música - que traz os vocais de Jackson - mas nega conhecer o MC e o DJ que aparecem mencionados no trecho vazado na web.
"Não sei qual é o propósito deles, mas aquela pessoa não tem nada a ver com a faixa", declara o guitarrista, deixando no ar a possibilidade de que a versão final de "Another day" venha a ser lançada no futuro. "Tudo está sendo negociado enquanto eu estou aqui sentado [falando com vocês]."
De acordo com o site TMZ, a gravadora Sony estaria tentando retirar a música da internet.
No vídeo, Kravitz também fala sobre a parceria com Michael Jackson. "Foi uma das experiências musicais mais incríveis que eu já tive. [A música] foi feita por duas pessoas que se respeitam e que amam a música - foi isso", conclui.
Quase-inédita
Apesar de nunca lançada pelo Rei do Pop, tanto a letra quanto a melodia de "Another day" são bastante semelhantes a "Storm", faixa incluída em "Baptism", álbum de 2004 de Kravitz, com participação do rapper Jay-Z.
Em uma carta enviada ao site Spinner em junho de 2009, logo após a morte de Jackson, Kravitz já havia comentado sobre a parceira antiga. "Eu gravei uma música com Michael, que não foi lançada, e foi a melhor experiência que eu já tive em um estúdio. Ele era divertido. Muito divertido, e nós rimos o tempo todo", dizia a carta do cantor.
Em outubro de 2009, a canção "This is it" foi lançada como uma inédita de Jackson. Porém a faixa já havia sido gravada anteriormente com o nome de "I never heard". A família do Rei do Pop acabou dividindo os créditos de composição da faixa com Paul Anka, que escreveu a música com Jackson.