Archive for 04/23/11


Mestre da sanfona terá longa-metragem a seu respeito, elaborado por Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian; Dominguinhos, Volta e Meia será lançado em 2012
Foto: Divulgação
Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian preparam doc sobre Dominguinhos
Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian preparam doc sobre Dominguinhos
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A cantora Mariana Aydar, o músico Duani e o compositor Eduardo Nazarian estão preparando um documentário sobre Dominguinhos, intitulado Dominguinhos, Volta e Meia.

Dirigido por Felipe Briso, o filme apresentará a trajetória deste que é um dos maiores nomes da música nacional, contando com entrevistas e encontros musicais com diversas pessoas que foram importantes na vida do músico. "Estamos fazendo o máximo para que seja um documentário à altura dele", disse Mariana, à Rolling Stone Brasil. "Queremos mostrar a universalidade do Dominguinhos, que apesar de ser esse cara regional, está em todo lugar. Uma pessoa que nunca abandonou a sanfona, nunca abandonou o forró, nem a devoção por Luiz Gonzaga."

De acordo com comunicado oficial, o primeiro da série de encontros aconteceu nesta semana, com João Donato. Dominguinhos e ele tocaram "Plantio do Amor" (Dominguinhos) e "Minha Saudade" (João Donato), que contaram com arranjos especiais. "'Plantio do Amor' aparece com arranjo que a aproxima da sonoridade dos anos 60, do Beco das Garrafas, que remete aos trios de sambajazz. Já em 'Minha Saudade', a sanfona de Dominguinhos confere um gosto inusitado ao que seria um tema de bossa nova", explicou Nazarian, por meio de texto enviado à imprensa. Hermeto Pascoal, Lenine, Gilberto Gil e Elba Ramalho também participarão do documentário.

A equipe começou a trabalhar no projeto há quatro anos, mas só agora conseguiu a verba necessária para a realização, por meio do Edital Nacional Natura Musical. A produção fica a cargo da bigBonsai e o filme deve ser lançado no primeiro semestre de 2012.


Rede estadual do Paraná fez concursos para contratar profissionais capacitados, enquanto São Paulo forma professores de arte


Apesar dos três anos de prazo para a entrada em vigor da obrigatoriedade do ensino de música, a maioria das redes ainda não fez adaptações. Gestores reclamavam da falta de diretrizes que devem ser anunciadas nas próximas semanas após reunião de representantes do Ministério da Educação com especialistas no assunto.
O Paraná é uma das exceções. Por lá o ensino de música ocorre como conteúdo incluído na disciplina de artes, que engloba também artes visuais, teatro e dança. O departamento de Educação Básica orienta o ensino da música com a formação de uma massa crítica e o contato com melodias e harmonias de diferentes culturas. Para o ensino médio, existe o Livro Didático Público de Arte com cinco capítulos referentes ao ensino de música, além do caderno de musicalização recebido pelos alunos.
Foto: Agência de Notícias do Paraná
Alunos do colégio José Guimarães sob regência da professora Silviane Stockler
No Colégio Estadual Professor José Guimarães, em Curitiba, a professora de Artes com formação em música  de Lima dá continuidade a um trabalho iniciado há dois anos que inclui teoria, marcação rítmica e à contextualização histórico-política de determinadas canções. Os alunos se sentem à vontade tocando músicas populares brasileiras nos mais variados instrumentos. “O principal é ensinar a organização do som. O objetivo não é formar um músico, mas sim que os estudantes saibam apreciar e entender. É abrir o interesse para a área musical”, explica a professora.
Os olhares curiosos e as perguntas demonstram o interesse de estudantes. Para os jovens que já tocavam algum instrumento, a empolgação é ainda maior, como no caso de Fernando Lesniowski e Brunna Karolina de Oliveira Guimarães, ambos de 16 anos. “Eu curto rock, mas a professora também já trouxe baião e samba, por exemplo”, conta Fernando. O aprendizado também é destacado por Marcelo Augusto, de 19 anos. “Já tinha contato com outros instrumentos, mas tocava apenas de ficar olhando as notas musicais. Nunca fui de ficar olhando partitura, que foi uma coisa que nos ensinaram”, disse.

O governo paranaense informou que desde 2003 houve três concursos públicos para contratação de professores. No entanto, não esclareceu se as contratações foram suficientes.Hoje, as aulas são incrementadas com instrumentos musicais fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação. Mas os objetos não são considerados imprescindíveis.
Na cidade de São Paulo, a música foi incluída nas orientações curriculares de 2008 contemplando ritmos regionais, afro-brasileiros e indígenas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, até o final do ano passado 24 cursos formaram 1.006 professores em linguagem musical. Porém, a pasta não identificou um trabalho que já estivesse em andamento e servisse como exemplo a ser retratado nesta reportagem.
Há também atividades fora do horário de aula comum como bandas e fanfarras, iniciação musical e apresentações eruditas que são oferecidas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
No Rio Grande do Sul, o governo anterior fez um documento por série detalhando conteúdos musicais e objetivos. A atual Secretaria de Educação, no entanto, diz que nenhuma escola de ensino fundamental e médio adota música nas aulas.

Banda britânica grava com produtor de Amy Winehouse e se dá bem
 
DivulgaçãoDivulgação

O Duran Duran agora mantém quatro integrantes da formação original


Um dos ícones do pop rock dos anos 80, o Duran Duran nunca saiu de cena após seus anos de ouro, mas viveu fases mais e menos recomendáveis.

Com seu novo álbum, All You Need Is Now, que sai no Brasil pelo selo Lab 344, a banda britânica atinge seu melhor momento desde os anos 90. Aliás, um dos melhores da carreira.

Com a saída do guitarrista Andy Taylor, substituído pelo competente Dom Brown, o Duran Duran hoje inclui quatro integrantes de sua formação original.

Todos se mostram em ótima forma, a começar pelo carismático vocalista Simon Le Bon.

John Taylor nos proporciona as melhores linhas de baixo desde os tempos do álbum Notorious (1986), enquanto Nick Rhodes esbanja aquelas texturas bacanas de teclados e Roger Taylor prima pela discrição na bateria.

A produção, a cargo de Mark Ronson, que revelou Amy Winehouse, conseguiu ao mesmo tempo dar um ar moderno ao som da banda, sem no entanto descaracterizá-lo.

O repertório de 14 músicas é bem bacana, incluindo maravilhas como All You Need Is Now, Blame The Machines, Safe (In the Heat Of The Moment), The Man Who Stole a Leopard eRunway Runaway.

A mais recente passagem da banda para shows no Brasil, em 2008, já dava dicas de que os caras estavam entrando em ótima fase, o que se confirmou em sua participação, esta semana, no badalado festival de Coachella, nos Estados Unidos.

via R7



Artista: VA
Álbum: US TOP 25 Rock Songs Charts
Lançamento: 2011
Gênero: Rock
N° de Faixas: 25
Qualidade: 320 Kbps
Tamanho: 176 MB


Tracklist:
01. Foo Fighters – Rope
02. Mumford and Sons – The Cave
03. Rise Against – Help Is On The Way
04. Seether – Country Song
05. Cage The Elephant – Shake Me Down
06. Linkin Park – Waiting For The End
07. The Black Keys – Howlin For You
08. The Black Keys – Tighten Up
09. Incubus – Adolescents
10. Papa Roach – Burn
11. Stone Sour – Say Youll Haunt Me
12. Mumford and Sons – Little Lion Man
13. Shinedown – Diamond.Eyes
14. Death Cab For Cutie – You Are A Tourist
15. Skillet – Awake and Alive
16. Florence and The Machine – Dog Days Are Over
17. Sick Puppies – Riptide
18. Foster The People – Pumped Up Kicks
19. Adele – Rolling In The Deep
20. Young The Giant – My Body
21. Sixx A.M. – Lies Of The Beautiful People
22. Beastie Boys – Make Some Noise
23. Three Days Grace – Lost In You
24. Hollywood Undead – Hear Me Now
25. The Airborne Toxic Event – Changing



Artista: CPM 22
Álbum: Depois de Um Longo Inverno
Lançamento: 2011
Gênero: Pop Rock
N° de Faixas: 13
Qualidade: 192 Kbps
Tamanho: 97 MB


Tracklist:
01. Abominável
02. Vida ou Morte
03. Filme Que Eu Nunca Vi
04. Hospital do Sofredor
05. Cavaleiro Metal
06. Quem Sou Eu?!
07. Na Medida Certa
08. Um Pouco de Paciência
09. Sofridos e Excluídos
10. Nova Ordem
11. CPM 22
12. Minoria
13. Março 76



Artista: VA
Álbum: NOW: That’s Portugal
Lançamento: 2011
Gênero: Pop / Dance
N° de Faixas: 18
Qualidade: 320 Kbps
Tamanho: 96 MB


Tracklist:
01. Sal. Raio de Sol
02. Tim. Voar
03. Jorge Palma. Cara de Anjo mau
04. David Antunes. Jóia encantada
05. Nuno Guerreiro. Tento Saber
06. Miguel Gameiro. O teu nome
07. Paulo Gonzo ft Lucia Moniz. Leve beijo triste
08. Fingertips. Simple words
09. André Sardet. Roubo-te um beijo
10. Pedro Abrunhosa. Fazer o que ainda não foi feito
11. Lucia Moniz. Dizer que não
12. Susana Félix. E amanhecer
13. David Fonseca. U know who I am
14. Susana Vieira. A história de Lilly Braun
15. Pedro Khima. Esfera
16. Deolinda. Um contra o outro
17. Tiago Bettencourt & Mantha. Tens de largar a mão
18. Aurea. Busy (for me) (Original Mix)



Artista: Nickelback
Álbum: Greatest Hits
Lançamento: 2009
Gênero: Rock
N° de Faixas: 42
Qualidade: 320 Kbps
Tamanho: 351 MB


Tracklist:
CD 1
01. Something in Your Mouth 03:38
02. Follow You Home 04:18
03. Never Again 04:20
04. Gotta Be Somebody 04:13
05. Photograph 04:16
06. How You Remind Me 03:42
07. Someday 03:26
08. Hero 03:16
09. Just For 04:02
10. Animals 03:03
11. Never Gonna Be Alone 03:47
12. Because of You 03:30
13. Breathe 03:58
14. If Everyone Cared 03:36
15. Too Bad 03:51
16. Feelin 27 Way Too Damn Good 04:14
17. Leader of Men 03:29
18. Rockstar 04:13
19. Throw Yourself Away 03 03:54
20. Left 04:00
21. Deep 02:47
CD 2
01. Shakin 27 Hands 03:41
02. Side of a Bullet 02:59
03. Savin 27 Me 03:39
04. I 27d Come For You 04:24
05. Woke Up This Morning 03:50
06. Slow Motion 04 03:32
07. If Today Was Your Last Day 04:10
08. Do This Anymore 04:04
09. Old Enough 02:47
10. Believe It or Not 04:09
11. Hollywood 03:03
12. Cowboy Hat 03:57
13. Far Away 03:58
14. See You at the Show 04:04
15. Should 27ve Listened 03:43
16. Saturday Night%27s Alright 03:42
17. Flat on the Floor 02:03
18. Good Times Gone 05:19
19. Figured You Out 03:49
20. Curb 04:51
21. Little Friend 03:48


Conselheiros Nacionais de Educação dizem que só transversalidade das disciplinas permitirá introduzi-los


Nos últimos quatro anos foram acrescentados ao currículo da educação básica mais sete conteúdos obrigatórios. Em 2007, uma lei introduziu direitos das crianças e dos adolescentes. Em seguida, em 2008, entrou história e cultura afro-brasileira e indígena. Logo depois, vieram filosofia e sociologia – estas como disciplinas para o ensino médio – e, ainda naquele ano, música. Em 2010, uma emenda somou artes regionais e um decreto estabeleceu educação financeira.
Foto: Arquivo PessoalAmpliar
Professora de educação musical Liane Hentschke diz que o mínimo necessário é um professor formado

Para cada novo componente foi dado um prazo de adaptação válido para escolas públicas e privadas. A obrigatoriedade do ensino de música começa no próximo mês de agosto, mas o Ministério da Educação (MEC) criou apenas este mês um Grupo de Trabalho para estabelecer a metodologia de implantação do conteúdo. Enquanto isso, algumas redes contrataram profissionais, outras investiram em projetos fora do horário de aula e a maioria ainda não se adaptou.
Pela lei, não é necessária uma disciplina para música, mas apenas a introdução de conteúdos. Dessa forma, diferentes professores poderiam introduzi-la dentro ou fora do horário de aula.
Liane Hentschke, professora de educação musical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – instituição que é referência na área no País – defende que o mínimo seja um educador com formação específica e equipamentos musicais. “Dá para começar com o laboratório de informática e trabalhar softwares musicais com os quais as crianças já estão habituadas fora da escola, mas é importante ter um professor com consciência dos objetivos e que saiba introduzir outras músicas” afirma, acrescentando que depois de alguns meses também será necessário apresentar instrumentos.
“É preciso ter pelo menos aparelho de som, DVD, televisão, instrumentos de percussão, de corda, tambores e chocalhos. Para usar a voz, é preciso um profissional que entenda de canto, não é só cantar”, explica.
Ainda assim, ela defende que a música não ocuparia o tempo das disciplinas já existentes, pelo contrário, ajudaria a melhorar a compreensão delas. “Contribui para as capacidades de leitura, comunicação, sociabilidade, ouvir o outro, lógica, interpretação e ainda pode ser uma forma de incluir deficientes diversos”, argumenta.
Solução é integrar
A integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Clélia Brandão, lamenta que o estabelecimento de obrigatoriedade seja traduzido como um imposição de um componente sem conexão com os demais. “A música é fundamental desde a Grécia antiga e queríamos garantir que ela fizesse parte da formação dos jovens, ela agrega e serve para tornar a escola atraente. Agora vemos redes pensando no que dar de forma isolada, por série ou fora do contexto das outras áreas, isso é um modelo falido”, diz.
Queríamos garantir que a música fizesse parte da formação por agregar e tornar a escola atraente. Agora vemos redes pensando no conteúdo de forma isolada, por série ou fora do contexto, isso é um modelo falido"
Para ela, a música deveria integrar turmas diferentes e fazer parte de projetos com conteúdos de várias áreas. “A gente tem sido tradicionalista, tratando o aprendizado como uma série de pedacinhos, isso torna difícil acrescentar algo novo, a sonoridade deveria ajudar a unir e não entrar como outro conteúdo separado”. Ela espera que a equipe formada este ano possa esclarecer este “mal entendido”. “A escola tem que ousar ou estamos perdendo tempo.”
Outro conselheiro, José Fernandes Lima, critica a criação de muitos conteúdos novos. Relator de uma proposta de mudança no ensino médio que daria autonomia às escolas para montar suas grades curriculares, ele diz que os conteúdos devem ser dados de forma integrada e que o próximo passo seria tornar mais difícil a imposição de componentes. “Precisa estabelecer que direitos humanos são conteúdo? E educação a favor da diversidade? São coisas que a escola precisa ensinar pelo exemplo e o tempo todo, casos assim não devem ser colocados como componentes sob o risco de serem tratados apenas na aula específica do assunto.”

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