Archive for 10/02/09
Pitchfork divulgou lista dos 200 melhores discos dos anos 2000.
Banda britânica teve três discos listados no total.
Do G1,
Capa do disco 'Kid A', do Radiohead (Foto: Reprodução)
Adiantando-se ao final da década, o site norte-americano especializado em música divulgou nesta sexta-feira (2) as primeiras posições da sua lista com os 2000 melhores álbuns dos anos 2000. Em primeiro lugar ficou "Kid A", disco do Radiohead de 2000, seguido por "Funeral" do Arcade Fire na segunda posição e por "Discovery" do Daft Punk no terceiro lugar.
A resenha sobre o álbum diz que "nenhum outro disco capturou o sentimento complexo da era de uma maneira tão elegante e bela". O texto ainda diz que o disco reflete o avanço da tecnologia ao longo da década. "Parte dos nossos cérebros passaran a funcionar on-line nos últimos dez anos; não é uma coisa boa nem má; é só o jeito que o mundo é (...) 'Kid a' parece ser o Grande Álbum da era on-line".
O Radiohead ainda teve outros dois discos na lista "In rainbows" de 2007 em 21º e "Amnesiac" de 2001 em 34º. Outros artistas com três discos entre os 200 foram Kanye West ("Late registration", "The college dropout" e "Graduation") e Animal Collective ("Sung tongs", "Merriweather Post Pavillion" e "Feels"). Confira abaixo os vinte primeiros, e veja a lista completa aqui (em inglês).
01. Radiohead "Kid A"
02. Arcade Fire "Funeral"
03. Daft Punk "Discovery"
04. Wilco "Yankee hotel foxtrot"
05. Jay-Z "The blueprint"
06. Modest Mouse "The moon & Antarctica"
07. The Strokes "Is this it"
08. Sigur Rós "Ágætis byrjun"
09. Panda Bear "Person pitch"
10. The Avalanches "Since I left you"
11. Ghostface Killah "Supreme clientele"
12. The White Stripes "White blood cells"
13. OutKast "Stankonia"
14. Animal Collective "Merriweather Post Pavillion"
15. The Knife "Silent shout"
16. Sufjan Stevens "Illinois"
17. LCD Soundsystem "Sound of silver"
18. Kanye West "Late registration"
19. Spoon "Kill the moonlight"
20. Interpol "Turn on the bright lights"
Cantora de 74 anos está internada em Buenos Aires.
Artista argentina teve complicações renais e respiratórios.
Da Reuters
AP
A cantora argentina Mercedes Sosa em foto feita em outubro de 2007. (Foto: AP)
O estado de saúde da cantora argentina Mercedes Sosa se agravou nesta sexta-feira (2) e só um milagre poderá salvá-la, disse um sacerdote que a visitou para lhe ministrar o sacramento da extrema unção no hospital de Buenos Aires onde ela está internada.
Sosa é uma das intérpretes mais conhecidas da música regional latino-americana e a mais famosa artista argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla. Ela foi internada semanas atrás depois de sofrer uma complicação renal, mas seu estado piorou nos últimos dias por causa de uma falha cardiorrespiratória.
A artista, 74, está em na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conectada a um respirador. O último informe médico da clínica indicava que seu prognóstico é reservado.
O padre católico Luis Farinello disse que a cantora recebeu a unção dada aos doentes que é administrada normalmente a pessoas que estão na iminência de morrerem, em cumprimento a um pedido da família e da própria Sosa.
"Esperamos um milagre", afirmou o religioso.
O estado de saúde de Sosa era acompanhado por numerosos artistas, incluindo alguns que a visitaram no hospital, e por fãs, que encheram de mensagens o site oficial da cantora na Internet.
O comunicado médico divulgado pela clínica nesta sexta-feira afirmava que ela sofreu uma maior deterioração de suas funções vitais.
"São instantes de oração. Isto tem a ver com uma situação de vida em que ela viveu plenamente seus 74 anos, fez praticamente tudo o que quis, viveu uma vida muito plena", disse na quinta-feira a jornalistas Fabián Matus, o único filho da cantora.
"Mercedes sempre foi um símbolo de liberdade", acrescentou.
'La Negra'
Sosa, apelidada carinhosamente de "La Negra", por causa da cor de sua pele, ficou fora de cena por algum tempo anos atrás por um problema de saúde, mas retornou em 2005.
Neste ano, ela lançou um disco em dois volumes denominado "Cantora", em que canta em parceria com artistas como Joan Manuel Serrat, Caetano Veloso e Shakira, razão pela qual está indicada a três prêmios Grammy Latino.
Argentina de 74 anos está internada em Buenos Aires.
Artista teve problema renal e respira com ajuda de aparelhos.
Da EFE
A cantora argentina Mercredes Sosa em foto feita em outubro de 2007. (Foto: AP)
A cantora argentina Mercedes Sosa continua em estado crítico, sedada e respirando com ajuda de aparelhos, confirmou seu filho Fabián Matus, que disse que o momento é de "oração", mas sem "perder a esperança".
"Sentimos uma grande tristeza", assinalou Matus, que explicou que Sosa se mantém em estado crítico desde quarta-feira, quando a família decidiu ligá-la a aparelhos que ajudassem na respiração.
Desde que, no começo da manhã, se conheceu a piora do estado de Mercedes Sosa, de 74 anos, milhares de seguidores começaram a postar mensagens de apoio em seu site oficial, que foi bloqueado depois das mais de 700 mil visitas.
"Ela viveu plenamente seus 74 anos, fez praticamente tudo o que quis, não teve nenhum tipo de barreira nem medo. Viveu uma vida muito plena, que foi dolorosa, pelo exílio", assinalou Fabián Matus.
Mercedes Sosa foi internada em meados de setembro em Buenos Aires vítima de um problema hepático que piorou com complicações pulmonares.
O hospital onde a cantora está internada recebeu a visita de artistas, políticos e amigos.
Evento da MTV aconteceu na noite desta quinta (1º) em São Paulo.
Skank, Paralamas e MV Bill também foram contemplados - veja a lista.
O jogador Ronaldo (com a mulher, Bia) se prepara para participar do VMB 2009.
Anunciados pelo jogador Ronaldo, que subiu ao palco do Credicard Hall, na noite desta quinta (1º), aos gritos de "timão!", os integrantes da banda Fresno foram premiados com o troféu de Artista do Ano no Video Music Brasil, em São Paulo. O grupo já havia sido contemplado antes com o troféu de Melhor Banda Pop. Já o NX Zero levou a estatueta de Hit do Ano.
A edição 2009 da cerimônia da MTV transcorreu sem surpresas, destacando artistas que já se tornaram figurinhas carimbadas na programação da emissora e deixando de lado os jovens talentos do cenário alternativo. O prêmio de Revelação, por exemplo, ficou com a banda Cine.
Já na categoria rap concorriam Kamau e Emicida, dois dos nomes mais interessantes da cena atual. O vencedor, no entanto, foi o veterano MV Bill. Emicida também concorria a Videoclipe do Ano, mas perdeu para o Skank.
O mesmo aconteceu com a Banda dos Sonhos: a formação escolhida inclui integrantes do Fresno e da banda de Pitty. Essa última e algumas outras categorias, aliás, foram premiadas em estúdio, no que foi chamado de "VMB Antes". A emissora gravou e exibiu flashes durante a premiação principal.
Previsível como as outras edições, o evento começou por volta das 21h40 com o Paralamas do Sucesso, que recebeu o troféu de Show do Ano. À cantora Céu, que concorria na categoria MPB e cujo recém-lançado álbum, "Vagarosa", está entre as boas novidades recentes, restou apresentar o prêmio com Samuel Rosa.
O rapper paulistano Emicida e a cantora Fernanda Takai, do Pato Fu, anunciaram o show de Erasmo Carlos. O Tremendão apresentou a faixa "Cover", que faz parte do repertório de seu recém-lançado álbum, "Rock 'n' roll". O cantor emendou uma versão incendiária de "É proibido fumar", composta em parceria com Roberto Carlos nos anos 60, em um dos melhores momentos do Video Music Brasil.
O veterano roqueiro deixou para trás a cantora Wanessa e sua parceria com o rapper americano JaRule. O "momento fofura" ficou por conta de Luisa Lovefoxx, do CSS, e Mallu Magalhães. A dupla apresentou o prêmio de Aposta MTV, que foi para o Vivendo do Ócio, de Salvador.
Se as piadas dos apresentadores - a exemplo de Kika, Titi e Marcelo Tas - não seguraram a onda, ficou para o Massacration a tarefa de divertir. Em seu retorno aos palcos, a banda de metal formada pelos integrantes do Hermes & Renato cumpriu a missão com competência, em uma inusitada parceria com o cantor Falcão.
Apesar de tudo apontar para o contrário, Nando Reis aproveitou para reforçar que, diferente do que muitos gostavam de dizer, "o rock ainda não tinha morrido".
A premiação terminou à 0h15 com os escoceses do Franz Ferdinand tocando a dançante "No you girls". Para alívio dos fãs, desta vez o show de encerramento não teve playback.
Confira abaixo, em negrito, os premiados do VMB 2009:
Artista do ano
Fresno (vencedor)
Nando Reis
Skank
NXZero
Pitty
Marcelo D2
Jota Quest
Mallu Magalhães
Seu Jorge
Os Paralamas do Sucesso
Melhor Show do Ano
Little Joy
Os Paralamas do Sucesso (vencedor)
Arlindo Cruz
Marcelo Camelo
Móveis Coloniais de Acaju
Blog do Ano
Juca Kfouri
Papel Pop
Jovem Nerd (vencedor)
Brainstorm 9
Sedentário & Hiperativo
Hit do Ano
"Sutilmente", Skank
"Burguesinha", Seu Jorge
"Cartas para você", NXZero (vencedor)
"Me adora", Pitty
"Fly", Wanessa com participação de Ja Rule
Aposta MTV
Vivendo do Ócio (vencedor)
Emicida
Black Drawing Chalks
Holger
Mickey Gang
Videoclipe do Ano
"Triunfo", Emicida
"My favorite song", Black Drawing Chalks
"Modern kid", Júpiter Maça
"Eu que não estou mais aqui", Nervoso e os Calmantes
"Dance agora", Cachorro Grande
"Vanguart", Mallu Magalhães
"Casa abandonada", Pública
"Sutilmente", Skank (vencedor)
"Ainda não passou", Nando Reis
"Súplica cearense", O Rappa
Artista Internacional do Ano
Green Day
Britney Spears (vencedora)
Beyoncé
Lady GaGa
Black Eyed Peas
Kings of Leon
Arctic Monkeys
Lily Allen
Katy Perry
Franz Ferdinand
Filme/Documentário Musical do Ano
"Loki", de Paulo Henrique Fontenelle
"Dub echoes", de Bruno Natal e Chicodub Linhares
"Titãs - A vida até parece uma festa", de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves (vencedor)
"Simonal - Ninguém sabe o duro que dei", de Claudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer
"Coração vagabundo", de Fernando Grostein Andrade
Webhit do Ano
Stefhany Crossfox
Funk do Joel Santana
Caetano caindo
Escolha já seu Nerd, do Seminovos (vencedor)
Xuxu em Pantera Cor de Rosa
Banda/Artista Revelação
Cine (vencedor)
Gloria
Little Joy
Copacabana Club
Garotas Suecas
Melhor Vocalista/Banda dos Sonhos
Lucas (Fresno) (vencedor)
Pitty
Seu Jorge
Mallu Magalhães
Hélio Flanders (Vanguart)
Melhor Guitarrista/Banda dos Sonhos
Sérgio dias (Os Mutantes)
Martin (Pitty) (vencedor)
Lucio Maia (Nação Zumbi)
Marcelo Gross (Cachorro Grande)
Gabriel Thomaz (Autoramas)
Melhor Baixista/Banda dos Sonhos
Dengue (Nação Zumbi)
Tavares (Fresno) (vencedor)
Lauro (O Rappa)
Lelo (Skank)
Rodolfo (Cachorro Grande)
Melhor Baterista/Banda dos Sonhos
Duda (Pitty) (vencedor)
Pupilo (Nação Zumbi)
Jean Dolabella (Sepultura)
Gabriel azambuja "Boizinho"(Cachorro Grande)
Curumim (YB Music)
Melhor Banda de Rock
Pitty
Cachorro Grande
Autoramas
Forfun (vencedor)
Strike
Melhor Banda de Rock Alternativo
Nervoso e os Calmantes
Pública (vencedor)
Móveis Coloniais de Acaju
Black Drawing Chalks
Holger
Melhor Banda de Hardcore
Dead Fish (vencedor)
Mukeka di Rato
Devotos
Presto
Garage Fuzz
Melhor Artista Pop
Nando Reis
Skank
Fresno (vencedor)
Wanessa
Jota Quest
Melhor Artista de MPB
Tiê
Cérebro Eletrônico
Fernanda Takai (vencedora)
Curumim
Céu
Melhor Banda/Artista de Samba
Diogo Nogueira
Arlindo Cruz
Mariana Aydar
Casuarina
Zeca Pagodinho (vencedor)
Melhor Banda/Artista de Reggae
Jimmy Luv
Chimarruts (vencedor)
Planta e Raiz
Lei di Dai
Melhor Grupo/Artista de Rap
Kamau
MV Bill (vencedor)
Emicida
Relatos da Invasão
RZO
Melhor Banda Instrumental
Hurtmould
Retrofoguetes
Macaco Bong
Pata de Elefante (vencedor)
Eu Serei a Hiena
Melhor Artista de Música Eletrônica
Database
The Twelves
Boss in Drama
Mixhell
N.A.S.A. (vencedor)
Twitter do Ano
Mano Menezes
Danilo Gentili
Marcos Mion (vencedor)
Mari Moon
Twittess
Game do Ano
Fallout 3
Little Big Planet
Braid
Rockband Beatles
The Sims (vencedor)