Archive for 05/11/11
George Michael anunciou nesta quarta-feira que voltará aos palcos. O retorno será em uma turnê chamada "Symphonica: The Orchestral Tour", o primeiro grande trabalho do músico desde sua prisão. George foi preso por quatro semanas em Londres, em setembro de 2010 por dirigir sob efeito de maconha.
A turnê que começa em agosto e passará por mais de 15 países. O cantor informou que interpretará algumas de suas músicas e fará versões de suas canções favoritas. O cantor lançou este ano duas regravações: "You and I" de Steven Wonder, que foi um presente de casamento para o príncipe Willian, em abril e uma versão de "True Faith" do New Order.
Após saírem de maneira avulsa, os cinco primeiros álbuns do Queen (Queen, Queen II, Sheer Heart Attack, A Night At The Opera e A Day At The Races) estão saindo em uma bela box-set, com exclusividade nas lojas Amazon.
Além das versões remasterizadas, cheias de faixas bônus, o material traz uma bela embalagem e um pôster do grupo. A caixa, que será lançada no dia 17 de maio, comemora os 40 anos da banda.
Pré-venda, clique aqui!
Will.i.am no clipe novo do Black Eyed Peas, Don't Stop The Party
O Black Eyed Peas lançou um novo clipe no iTunes nesta quarta (11). O vídeo traz imagens da passagem do grupo fez pelo Brasil em 2010 com sua The END Tour.
O clipe é para a música Don't Stop The Party, que é o novo single de seu álbum The Beginning, lançado ano passado.
Nas imagens, há registros dos shows do grupo em Recife, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.
Há também cenas aéreas dos prédios de São Paulo, de uma praia no Rio, do centro de Florianópolis e de uma imensa favela não-identificada. Além disso, aparecem camelôs, policiais militares, uma passista de escola de samba e dançarinos de frevo. No final, uma loja de discos é filmada, incluindo um close no álbum em vinil do cantor Di Melo, clássico de soul brasileiro.
Assista o clipe "brasileiro" dos Black Eyed Peas abaixo:
# Por Ana Bittencourt
*
Para lembrar os 30 anos sem Bob Marley, muitas homenagens estão acontecendo em várias partes do mundo durante esta semana, inclusive no Brasil. Uma delas acontece no programaLate Night, apresentado pelo ator Jimmy Fallon, exibido pela rede de tv americana NBC. Durante toda a semana o canal exibe uma série de apresentações musicais com as canções do jamaicano. A primeira delas aconteceu nesta segunda-feira (09), no palco, um dos tantos filhos do rei do reggae, Ziggy Marley, interpretou Get Up, Stand Up. Também passarão pelo programa nomes como Chris Cornell, Jakob Dylan (o filho do homem!!) e Jennifer Hudson, que ficou conhecida ao participar da terceira temporada de American Idol.
*
*
Na Espanha, por exemplo, o maior festival de reggae europeu, o Rototom Sunsplash, também vai render homenagens a Bob Marley. Programado para acontecer em agosto na cidade de Benicassim, o festival terá uma noite dedicada ao compositor jamaicano. E quem se apresentará é Bunny Wailer, o único integrante vivo da formação original dos The Wailers, banda que acompanhou Bob Marley por duas décadas.
*
Mas as homenagens não serão somente musicais. Deve estrear em setembro o documentário “Marley”, sob direção de Kevin Macdonald. O filme tem produção da Tuff Gong Productions e da Sangri-La Entertainment e conta com o apoio da família de Marley. No anúncio oficial do longa, o texto diz: “documentário autorizado e definitivo sobre a vida, o legado e o impacto global dessa verdadeira lenda”. Com certeza, os fãs de Bob Marley concordam.
*
*
Bob Marley foi e continua sendo o maior expoente da reggae music, tanto pela consistência de sua obra, marcada pelo forte posicionamento político e ideológico, sempre abordando os problemas sociais, quanto pela popularidade que atingiu durante sua carreira. Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, em Nine Mile, Jamaica. De família humilde, tornou-se cantor e compositor e em 1973 lançou o álbum Catch a Fire, gravado no início de sua parceria com a banda The Wailers. Na sequência, veio Burnin e um êxito crescente nos EUA com sucessos como Get Up, Stand Up e I Shot the Sheriff, esta, regravada por inúmeros artistas, do rapper Warren G. ao guitarman Eric Clapton.
*
*
Casou com Rita e se tornou adepto ao rastafári, religião que mescla profecias bíblicas, filosofia naturalista e orgulho negro, tendo a canabis sativa como parte da liturgia, hábito que influenciou diretamente a música de Marley. Teve 13 filhos. Três com Rita Marley, dois adotados de relações anteriores e oito com outras mulheres.
*
Na formação Bob Marley & The Wailers, os sucessos fonográficos continuaram disco após disco.Natty Dread (1975) e Rastaman Vibrations (1976), são dois exemplos que chegaram aos primeiros lugares dos rankings nos EUA.
Após ter sido baleado em um atentado com motivações políticas, Bob Marley deixou a Jamaica e vai para os Estados Unidos, onde grava discos importantes como Exodus (1977), Kaya (1978),Babylon by Bus (1978) e Survival (1979). Seu último disco em vida foi Uprising (1980). Aliás, a turnê européia deste álbum bateu recordes de público. Mas foi justamente no final da temporada de shows que Marley não resiste ao câncer e morre em Miami, aos 36 anos, em 11 de maio de 1981. O corpo do rei do reggae foi levado a um mausoléu na Jamaica e lá é venerado como um dos símbolos mais importantes do país, até hoje.
*