Primeiro disco da banda de Ozzy Osbourne completa 40 anos de lançamento
O heavy metal surgiu em uma sexta-feira 13. Nada mais adequado, não é mesmo? Para ser mais preciso, no dia 13 de fevereiro de 1970. Foi nessa data que chegou às lojas o álbum Black Sabbath, o primeiro da banda de Ozzy Osbourne.
O quarteto formado por Ozzy (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) não inventou esse estilo musical. Aliás, é difícil um estilo ter um único criador. Mas foi, sem dúvidas, quem o incorporou por completo e o tornou popular.
Antes, grupos como Cream, The Jimi Hendrix Experience, Blue Cheer, Iron Butterfly, Deep Purple, Led Zeppelin e até mesmo os Beatles (em Helter Skelter) já tinham gravado coisas que tem tudo a ver com o estilo.
Mas o Sabbath completou o conceito heavy metal. Além de fazer um som mais básico e barulhento, trouxe para o estilo o visual composto por roupas pretas, crucifixos ao contrário pendurados nos pescoços e as capas sinistras de discos.
Black Sabbath, a música, é um dos rocks mais sinistros (e sensacionais, por tabela) já gravados. O grito de horror de Ozzy Osbourne durante a música é de arrepiar. Outras faixas bem legais são N.I.B. e The Wizard.
A crítica especializada odiou o disco e o grupo, detonando o seu trabalho de estreia. Nem é preciso dizer que não adiantou nada. O Black Sabbath surgiu em uma sexta-feira 13 rumo à eternidade, tornando-se uma das bandas mais populares da história do rock and roll.
Leia um depoimento de João Gordo, do grupo Ratos de Porão, sobre esse disco:
- Tinha seis anos quando esse disco foi lançado. Cara, a capa já era um terror. Dava medo só de ver. A primeira música, Black Sabbath, tem uma introdução de sons de relâmpago e um riff sinistro. Tinha até uma lenda de que você nunca poderia ouvir a música com a luz apagada. Eu nunca tentei, mas quem sabe faça isso hoje!