@BrunoMars deve roubar posto de @Rihanna na parada britânica
Foto: Getty Images
O reinado de Rihanna na parada do Reino Unido pode estar próximo do fim. Depois de emplacar o quinto single no topo da lista em anos consecutivos e se igualar a Elvis, a cntora deve ser batida por Bruno Mars.
O cantor, que vem chamando a atenção da mídia internacional, deve roubar o posto mais alto com Grenade, seu novo single, derrubando What's My Name, parceria de Rihanna com Drake.
Por outro lado, o disco Loud deve seguir firme e forte no topo da parada dos álbuns, segundo aponta o Gigwise
via terra
O novo single de Britney Spears, Hold it Against Me, já pode ser encontrado apra download desde a manhã desta segunda-feira (10/01/2011). A canção foi lançada na última sexta (7) nas rádios dos EUA.
Hold it Against Me conta com produção do sueco Dr. Luke, que já trabalhou com Britney Spears no discoCircus, além de acumular sucessos com Katy Perry (Califórnia Girls) e Ke$ha (Tik Tok).
A canção fará parte do sétimo álbum de estúdio de Britney Spears, que deverá chegar às lojas em março.
Voluntários sentiram "estremecimentos", sinais de extremo prazer
O intenso prazer que se sente ao escutar música provoca no cérebro a liberação de dopamina, um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos associados à alimentação, drogas ou dinheiro, de acordo com um estudo publicado neste domingo (9).
A dopamina é uma substância química da molécula do "sistema de recompensa", que serve para reforçar alguns comportamentos essenciais à sobrevivência (alimentação), ou que desempenha um papel na motivação (recompensa secundária através do dinheiro).
Então como pode estar envolvida em um prazer abstrato como o de ouvir música, que não parece ser diretamente indispensável para a sobrevivência da espécie?
Para entender isso, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), selecionaram dez voluntários de 19 a 24 anos entre os 217 que responderam a um anúncio solicitando pessoas que sentiram "estremecimentos", sinais de extremo prazer, ao escutar música.
Graças a vários aparelhos de diagnóstico por imagens, a equipe de Salimpoor Valorie e Robert Zatorre mediu a liberação de dopamina e a atividade do cérebro.
Paralelamente, sensores informavam a frequência cardíaca e respiratória dos voluntários, bem como sua temperatura ou sinais de estremecimento de prazer no nível da pele.
Os resultados publicados na revista científica Nature Neuroscience mostram que a dopamina é secretada antes do prazer associado à música ouvida, e durante o próprio "estremecimento" de prazer, ou seja, no auge emocional.
Tratam-se de dois processos fisiológicos distintos que envolvem diferentes regiões no "coração" do cérebro.
Durante o auge do prazer, é ativado o núcleo "accumbens", envolvido na euforia produzida pela ingestão de psico-estimulantes, como a cocaína. Antes, no prazer por antecipação, a atividade da dopamina é observada em outra área do cérebro.
O nível de liberação da dopamina varia com a intensidade da emoção e do prazer, em comparação com as medições realizadas ao escutar uma música "neutra", isto é, indiferente aos voluntários. Os pesquisadores explicam:
- Nossos resultados ajudam a explicar porque a música tem esse valor em todas as sociedades humanas. Permitem compreender "porque a música pode ser utilizada de forma eficaz em rituais, pelo marketing ou em filmes para induzir estados de humor..
Como um prazer abstrato, a música contribuiria, graças à dopamina, para um fortalecimento das emoções, ao estimular noções de espera (da próxima nota, de um ritmo preferido), de surpresa, de expectativa.
via R7
-
Norah Jones faz show gratuito no Parque da Independência em São Paulo (14/11/2010)
O que Norah Jones, Carly Simon, Scarlett Johannson, Ben Harper, Bob Weir, Steven Stills e Vincent Gallo têm em comum?
Todos eles emprestaram suas vozes para a trilha sonora de um documentário sobre autismo que será lançada no iTunes nesta terça-feira.
O filme "Wretches & Jabberers" mostra dois homens autistas, Tracy Thresher, 42, e Larry Bissonnette, 52, em uma viagem ao redor do mundo na tentativa de mudar a atitude das pessoas em relação ao autismo.
O músico J. Ralph revelou ter sido contratado para compor a trilha instrumental do filme, mas que ficou tão tocado pela história dos dois homens que escreveu outras 20 canções, e convidou alguns dos músicos mais conhecidos para interpretá-las.
"Estou extremamente orgulhoso de nosso trabalho", afirmou Stills, para quem o projeto foi uma "experiência fora do comum".
O documentário, dirigido pela vencedora do Oscar Gerardine Wurzburg, será lançado nos cinemas dos Estados Unidos em abril.
via UOL
-
Jay-Z durante arpesentação em Los Angeles (26/03/2010)
A faixa "H.A.M.", primeiro single do disco gravado por Jay-Z e Kanye West, foi lançada nesta terça-feira, e já pode ser ouvida na íntegra na web.