Archive for 08/05/09

Músicas como Desayuno (Café da Manhã) e Los Botones (Os Botões) foram censuradas pelo regime militar por seu conteúdo.

Da BBC

O regime militar da Argentina censurou pelo menos seis músicas de Roberto Carlos, entre elas Desayuno (versão em espanhol de Café da Manhã), durante o período da ditadura, nos anos 70.

Um documento divulgado pelas autoridades argentinas lista cerca de 150 canções censuradas para a radiodifusão durante o período e inclui ainda músicas de Donna Summer, Rod Stewart, Eric Clapton e Pink Floyd.


A lista inclui canções de protesto mas, em grande parte, inclui também canções de teor supostamente sexual, ou que falam sobre o uso de drogas, como Cocaine, de Eric Clapton.


O documento foi divulgado pelo Comitê Federal de Radiodifusão (Comfer), o órgão estatal que controla o funcionamento e os conteúdos das emissoras de rádio e TV do país.


O chefe do órgão, Gabriel Mariotto, disse à BBC Mundo que a lista foi encontrada em um escritório do Comfer, quando se arquivavam outros documentos.


"Quando apareceu esta lista de temas censurados, me pareceu muito importante levá-la a público", disse Mariotto.

 

  Censura

Além de Desayuno, as canções Tu Cuerpo, El Progreso, Los Botones, Ilegal, Imoral ou Engorda e Se busca, também de Roberto Carlos, foram censuradas ou classificadas como não aptas a serem tocadas durante o horário de "proteção ao menor", em que crianças e jovens poderiam estar escutando rádio.


Sob o título "canções cujas letras se consideram não aptas para ser difundidas pelos serviços de radiodifusão", estão incluídos outros clássicos da música internacional, como Light My Fire, do The Doors e Je T'aime... Moi Non Plus, do francês Serge Gainsbourg.


Além das músicas românticas, vários autores das chamadas "canções de protesto", como o chileno Victor Jara, a americana Joan Baez e o espanhol Victor Manuel aparecem entre os censurados.


Entre os argentinos, estão incluídos Leon Gieco e Maria Elena Walsh, cujas músicas se converteram em um hino à resistência.


E nem mesmo o tango escapou da censura argentina. La Bicicleta Blanca, de Astor Piazolla e Horacio Ferrer se encontra entre as músicas censuradas.

 Studio 2002

As duas artistas foram indicadas em nove categorias cada uma.
Video Music Awards acontece no dia 13 de setembro em Nova York.

Do G1, em São Paulo

A cantora revelação de 2009 Lady Gaga. (Foto: Divulgação)

A cantora de R&B Beyoncé e a principal revelação do pop em 2009 Lady Gaga lideram a lista de nomeações para o Video Music Awards, prêmio anual da MTV norte-americana, com nove indicações cada uma.

A cerimônia de entrega do Astronauta de Prata para os melhores videoclipes do ano ocorre no dia 13 de setembro no Radio City Music Hall, em Nova York. Os fãs podem votar em seus artistas favoritos no site da emissora até o dia da premiação. Taylor Swift, Pink, Green Day e Muse estão entre as atrações confirmadas no evento.

"Foi muita sorte o vídeo de 'Single ladies' ter alcançado uma conexão tão forte com as pessoas", disse Beyoncé em entrevista ao site da MTV norte-americana. "Passei um bom tempo assistindo às versões enviadas por fãs do mundo inteiro. É muito bonito poder tocar as pessoas e dar vida a uma canção por meio de um clipe."

Logo atrás das duas cantoras vem a princesinha do pop Britney Spears, com sete indicações pelos vídeos de "Womanizer" e "Circus", incluindo as categorias vídeo do ano e melhor vídeo pop.

Os rappers Kanye West, Eminem e a banda inglesa Coldplay têm quatro indicações cada um.

Na categoria reveleção, ao lado de Lady Gaga estão Drake ("Best I ever had"), 3OH!3 ("Don't trust me"), Kid Cudi ("Day 'n' nite") e Asher Roth ("I love college").

As indicadas na categoria melhor vídeo são Lady Gaga ("Poker face"), Beyoncé ("Single ladies [Put a ring on it]"), Katy Perry ("Hot n cold"), Kelly Clarkson ("My life would suck without you"), Taylor Swift ("You belong with me") e Pink ("So what").

 

Veja todas as categorias no site do VMA.

 Studio 2002

Related Posts with Thumbnails