Archive for 06/18/11
Semanário musical britânico elenca as 10 Melhores letras de Paul com os Beatles
*
Em comemoração ao aniversário de 69 anos de Paul McCartney, nesse sábado, 18 de junho,Spencer Kauffman, jornalista do site UCR elegeu as 10 Melhores Letras que Paul escreveu nosBeatles. Bom, essa é uma lista que pode gerar boas discussões, Michelle e Helter Skelter, por exemplo, não entrariam na minha lista. Na verdade essa relação não passa de uma boa desculpa para parabenizar o ex-beatle. Coloque a sua canção preferida na vitrola e homenageie esse cara que figura entre os grandes gênios da música pop do nosso tempo.
Segue a lista do semanário britânico.
*
10 – Yesterday – Help (1965)
*
Não tem como separar esse som de seu criador. Paul só precisou de um violão para gravar a música desenhada nas teclas de um piano. Inicialmente batizada de “Scrambled Eggs”, o beatle levou um tempo até fechar a letra.
*
“De repente / Não sou metade do homem que era / Há uma sombra pairando sobre mim / O ontem veio / de repente”.
*
*
09 – I Follow The Sun – Beatles Fot Sale (1964)
*
Uma canção de amor melancólica. Paul não fala de um amor perdido, mas sim sobre um relacionamento atual chegando ao fim.
*
“Amanhã vai chover, então, eu vou seguir o sol”
*
*
08 – Michelle – Rubber Soul (1965)
*
Que melhor maneira de escrever uma ode romântica do que jogando um pouco de charme com frases em francês? Exemplo de simplicidade e qualidade a serviço da canção de amor. Pop em essência.
*
“Michelle, minha bela / Essas são palavras que ficam bem juntas”
*
*
07 – Here, There and Everywhere – Revolver (1966)
*
Lennon disse a McCartney que achava essa canção a melhor faixa de Revolver. Quer elogio melhor que esse?
*
“Mudando minha vida com o aceno de sua mão, Ninguém pode negar que existe alguma coisa lá.”
*
*
06 – Helter Skelter – White Album (1968)
*
McCartney revelou que escreveu ‘Helter Skelter’, depois de ler em uma entrevista Pete Townshend dizendo que “I Can See For Miles” era a canção mais barulhenta e suja já gravada pelo Who. Hoje a resposta de Macca é considerada por muitos um dos gêneses do heavy metal.
*
“Estou descendo rápido, mas estou a milhas de você”
*
*
05 – The Fool on the Hill – The Magical Mystery Tour (1967)
*
McCartney disse que ‘The Fool on the Hill” foi inspirado em parte pelo Maharishi Mahesh Yogi, guru dos Beatles no final dos anos 60. Um tema sobre iluminação e decepção.
*
“Mas o bobo da colina vê o sol se pondo / E os olhos em sua cabeça vêem o mundo girando”
*
*
04 – Let It Be – Let It Be (1970)
*
Essa música foi inspirada por um sonho que ele teve com sua mãe, Mary, que faleceu de câncer quando Paul tinha apenas 14 anos.
*
“E nas minhas horas de escuridão / Ela [Mother Mary] está em pé bem na minha frente / Falando sábias palavras / Deixe estar”.
*
*
03 – Blackbird – White Album (1968)
McCartney explicou em entrevistas recentes que escreveu ‘Blackbird’ como uma metáfora sobre a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos durante o final dos anos 60.
*
“Pássaro-preto cantando na calada da noite / Toma essas asas quebradas e aprende a voar / Pela vida inteira / Apenas esperava por esse momento para ser livre”.
**
*
02 – Hey Jude – Single (1968)
*
Macca escreveu ‘Hey Jude’, originalmente intitulada “Hey Jules”, para o filho de John Lennon, Julian, quando seus pais estavam se divorciando.
*
“E cada vez que sentir dor / Ei, Jude, se contenha / Não carregue o mundo nas costas”
*
*
01 – The End – Abbey Road (1969)
*
O clímax do medley que ocupa grande parte do Lado B de Abbey Road, mas basta a última linha para definir que McCartney tem o poder da síntese – poesia no padrão Twitter da vida moderna.
*
“O amor que você recebe / É igual ao amor que você dá”.
*
E aí galerinha!
Tô ensaiando pra vir fazer meu primeiro post, mas juro que ainda não consegui achar "assunto" pra partilhar com vocês, então resolvi primeiramente me apresentar.
Sou mineira da cidade de Lagoa Grande, tenho 26 anos, sou mãe e radialista. Será um prazer vir aqui partilhar algumas coisas com todos os leitores/amigos de profissão/seguidores e afins, e PROMETO que em breve venho deixar algunas palavrinhas pra vocês.
Bom final de semana e um abraço especial pro meu querido mano Paulo, pela confiança.
Tô ensaiando pra vir fazer meu primeiro post, mas juro que ainda não consegui achar "assunto" pra partilhar com vocês, então resolvi primeiramente me apresentar.
Sou mineira da cidade de Lagoa Grande, tenho 26 anos, sou mãe e radialista. Será um prazer vir aqui partilhar algumas coisas com todos os leitores/amigos de profissão/seguidores e afins, e PROMETO que em breve venho deixar algunas palavrinhas pra vocês.
Bom final de semana e um abraço especial pro meu querido mano Paulo, pela confiança.
Em entrevista para Georff Lloyd, na Absolute Radio, na última quinta-feira (16), Paul McCartney afirmou que teria sido John Lennon o responsável pelo fim dos Beatles. Segundo o baixista do Fab Four, Lennon pediu o fim da banda após as gravações do álbum Let It Be.
Segundo Paul, os outros integrantes da banda e ele queriam fazer alguns shows de despedida. “Perguntamos se poderíamos pensar a respeito disso no dia seguinte, mas John estava viajando com Yoko e disse ‘Não, não, está bom, eu me sinto livre’. Então, este foi o fim”, revelou McCartney.
Ah...música!
Música alegra!
Faz viver, não importa o que vai acontecer
Música rejuvenesce!
Faz dançar, faz cantar
Música é lembrança!
Faz reviver, faz renascer
Música inspira!
Faz agitar, faz pensar
Música é mágica!
Faz transformações, anima multidões
Música alimenta!
Por isso eu como eu bebo Música