Archive for 02/27/09

Resenha de CD
Título: No Line
on the Horizon
Artista: U2
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * 1/2


Não era falsa a pista dada pelo rock Get on your Boots, eleito o primeiro single do álbum que o U2 lança na Irlanda nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009. Nas lojas em escala mundial a partir de 2 de março, No Line on the Horizon é disco que tira o grupo da linha de frente do rock mundial. Não é ruim, mas não justifica a expectativa depositada no sucessor do superestimado How to Dismantle an Atomic Bomb (2004). Até porque a banda de Bono Voz recrutou três produtores - Brian Eno, Daniel Lanois e Steve Lillywhite - que tinham cacife e intimidade com o U2 para formatar um som mais sedutor do que o ouvido nas 11 faixas do álbum. A novidade é o ligeiro sotaque oriental das faixas Fez - Being Born e Cedars of Lebanon, provável efeito das sessões de gravação realizadas em Fez, no Marrocos (o álbum também foi formatado em Dublin, Londres e Nova York). Contudo, esse trilho oriental não desvia o som do U2 da rota original, retomada com o álbum sintomaticamente intitulado All That You Can't Leave Behind (2001) - aliás, o último grande título da discografia do quarteto. Fãs da banda vão identificar já aos primeiros acordes o toque pessoal da guitarra de The Edge em rocks como Breathe e Magnificent. No campo das baladas, Moment of Surrender se impõe mais do que White as Snow e Unknown Caller pelo tom épico. Já o bom rock Stand Up Comedy reedita o alto teor de politização do som de um grupo que, por conta das atividades de Bono Vox, tem caráter meio messiânico. Perceptível em várias faixas, a nova guinada do U2 rumo à eletrônica é mais calculada e não chega a descaracterizar o som da banda, que soa mais pop do que de costume em I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight. Ao fim de repetidas audições de No Line on the Horizon, fica a certeza de que o U2 apático de 2009 não honra o histórico fonográfico de uma banda que sempre teve energia de sobra mesmo quando flertava com a música mais volátil em álbuns bem controvertidos como Pop! (1997). Que venha logo um próximo álbum para apagar a má impressão e - quem sabe? - recolocar o U2 na linha de frente do rock mundial! Por ora, seu horizonte é curto.
Via Notas musicais

No embalo do retorno do Simply Red ao Brasil, para trazer sua The Greatest Hits Tour a São Paulo (3 e 4 de março no Credicard Hall) e ao Rio de Janeiro (6 de março no Citibank Hall), a Som Livre - sob licença do selo LAB 344 - está pondo nas lojas o CD duplo Simply Red 25 - The Greatest Hits e o bom DVD The Greatest Video Hits. O CD tem repertório similar ao de coletâneas anteriores do grupo (e várias já foram lançadas no mercado). Já o DVD (capa à esquerda) é especial por exibir, em ordem cronológica, 34 clipes que refazem a trajetória de 25 anos da banda. Formada em 1984, na cidade inglesa de Manchester, o Simply Red celebra na turnê essas duas décadas e meia de existência irregular. Como é perceptível na exposição dos vídeos, o auge artístico do grupo do vocalista Mick Hucknall se concentra no período 1985-1991, época em que a banda lançou hits como Holding Back the Years (1985), If You Don't Know me by Now (1989 - cover do tema do grupo de soul Harold Melvin & The Blue Notes) e For your Babies (1991). Tanto o CD como o DVD trazem no repertório gravação inédita produzida especialmente para a coletânea. Trata-se de Go Now, um cover da música da banda inglesa The Moody Blues. Eis os 34 greatest videos do DVD:

1) Money's Too Tight (To Mention)
2) Come to my Aid
3) Holding Back the Years
4) Open up the Red Box
5) The Right Thing
6) Infidelity
7) Maybe Someday
8) Ev'ry Time We Say Goodbye
9) It's Only Love
10) A New Flame
11) If You Don't Know me by Now
12) You've Got It
13) Stars
14) Something Got me Started
15) Thrill me
16) Your Mirror
17) For Your Babies
18) Fairground
19) Never Never Love
20) Remembering the First Time
21) We're in This Together
22) Angel
23) Night Nurse (com Sly And Robbie)
24) Say You Love me
25) The Air That I Breathe
26) Ain't That a Lot of Love
27) Your Eyes
28) Fake
29) Home
30) You Make me Feel Brand New
31) Sunrise
32) Perfect Love
33) So Not Over You
34) Go Now
Via notas musicais

Primeiro álbum de estúdio de Lionel Richie desde Coming Home (2006), Just Go traz a participação do rapper Akon na faixa-título e em Nothing Left to Give. Neste CD, Richie tenta se inserir na forte cena contemporânea de rap e r & b dos EUA a reboque de escrete de produtores / compositores que, além de Akon, é formado por Stargate, Christopher Tricky Stewart e Ne-Yo, entre outros. Forever, I'm Not Okay, Think of You, Into You Deep, Eternity e Somewhere in London são algumas das 14 músicas do álbum. Previsto inicialmente para sair em 17 de fevereiro de 2009, Just Go vai chegar às lojas dos Estados Unidos a partir de 10 de março. Mas o primeiro single (Good Morning, faixa produzida por The Movement) já chegou ao mercado - sem causar efeito nas paradas.
Via Notas Musicais

Related Posts with Thumbnails