Archive for 07/10/11
Nomes como Ivete Sangalo, Lenine, Marisa Monte, Paulinho da Viola, Nana Caymmi, Yamandu Costa, Tulipa Ruiz e Zélia Duncan interpretam canções de Noel Rosa
O Prêmio da Música Brasileira aconteceu na noite de quarta-feira passada, no Theatro Municipal do Rio. Porém, na madrugada de hoje, à 1h30, a Globo/TV mostra os detalhes da badalada festa. A 22ª edição do evento é dedicada ao sambista carioca Noel Rosa (1910-1937), também conhecido como o Poeta da Vila. Regina Casé e Deborah Bloch apresentam a cerimônia, na qual 104 músicos concorreram a 35 categorias, como pop/rock/reggae/ hip-hop/funk (uma única), samba, canção popular, eletrônico, regional, língua estrangeira e projeto especial, entre outras.
Na noite estrelada, nomes como Ivete Sangalo, Lenine, Marisa Monte, Paulinho da Viola, Nana Caymmi, Yamandu Costa, Tulipa Ruiz e Zélia Duncan - que não concorrem ao prêmio - interpretam canções de autoria de Noel Rosa.
O homenageado de cada edição, o regulamento e a escolha dos jurados foram definidos por um conselho formado por Gilberto Gil, João Bosco, Yamandu Costa, Wanderlea, Zuza Homem de Mello, Antonio Carlos Miguel e José Maurício Machline, idealizador do prêmio.
Homenagem
Os finalistas foram definidos por um júri formado por críticos, jornalistas e músicos. Nesta 22ª edição, os destaque foram Roberta Sá, Hamilton de Holanda, Zeca Pagodinho e Paulo César Pinheiro, que faturaram, cada um, dois prêmios. Reginaldo Rossi, Emílio Santiago e Lulu Santos foram escolhidos os melhores nas categorias canção popular, MPB e pop/rock/reggae/hip-hop/funk, respectivamente. Vanessa da Mata, Elba Ramalho e Alcione ganharam o prêmio de melhores cantoras de pop/rock/reggae/hip-hop/funk, regional e samba. Zezé Di Camargo e Luciano foram escolhidos a melhor dupla na categoria canção popular.
A 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira ganhará, pela primeira vez, uma versão itinerante. O evento percorrerá seis cidades brasileiras (São Luís, Carajás, Belém, São Paulo, Vitória e Belo Horizonte) com um show em homenagem a Noel Rosa e participação de Lenine, Sandra de Sá, Zélia Duncan e Arlindo Cruz.