Em Tóquio, fãs planejam passar a noite entre objetos que foram de Michael Jackson. Em Los Angeles, fãs esperam visitar seu túmulo, e os amantes da música do Rei do Pop poderão fartar-se dela em especiais de estações de rádio e TV.
Fãs, museus e alguns membros da família de Michael Jackson vão lembrar o primeiro aniversário da morte do cantor, nesta sexta-feira (25), com exposições especiais, tributos e danças de "flash mobs" de Manila a Manhattan.
Em Gary, Indiana, a cidade natal da família Jackson, a matriarca do clã, Katherine Jackson, vai inaugurar um monumento ao cantor diante da casa humilde em que o legendário grupo Jackson 5 iniciou sua carreira musical, meio século atrás. Em seguida haverá uma cerimônia memorial e uma vigília à luz de velas, que serão encerrados com a canção "We are the World."
Os filhos de Jackson --Prince Michael, Paris e Blanket -- deverão lembrar o aniversário da morte de seu pai em Gary, em cerimônia reservada.
Em contraste com isso, os prisioneiros das Filipinas que ficaram famosos em 2007 com seu vídeo de "Thriller" no YouTube vão render homenagem ao cantor com mais passos de dança complicados.
A morte repentina de Jackson em 25 de junho do ano passado, aos 50 anos de idade, em Los Angeles, desencadeou manifestações de luto em todo o mundo pelo rei do pop. Ele estava ensaiando para uma série de concertos em Londres que pretendia reavivar sua carreira prejudicada por acontecimentos bizarros em sua vida adulta e alegações de abusos de crianças.
Um ano depois, com o médico pessoal de Jackson aguardando julgamento, acusado de ter causado a morte do cantor por ter lhe ministrado um anestésico poderoso como sonífero, as memórias estão concentradas no artista que recebeu 13 prêmios Grammy e cuja dança emocionou o mundo.
Sem grandes homenagens
Não há grandes homenagens planejadas pelos herdeiros oficiais de Michael Jackson, que agora controlam os direitos sobre a música, a imagem e outros objetos relacionados ao cantor.
grandes homenagens no aniversário de um ano da
morte do filho. (Foto: AP)
Mas o pai de Jackson, Joe, de quem Michael estava distanciado, ajudou a organizar uma homenagem "Forever Michael" prevista para um hotel de Beverly Hills em 26 de junho, na qual a banda dos anos 1970 The Chi-lites e uma sobrinha do clã Jackson estão previstos para se apresentar.
Katherine Jackson, de 80 anos, deu sua bênção ao jantar de levantamento de fundos, e seu livro autopublicado de fotos pessoais de família, "Never can say goodbye", será vendido ali. Mas o evento não tem a participação dos herdeiros oficiais de Michael Jackson.
Enquanto isso, o espetáculo teatral de tributo "The Ultimate Thriller" vai atravessar da Europa e do Oriente Médio para o outro lado do Atlântico pela primeira vez, iniciando na sexta-feira uma turnê americana nos arredores de Boston.
A expectativa é que fãs de Michael Jackson se reúnam no Apollo Theater, no Harlem, onde o Jackson 5 lançou sua carreira, e de que a filial de Nova York do museu de cera Madame Tussaud instale uma estátua nova como parte de uma celebração global de cera da carreira de Jackson. Em Budapeste, na Hungria, fãs já ensaiam para uma homenagem dançante na sexta.
Ásia
Alguns dos eventos mais incomuns terão lugar na Ásia, onde Jackson tinha uma base devota de fãs mesmo após seu julgamento de 2005 por abuso de um menino, no qual foi inocentado.
que pertenceram ao cantor. (Foto: Toshifumi
Kitamura/AFP)
Na única exposição oficial do mundo sobre Michael Jackson, fãs escolhidos aleatoriamente pagarão US$ 1.000 pela oportunidade de passar a noite dentro da Coleção Neverland, na Tokyo Tower, no Japão. Algumas das roupas, dos móveis e dos troféus que o cantor tinha em seu famoso rancho Neverland Valley, na Califórnia central, estão expostos ali desde maio.
A expectativa é que o cemitério onde Jackson foi sepultado, em Los Angeles, abra seus portões na sexta-feira a um número limitado de membros de fã-clubes do cantor, mas que provavelmente restrinja manifestações de canto e dança.
Mas o ar estará repleto de sucessos de Michael Jackson. A MTV norte-americana é uma das várias emissoras de TV e rádio que pretendem passar o fim de semana transmitindo vídeos, retrospectivas e documentários sobre a influência do cantor, os fatos principais do último ano e como sua família vem se saindo.
E os fãs em busca de maneiras de marcar o aniversário com posts no Twitter receberam da empresa de entretenimento móvel Predicto uma lista de versos de 140 caracteres baseados em suas canções.
Os versos incluem "ABC EZ as 123 o simple as doe ray me abc baby u and me grl", de "ABC" do Jackson 5 e "Cuz this is thrilla thrilla nite there ain't no 2nd chance against the thing w/40 eyz, girl", versão de "Thriller".
via G1