O número exato não foi divulgado. Na edição do ano passado, o programa recebeu 97,5 milhões de votos.
O jovem de 23 anos do Estado de Arkansas, derrotou Adam Lambert, de 27 anos, que era favorito para vencer a competição.
"Me desculpem, eu nem sei o que sentir agora. Isso é louco", disse ele, após a vitória. Allen parecia não acreditar no resultado.
Entre as músicas cantadas por Allen estavam os clássicos "Ain't no sunshine", de Bill Withers, e "What's going on", de Marvin Gaye.
Lambert era considerado favorito desde as primeiras fases do concurso, quando recebeu elogios dos jurados por sua voz potente e dramática.
Apesar do favoritismo, Lambert não se mostrou abalado pela derrota.
"Para mim, o que importa não é o que aconteceu hoje à noite, é o que acontecerá amanhã", disse ele.
Durante a final, que durou duas horas, Lambert cantou ao lado do conjunto Kiss, e Allen apresentou-se com Keith Urban. Depois ambos cantaram "We are the champions", ao lado do conjunto Queen.
O programa também teve apresentações de Black Eyed Peas, Cyndi Lauper, Carlos Santana e Rod Stewart.
A final deste ano foi semelhante à da edição do ano passado do American Idol, quando David Cook venceu David Archuleta, que havia recebido elogios eloquentes do jurado Simon Cowell.
A derrota no American Idol não é necessariamente um impedimento nas carreiras dos cantores. Os músicos Chris Daughtry e Jennifer Hudson , que não ficaram nem entre os finalistas em edições anteriores do programa, lançaram carreiras de sucesso. Hudson chegou até a participar de um filme e a ganhar um Oscar.