Archive for 07/24/12
Além de "entender" os pedidos nos tweets, o piano Stanley tem um mecanismo que ativa suas teclas, fazendo com que ele toque sozinho a música solicitada
Em Seattle, Estados Unidos, um piano faz performances ao vivo a partir de pedidos de músicas feitos pelo Twitter - basta fazer uma menção para @Stanleypiano, junto ao nome de uma música ou artista, e o instrumento a conduzirá, sem a necessidade de ter suas teclas tocadas por um ser humano. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a ação é de autoria de uma empresa chamada Digital Kitchen.
Pessoas de qualquer parte do mundo podem enviar seus pedidos ao piano Stanley, que possui um computador em seu interior que lê os feeds. Para reconhecer as solicitações, o instrumento consulta uma biblioteca que contém centenas de músicas cadastradas, em arquivos no formato MIDI - que armazenam cada nota de uma determinada faixa. Uma interface então "traduz" as notas para as teclas de Stanley, e ativa o mecanismo que faz com que ele toque a música em questão.
"Foi um mashup, na tentiva de obter uma criação física e ao mesmo tempo digital", foi como o diretor criativo da Digital Kitchen, David Mikula, definiu brevemente o projeto, também apresentado como "o primeiro piano interativo do mundo." A empresa diz não ter planos de vender ou alugar o piano.