Archive for 03/20/11
O rapper haitiano-americano Wyclef Jean, ex-candidato presidencial do Haiti, foi baleado de raspão na mão no sábado (19) quando fazia campanha eleitoral no país para seu amigo Michel Martelly. Ele se recuperava bem neste domingo (20), segundo um porta-voz.
O tiroteio ocorreu em Delmas, bairro da capital, Porto Príncipe, por volta das 23h locais, disse Joe Mignon, diretor da fundação Yele, que é de Jean.
O músico foi hospitalizado e logo liberado.
O rapper Wyclef Jean (Foto: AP)
Os colégios eleitorais abriram na manhã deste domingo (20) para dar início ao segundo turno das eleições presidenciais.
As eleições começaram em todo o país às 6h locais (8h de Brasília), como o previsto, informaram as autoridades.
Mirlande Manigat, uma acadêmica e ex-primeira-dama dos anos 1970, e o cantor Martelly, de 50 anos, competem pelo trabalho de reconstruir um país castigado pela extrema pobreza, com uma infraestrutura destruída devido ao terremoto de janeiro do ano passado - que matou mais de 220 mil pessoas -, e por uma epidemia de cólera.
As eleições colocam fim a uma extensa e turbulenta temporada eleitoral que disparou acusações de fraude e letais episódios de violência depois do primeiro turno em novembro na corrida para suceder o presidente René Preval.
De acordo com uma última pesquisa divulgada na quinta-feira, Martelly, mais conhecido por seu nome artístico de "Sweet Micky", tem 53,4% das intenções de voto, contra 46,6% de Manigat.
Mas o índice de participação, que prevê ser frágil no país mais pobre da América, dificulta qualquer prognóstico: apenas 23% dos 4,7 milhões de eleitores votaram no primeiro turno de 28 de novembro.
Vendedora prepara bancada para eleitores em Porto Príncipe, neste sábado (19) (Foto: Alexandre Meneghini/AP)
Aristide de volta
Este segundo turno se vê complicado pelo retorno depois de sete anos em exílio na África do Sul do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, muito popular entre os mais pobres, a ponto de haver a possibilidade de muitos de seus partidários decidirem não comparecer às urnas.
Este segundo turno se vê complicado pelo retorno depois de sete anos em exílio na África do Sul do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, muito popular entre os mais pobres, a ponto de haver a possibilidade de muitos de seus partidários decidirem não comparecer às urnas.
Aristide, 57 anos, teve de abandonar o poder em 2004 sob a ameaça de uma insurreição armada e pressões dos Estados Unidos e França, que o consideravam incompetente.
Mesmo assim, o retorno em 16 de janeiro, depois de 25 anos de exílio na França do ex-ditador Jean-Claude "Baby Doc" Duvalier, já tinha complicado o panorama político.
No sábado, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse esperar que o segundo turno presidencial ocorra "em uma atmosfera de calma e paz", afirmou seu porta-voz, Martin Nesirky.
Os resultados do priemiro turno anunciados no início de dezembro deram lugar a violentos protestos que deixaram vários mortos.
Na ocasião, o Conselho Eleitoral Provisório modificou os resultados e excluiu do segundo turno o candidato governista Jude Celestin, acusado de fraude, que tinha ficado em segundo lugar, atrás de Manigar, em benefício de Martelly, que tinha sido terceiro.
Na semana passada, três jovens que faziam campanha em favor de Manigat foram assassinados.
Os centros de votação fecharão às 16h locais (18h de Brasília) deste domingo. Os resultados preliminares das eleições serão anunciados em 31 de março e os definitivos são esperados para 16 de abril. Os eleitores também deverão eleger senadores e deputados.
via G1
Cantora não se preocupou com o mau tempo e esbanjou energia e sensualidade no Morumbi
Nem o mau tempo, com a forte garoa, e muito menos o atraso de quase uma hora de @Shakira tiraram o brilho do show da colombiana, que se apresentou no estádio do Morumbi, em São Paulo, na noite deste sábado (19).
AgNews
@Shakira agradou os 53 mil fãs que estiveram no Morumbi na noite de sábado (19)
Nem o mau tempo, com a forte garoa, e muito menos o atraso de quase uma hora de @Shakira tiraram o brilho do show da colombiana, que se apresentou no estádio do Morumbi, em São Paulo, na noite deste sábado (19).
Surpreendendo as 53 mil pessoas presentes, a cantora abriu o espetáculo com Pienso em Ti fora do palco. De vestido rosa choque de capuz e acompanhada por alguns seguranças, que a protegiam com um guarda-chuvas, ela cruzou um corredor em meio ao público até chegar ao palco principal.
Com sorriso estampado no rosto e muito carisma e simpatia, Shakira agradeceu ao público com um português, que passava longe de ter sido ensaiado.
- Estava com saudades de vocês. Hoje eu sou paulista. A noite é de vocês. Estou aqui para satisfazê-los [risos].
Depois de arrancar o vestido e surgir com uma blusa dourada e uma calça preta bem agarrada, a colombiana deu início a sequências de músicas para lá de animadas, como Te Dejo Madrid e Si Te Vas até chegar em Whenever Wherever, que realmente esquentou o show e sacudiu o público.
Já quase na metade do espetáculo, a trégua da chuva deixou a apresentação de Gitana, em que a cantora dançou com uma saia rodada em meio a um círculo muito emocionante. E fez até quem reclamava do som baixo do espetáculo deixar de lado o problema.
Quatro fãs vão demorar muito tempo para esquecer a noite desta sexta. As meninas foram convidadas pela colombiana para subirem ao palco e aprenderem com ela o tão famoso rebolado, que está presente em quase todas as coreografias da cantora.
Descalça, sempre pulando, dançando e exibindo sensualidade, na sequencia, ela cantou sucessos como Loca,She Wolf, Ojos a Si até a chegada novamente da chuva, que pareceu voltar com mesma intensidade de energia em que Shakira se apresentava.
Depois de dançar dança do ventre, trocar de roupa quatro vezes e até arrancar um de seus tops e ficar apenas sutiã, a colombiana se despediu do público.
Mas as pessoas ainda esperava alguns de seus sucessos serem tocados. E foi com Hips Dont Lie e Waka Waka, hit da Copa do Mundo do ano passado, que ela fechou a noite para os paulistanos.
Mas assim como aqueles que a assistiam debaixo de chuva, sem frescuras e com alegria contagiante, Shakira enfrentou a garoa forte, cantou e dançou as duas canções na passarela. E foi assim, completamente molhada, que ela deu o adeus final ao público após uma hora e meia de show.
O show de Shakira faz parte do Pop Festival, que trouxe além da colombiana, as bandas Chimarruts Train e Zigg Marley, que se apresentaram antes da cantora, e o DJ Fatboy Slim, que fechou as apresentações do festival.
Shakira se apresentará em Brasília
Ainda na noite deste sábado (19), a assessoria de imprensa do Pop Festival confirmou ao R7 a realização de um novo show em Brasília, que foi cancelado na quinta passada (17),por causa da chuva. O evento acontecerá na próxima quinta (24).
via R7