O produtor capixaba André Paste. (Foto: Divulgação)
Os frequentadores do site YouTube podem se deparar com uma cena inusitada: Susan Boyle rebolando ao som do grupo de pagode Exaltasamba. Na verdade, o vídeo que traz a escocesa "cantando" e dançando ao som da música "Dança do bole-bole" é obra do garoto capixaba André Paste, de 17 anos.
"Eu estava com a música na minha cabeça durante toda a manhã, enquanto estava na aula. Cheguei em casa, vi uma matéria sobre ela e resolvi fazer o vídeo demorou só 50 minutos", conta Paste em entrevista ao G1. Mas André tem outros projetos musicais já prontos: ele é produtor de mash ups, músicas feitas apenas a partir de samples de duas ou mais composições originais.
Ainda no colegial (está no terceiro ano do ensino médio, e vai fazer vestibular para Publicidade e Propaganda), Paste já tem milhares de acessos em seu perfil no MySpace, onde divulga seus mash ups que misturam os mais diferentes estilos uma única música mistura Mika, MC Cidinho, Beatles, Madonna, Perlla e New Kids on the Block, por exemplo.
Choque cultural
"Eu gosto de todos os estilos, do mais brega ao erudito", confessa Paste, que diz estar ouvindo recentemente o DJ francês Pilooski, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, o punk cigano do Gogol Bordello e os Racionais MCs. "O mais bacana de misturar é pop com brega, funk carioca e MPB, total choque cultural", define.
André conta que começou a produzir depois de ouvir o disco "Big forbidden dance", álbum de mash ups do carioca João Brasil(que ele considera um "ídolo"), apesar de já conhecer o gênero pelo YouTube e por discos do norte-americano Girl Talk. "Eu fiz um curso de produção musical há uns três anos, quando aprendi a usar o programa Ableton Live. Não tenho nenhum padrão, faço tudo na tentativa. Ouço uma música no iPod e depois vou pro computador experimentar o que combina".
Apesar de ter muita vontade de se apresentar ao vivo, não acha que vai viver de música: "É um hobby, quando cansar eu paro, mas agora eu não quero não. E nem consigo ter outros projetos, neste ano eu estou me dedicando ao vestibular, depois eu penso nisso tudo". E enquanto ele pensa, Susan Boyle vai rebolando.
via G1
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!