Adriana Calcanhotto faz show do disco 'Maré', de 2008, em São Paulo. (Foto: Divulgação)
Depois de uma turnê com mais de 80 shows pelo Brasil e na Europa, Adriana Calcanhotto retorna a São Paulo para duas apresentações neste sábado (16) e domingo (17) no HSBC Brasil. A cantora traz na bagagem músicas de "Maré" (2008), seu álbum mais recente, além dos grandes sucessos de sua carreira.
"Estamos animadíssimos", adianta a gaúcha, em entrevista ao G1. "A platéia de São Paulo é quente e cúmplice, vai ser muito bom. Estava na Europa agora com outros projetos que tenho com Kassin, Moreno e Domenico, estou com muita saudade do show."
Além de Domenico Lancellotti (MPCs, bateria, percussão, baixo e guitarra), Alberto Continentino (baixo, guitarra, escaleta, vocais e berimbau de boca) e Marcelo Costa (bateria e percussão), a banda que a acompanha ao vivo inclui ainda o tecladista Bruno Medina, integrante do Los Hermanos.
"Comecei a pensar na formação pelas duas baterias, com Marcelo Costa e Domenico, dois músicos com quem venho trabalhando há tempos. Chamei Alberto Continentino, com quem fiquei muito impressionada no estúdio nas gravações do 'Maré', e por último chamamos o Bruno Medina, com quem eu já havia gravado no 'Cantada' (2002) e dividido o palco nos shows que fiz com o Los Hermanos", conta.
Adriana Calcanhotto: 'cada noite é uma noite'. (Foto: Divulgação)
"Demoramos para pensar no Bruno justamente por causa dos Hermanos, mas Alberto lembrou que eles estavam de recesso e arriscamos o convite. Ele topou na hora. Modéstia à parte, trata-se de um bandaço", diverte-se a artista, que assina a direção do espetáculo, além de tocar violão, guitarra, cuíca e violoncello.
"Gosto de trabalhar com eles. Sou fã da liberdade e do humor que eles imprimem em tudo o que fazem."
"Maré" tem conexão com o álbum "Maritmo", lançado em 1998. Os temas relativos ao mar vêm ganhando espaço no trabalho de Adriana "a partir da leitura e da audição dos clássicos da literatura e do cancioneiro marítimos", conforme explicação da própria artista.
Segundo ela, é possível que um terceiro álbum sobre o tema seja lançado. "Não gostaria de prometer, mas acredito que sim", despista a cantora, que tem ouvido ultimamente Emiliana Torrini, Kassin "e muita música erudita de uma maneira geral".
Quem já conhece o repertório do disco pode esperar novos arranjos nos shows. "A estrada vai lapidando os arranjos e, sobretudo, os andamentos. É incrível isso, um show equivale a uns vinte ensaios. Tocar ao vivo faz com que as canções se tornem mais fluidas ao mesmo tempo em que nunca saem exatamente iguais. Cada noite é uma noite."
Adriana Calcanhotto "Maré"
Quando: sábado (16), às 22h; e domingo (17), às 20h
Onde: HSBC Brasil, Rua Bragança Paulista, 1281, tel. (11) 4003-1212
Quanto: R$ 60 a R$ 140
via G1
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!