Oasis toca para 8 mil pessoas no Rio


Liam Gallagher


Noel Gallagher


Andy Bell


Noel Gallagher


Liam Gallagher

Em meio às costumeiras turbulências entre os irmãos Liam (vocal) e Noel Gallagher (vocal/guitarra), o Oasis abriu ontem sua turnê brasileira no Rio de Janeiro, que visa divulgar o disco "Dig Out Your Soul" (2008), último disco da banda. Foram 1h40m de apresentação em um Citibank Hall lotado (8 mil pessoas), para uma platéia que recebeu com muito entusiasmo o "britpop" da banda britânica oriunda de Manchester, que tem uma forte influencia dos Beatles. Todos os ingressos de pista foram vendidos, mas quem não conseguiu comprar, pode acompanhar o show pelo canal fechado Multishow que transmitiu o evento.

Marcado para as 21h30, o Oasis iniciou com meia hora de atraso com "Fuckin In The Bushes", música instrumental do disco "Standing on the Shoulder of Giants". O vocalista Liam Gallagher trajava uma espécie de sobretudo preto que permaneceu abotoado até o pescoço do inicio ao fim do espetáculo, que o fez suar muito. Mas isso não pareceu incomodá-lo. Noel, seu irmão, também estava de preto, mas com uma camisa pólo de manga curta. O resto da banda (Andy Bell no baixo, Gem Archer na guitarra, Chris Sharrock na bateria e o tecladista convidado Jay Darlington) também se vestia de forma comum.

O palco não trazia nenhum tipo de  decoração. Era composto por um simples pano preto ao fundo. Também não tinha telões. O destaque ficou a cargo de uma iluminação estratégica, que possuía vários spots superiores frontais que iluminavam a banda permanentemente de vermelho. Do fundo, outros potentes spots iluminavam com diferentes cores todo o palco. Esse choque do vermelho frontal com as luzes que viam de trás proporcionou uma espécie de aura psicodélica a apresentação, que chamou bastante a atenção pelo lindo contraste.

A segunda música foi "Rock Roll Star", que botou todo mundo para sacudir os ossos. Depois veio "Lyla". Ao final, Liam disse: "É bom estar de volta ao Rio" e os acordes de "Shock of the Lightning", do álbum "Dig Out Your Soul", se iniciaram. Depois veio "Cigarettes and Alcohol" que provocou uma ótima reação na platéia. Em "Meaning of Soul", a potente luz que vinha de fundo era vermelha, da mesma forma que nas frontais, dando a impressão que todo o Citibank Hall era pintado de vermelho.

Nos acordes finais de "To be Where Theres Life", Liam abandonou o palco. O motivo foi a próxima canção, "Waiting for the Rapture", que é cantada por Noel. Ambas são do disco "Dig Out Your Soul". Ao término, agradeceu em um português carregado: "Obrigado Rio de Janeiro", completou em inglês "Tem muito tempo que não tocamos nessa casa" e brincou sobre a constante mudança de bateristas "Já tivemos quatro bateristas diferentes desde então". Depois veio "The Masterplan" com Noel trocando sua guitarra por um violão. A música foi cantada em uníssono pelo público.

Ao berros de "Noel!" pela platéia, Liam retornou para cantar "Songbird". Durante a execução, ele pediu para o público acompanhar com palmas e foi prontamente atendido. Em "Slide Away", Noel voltou a tocar guitarra. No final da canção, foi a vez de Liam ter seu nome gritado pelos espectadores. Depois vieram "Morning Glory" e "Ain Got Nothing" (também do disco "Dig Out Your Soul") .

Em "Importance of Being Idle", Liam deixou o palco mais uma vez para Noel assumir os microfones. Liam retorna para cantar mais uma música do "Dig Out Your Soul": "Im Outta Time". Depois vieram os sucessos radiofônicos "Wonderwall" (no final dessa, Liam deu seu pandeiro para uma fã na platéia) e "Supersonic" para encerrar a apresentação. Ambas foram cantadas aos gritos pelo público.

Depois de uma parada de poucos minutos, Noel retorna para o bis com seu violão para tocar uma versão acústica do hit "Don Look Back in Anger" acompanhado por Andy na guitarra e Chris com um pandeiro. Logo após emenda "Fallin Down", a sexta música executada do disco "Dig Out Your Soul". Liam retorna para cantar mais um sucesso: "Champagne Supernova". E fecha a apresentação com o "I am the Walrus", cover do Beatles. Quase no final da execução da canção, um fã atirou uma bandeira do Brasil em sua direção. Liam a pegou, cobriu a cabeça com a mesma e permaneceu estático (faz isso várias vezes) bem na frente do palco até quase os últimos acordes. Apesar dos insistentes pedidos em vários momentos da apresentação para tocarem "Live Forever", a banda não atendeu.

A turnê brasileira do Oasis continua com show em São Paulo, no sábado, Curitiba, no domingo e Porto Alegre, na terça.

Setlist:
- Fuckin In The Bushes
- Rock Roll Star
- Lyla
- The Shock Of The Lightning
- Cigarettes & Alcohol
- The Meaning Of Soul
- To Be Where Theres Life
- Waiting For The Rapture
- The Masterplan
- Songbird
- Slide Away
- Morning Glory
- Ain Got Nothin
- The Importance Of Being Idle
- Im Outta Time
- Wonderwall
- Supersonic

Bis:
- Don Look Back In Anger
- Falling Down
- Champagne Supernova
- I Am The Walrus

via G1

 Studio 2002

Posted by @paulostudio2002 @ sexta-feira, 8 de maio de 2009 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails