Com uma voz familiar contando até quatro em falseto, um novo single de Michael Jackson foi lançado na internet nesta segunda-feira (12), gerando uma resposta rápida dos herdeiros do cantor após Paul Anka ter revelado ser o co-autor da música.
"This is it" está na trilha sonora do documentário sobre o falecido Rei do Pop, mas sua gênese está na verdade em 1983, quando foi escrita para um disco de duetos que Anka estava gravando.
A faixa se chamava "I never heard", e Jackson e Anka são creditados como co-autores de uma versão gravada no começo da década de 1990 pela cantora Sa-Fire. Compare as duas versões no vídeo com a matéria do Jornal da Globo.
50%
Anka disse que os herdeiros de Jackson foram rápidos ao lhe oferecer o crédito de composição na nova versão, prometendo ao cantor 50 % dos lucros da canção.
"Eles fizeram a coisa certa", diz Anka. "Eu não acho que alguém teria tentado fazer algo de errado. Creio que foi um engano honesto".
A balada foi lançada no site oficial de Jackson e enviada para rádios. Ela ajudou a chamar a atenção do público para o documentário que estreia no final do mês, feito com imagens dos ensaios de Jackson para a temporada de shows que nunca teve a chance de realizar.
Representantes dos herdeiros de Jackson reconheceram a co-autoria de Anka em uma nota divulgada à imprensa. Até o compositor aparecer, a história da faixa era um mistério.
"A música foi escolhida porque a letra estava em sintonia com o nome que Michael deu para a sua turnê", diz a nota. "Nós estamos muito animados em apresentar esta música na voz de Michael pela primeira vez, e com o fato de que os fãs de Michael responderam em números sem precedentes".
Processo abortado
Anka, aos 68 anos, pensou inicialmente em abrir um processo depois de ser informado na segunda-feira (18) por veículos como o jornal "The New York Times" e o site TMZ sobre as semelhanças entre "This is it" e a versão de Sa-Fire. Mas mais tarde no mesmo dia, ele disse estar satisfeito sobre como a situação foi resolvida.
"Só existem pessoas honradas envolvidas nisso", diz Anka, ídolo adolescente nos anos 50 e 60, que cantava "Put your head on my shoulder" e escreveu "She's a lady", um dos maiores hits de Tom Jones.
A gravadora Sony diz não ter certeza sobre quando Jackson gravou a música, mas especulou que poderia ser na época em que "Off the wall", disco do cantor, foi gravado, há 30 anos.
Anka, por sua vez, diz que a faixa foi gravada na época em que o disco seguinte, "Thriller" estava virando uma sensação mundial.
Caixa
"This is it" foi encontrada em uma caixa de fitas, com a voz de Jackson e um acompanhamento de piano. Foram adicionadas cordas na gravação, juntamente com backing vocals dor irmãos do cantor.
A preparação de "This is it" é similar ao tratamento dado às sobras dos Beatles após a morte de John Lennon, onde os membros sobreviventes da banda adicionaram instrumentos e as suas vozes para finalizar as faixas "Real love" e "Free as a bird", lançadas como parte do projeto "Anthology" em 1996.
A Sony diz que era uma coincidência o fato de sua série de shows em Londres agendada para começar em junho de 2009 (o cantor morreu no dia 25 de junho) ter o mesmo nome; a gravadora não tem nenhuma evidência de que Jackson tivesse planos de lançar a música.
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!