No exterior e no Brasil, não faltam artistas que se deram bem nesse tipo de programa
O vencedor da primeira edição de A Fazenda foi Dado Dolabella. Ele disputou o título com Danni Carlos. Em comum, o fato de ambos terem a música como atividade chave em suas carreiras. E o que não falta é músico participando de reality shows.
Tudo começou com Casa dos Artistas (2001), do SBT, o primeiro reality show brasileiro de grande audiência. Lá, tivemos vários nomes do meio musical. Quem mais se destacou foi Supla, que quase ganhou e namorou com a vencedora, a atriz Bárbara Paz. Se deu bem, o papito!
No mesmo programa participaram a cantora Patrícia Coelho e o pagodeiro Leandro Lehart. Este último saiu por decisão própria, após apenas uma semana de programa. Acho que ele deve se arrepender disso até hoje.
Ele competiu com Suzana Alves, até hoje mais conhecida como Tiazinha, que lançou um dos discos mais bizarros da história da música pop brasileira em 1999. A disputa também incluiu a roqueira Syang.
O impagável Agnaldo Timóteo arrancou boas gargalhadas ao atuar em Casa dos Artistas 3, embora não tenha conseguido a vitória. Mas até vereador eleito na cidade de São Paulo o cara conseguiu virar, certamente ajudado pela participação nesse reality show.
Vários cantores, por sua vez, foram revelados em reality shows. Thiaguinho, hoje cantor e principal compositor do grupo Exaltasamba, apareceu para o Brasil em uma edição do reality show musical Fama, da Globo. Ele não foi o vencedor, mas se deu muito bem.
Quem será que se lembra de Marina Elali e Roberta Sá como integrantes de Fama? No entanto, elas estiveram lá. Roberta Sá é considerada uma das grandes intérpretes da MPB atual, enquanto Marina Elali coleciona sucessos e canções tema de novelas globais.
Vanessa Jackson, a vencedora da primeira edição de Fama, gravou CDs e fez muitos shows, mas não conseguiu a repercussão que se poderia esperar. Nesse quesito, Tony Francis, que concorreu com ela, se deu melhor, sendo um bem-sucedido artista sertanejo.
Os grupos Rouge e Broz foram criados em reality shows, e conseguiram repercussão bem distinta. Ragatanga levou as meninas do Rouge a estourar no Brasil todo. Já o Broz sumiu tão rápido como surgiu, não deixando muita saudade por aí.
No exterior, pelo menos três grandes nomes do pop atual saíram de um reality show, mais especificamente o American Idol. Carrie Underwood acabou de desbancar a trilha do filme This Is It do topo da parada americana com seu terceiro CD, Play On.
Kelly Clarkson, vencedora da primeira edição de American Idol, é outra que se firmou como uma consistente vendedora de discos, graças a uma bela voz e um repertório pop sob medida para o gosto popular. Because Of You estourou por aqui, também.
Carrie e Kelly venceram o reality show. Mas tem gente que não conseguiu tal façanha e se deu bem, também. Jennifer Hudson, por exemplo, disputou o American Idol de 2004, e ficou longe da vitória. Saiu de lá muito brava.
Mas deu a volta por cima. E bem dada. Ganhou o Oscar como atriz coadjuvante no filme Dreamgirls Em Busca do Sonho, e lançou um disco solo que vendeu muito bem.
Chris Daughtry também não levou a vitória na edição 2006 do programa, mas nem ligou. Montou uma banda, a Daughtry, e conseguiu vender mais de cinco milhões de cópias de seu disco de estreia, número digno de estrelas do primeiro time.
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!