[Texto: Da Redação com Reuters]
A artista "glam pop" Lady Gaga foi a grande vencedora da 30ª edição do Brit Awards, na terça-feira, com três troféus recebidos no mais tradicional prêmio musical da Grã-Bretanha.
Há cinco anos o prêmio não era dominado por um estrangeiro. Vestindo uma peruca fantasmagórica-carnavalesca e um sumário vestido de renda, Gaga recebeu os troféus pelas três categorias em que havia sido indicada: melhor artista solo feminina internacional, revelação internacional e melhor álbum internacional ("The Fame").
A cantora, que lidera as paradas musicais britânicas há um ano, dedicou um estranho número ao vivo ao estilista Alexander McQueen, morto nesta semana. "Muito obrigado por acreditarem em mim", disse aos fãs.
A "boy band" britânica JLS, segunda colocada no programa de calouros "The X Factor" em 2008, coroou um ano de sucesso com dois prêmios melhor grupo britânico e melhor single britânico ("Beat Again").
Lilly Allen foi escolhida a melhor artista feminina britânica, e Dizzee Rascal foi o melhor artista masculino nacional, consolidando sua transição de rapper para ídolo pop, com forte influência do house nos seus três compactos que chegaram à liderança - "Dance Wiv Me," "Holiday" e "Bonkers."
O rapper norte-americano Jay-Z ganhou o troféu de melhor artista solo masculino internacional, e apresentou uma versão forte do seu hit "Empire State of Mind," com Alicia Keys.
Jay-Z ganhou milhares de novos fãs na Grã-Bretanha em 2008 quando se tornou o primeiro artista do rap a ser convidado com destaque para o festival de Glastonbury, habitualmente roqueiro. "Provamos que o hip hop pode tocar em qualquer lugar do mundo," disse Jay-Z.
O evento, criticado no passado por não reconhecer artistas de fora das grandes gravadoras, reúne executivos, artistas e agregados para celebrar os sucessos do ano que passou no Earls Court, em Londres.
"Vinte minutos de entretenimento arrastaram um programa de duas horas," brincou o apresentador e comediante Peter Kay.
A despeito da noite úmida e fria, centenas de fãs se aglomeraram em frente ao local da festa para tentar espiar seus ídolos.
Veja a lista de ganhadores:
Artista solo brtânica feminina - Lily Allen
Artista solo brtânico masculino - Dizzee Rascal
Revelação britânica - JLS
Grupo britânico - Kasabian
Álbum britânico - Florence & the Machine - Lungs
Single britânico - JLS - Beat Again
Escolha da crítica - Ellie Goulding
Álbum britânico dos últimos 30 anos - Oasis - (What's the Story) Morning Glory?
Hit britânico dos últimos 30 anos - Spice Girls - Wannabe/Who Do You Think You Are
Artista feminina internacional - Lady Gaga
Artista masculino internacional - Jay-Z
Álbum internacional - Lady Gaga - The Fame
Revelação internacional - Lady Gaga
Prêmio pelo conjunto da obra - Robbie Williams
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!