Filed in
Audio,
Curiosidade
Duas compositoras britânicas criaram música a partir do som emitido pela máquina de exames de ressonância magnética.
Junto com a música, uma mistura de sons acústicos e eletrônicos, há também uma instalação multimídia chamada Ninho Neural.
Mira Calix, uma das compositoras, explica que há cerca de cinco ou seis anos teve que fazer um exame de ressonância magnética, pois os médicos suspeitavam de um tumor em seu cérebro.
"Ninguém me avisou de como o barulho da máquina era alto, como o barulho de um jato prestes a decolar", contou a compositora.
A compositora disse que os médicos avisaram que ela deveria trazer algum aparelho de som para abafar o ruído da máquina, mas foi justamente o contrário que aconteceu, o barulho encobriu tudo, até a música eletrônica que Mira tinha levado para escutar durante o exame.
Com isso, a compositora pensou que, se tivesse que voltar a fazer o exame, levaria um quarteto de cordas, "para combinar melhor os sons".
Na instalação em Londres, os convocados para a parte acústica foram os músicos da Orquestra Aurora.
Anna Meredith, a outra compositora da música, conta que nunca fez um exame destes e se surpreendeu com a ideia.
"Tentei fazer uma ressonância magnética, mas, como tenho implantes nos dentes, não pude. Mas, fiquei a um metro de distância e achei o barulho inacreditável, algo que nunca tinha ouvido, uma verdadeira dádiva para alguém que trabalha com sons", disse Anna à BBC.
Mira Calix conta que tenta dar ao ouvinte que nunca passou pelo exame a impressão de como é estar dentro da máquina.
"A experiência da ressonância magnética é muito emocional. Geralmente quem faz o exame está cuidando da saúde, existe o medo e a ansiedade, são emoções misturadas. Então, queria dividir isto com o público, além de fazer uma catarse daquilo pelo que passei", disse.
Posted by Paulo Studio 2002
@ terça-feira, 26 de julho de 2011
0 comments
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!