Especial Rock in Rio 2011 I

Filed in

Esperanza Spalding é praticamente coisa nossa. A cantora e contrabaixista de jazz americana, eleita artista revelação no Grammy de 2010, é fã de pão de queijo, chá preto e Milton Nascimento. E diz sem sotaque algum os nomes disso tudo  – nenhuma novidade para quem já escutou suas versões para “Ponta de areia” e “Samba em prelúdio”, ambas registradas em seu álbum “Esperanza”, de 2008.
“Aprender português é como tocar baixo elétrico. Estou aprendendo os dois ao mesmo tempo, sei que estou mal, mas estou melhorando. Em dez anos estarei legal”, brinca a cantora de 26 anos, durante entrevista ao G1 em um hotel paulistano.
A artista está no Brasil para duas apresentações. A primeira em São Paulo, nesta noite (21), está com todos os ingressos do Teatro Bradesco esgotados. A segunda é no Rock in Rio, no sábado (24), dividindo o Palco Sunset com seu “herói” Milton Nascimento.
"Para cada show serão escolhidas músicas adequadas a cada ambiente. O show de hoje à noite é íntimo, quieto, vamos deixar a energia lá embaixo e pedir para as pessoas a maximizarem depois. No Rock in Rio tudo será alto, alto!”, ri, sobre as escolhas dos repertórios. “O set list no Rock in Rio será bombástico, bem roqueiro. Só toquei em arenas grandes outras duas vezes”, afirma.


Esperanza é uma das maiores revelações do jazz nos últimos anos. Já se apresentou ao lado de Pat Metheny e Michael Camilo, aos 20 anos se tornou professora da respeitada Berklee College of Music e foi escolhida a dedo pelo presidente americano Barack Obama para tocar na cerimônia do Nobel da Paz de 2009.
No ano passado, ganhou fama mundial com a vitória no Grammy. O prêmio não chamou tanta a atenção por si só, mas sim a sua repercussão: fãs de Justin Bieber ficaram irados com a derrota do astro teen na categoria e invadiram o perfil da contrabaixista no Wikipedia.
"Em geral, isso não representou nada, com todo o respeito ao Justin Bieber. Eu e minha banda fomos tocar no Japão logo depois do Grammy, então não sabia de nada quando voltei... Quem sabe os fãs deles gostarão de uma faixa minha quando tiverem 50 anos”, dá com os ombros.

Além do talento, chama a atenção em Esperanza o seu visual cool e sensual, algo que ela admite não gostar muito de ouvir. “Estamos na era da sexualização, acontece naturalmente no nosso mundo e sexo, no entretenimento, vende muito. Não promovo minha imagem, não me visto de maneira sexy, então me frustra quando equiparam minha música com meu visual”, afirma.
“Não levo isso no pessoal porque sei que ele representa uma antiga ideologia de associar todas as mulheres a uma única imagem. Sempre que há uma mulher dentro de um ambiente masculino acontece esse ‘uau, ela consegue fazer isso?’. Mas essa mentalidade está ruindo”, contrapõe.
Para o show com Milton Nascimento, Speranza diz ter ensaiado durante quatro dias e, durante esse tempo, começado a escutar “muito de Elis Regina”. Será o primeiro registro ao vivo da dupla, que gravou junta a faixa "Apple blossom" no disco dela "Chamber music society" (2010). No mesmo ano, quando ela abriu as apresentações de George Benson no país, engataram uma amizade.
“Mandei um e-mail para ele na cara de pau, agradecendo-o por existir e falando que o amava”, sorri. Segundo ela, seria um “sonho” que o encontro dos dois no palco rendesse um álbum no futuro.
A artista diz não temer as vaias dos roqueiros que irão no domingo ver os shows do palco principal, como Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers. “O rock surgiu do blues e esse surgiu de certas partes da África. Então vamos tocar rock, pois o gênero é quem evoluiu. Apenas o nome do estilo é que mudou”, diz, com personalidade. "Meu único medo é de errar uma nota ou esquecer uma letra", brinca.




Posted by Viviani Corrêa @ quinta-feira, 22 de setembro de 2011 0 comments

Share This Post

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

Related Posts

0 Comments

No comments yet. Be the first to leave a comment !
Leave a Comment

"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates

Música é vida!

Next Post Previous Post
Related Posts with Thumbnails