"Skyfall", de Adele, é favorita ao Oscar 2013 de melhor canção original. A música composta pela cantora inglesa e seu produtor Paul Epworth, para o filme da franquia "007", pode ser a primeira a levar uma grande estrela pop a ganhar o prêmio desde "Lose yourself", de Eminem, de 2002.
Outros famosos como Barbra Streisand, Bob Dylan, Phil Collins, Bruce Springsteen e Stevie Wonder também já levaram a estatueta por serem compositores ou coautores de melhor canção original.
Estrelas como Celine Dion, Whitney Houston e Mariah Carey já interpretaram canções vencedoras do prêmio, mas não são autoras das faixas. Elas podem até festejar, como no caso de um ator de longa que levou apenas a estatueta de melhor filme, mas não são creditadas como vencedoras como as estrelas da lista abaixo.
A cantora Adele é fotografada na chegada à cerimônia do Grammy, neste domingo (10), em Los Angeles. (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)
"Skyfall", de Adele e Paul Epworth, concorre com "Before my time", de "Chasing ice", por J. Ralph; "Everybody needs a best friend", de "Ted", por Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra); "Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi", por Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra); e "Suddenly", de "Os miseráveis", por Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra).
A Academia de Hollywood é rigorosa quanto às canções originais que podem concorrer ao prêmio. Não basta estar no CD da trilha sonora. A faixa tem que ter sido composta especialmente para o filme e ser claramente identificável durante a exibição. Veja abaixo a lista de popstars que já ganharam o Oscar de melhor canção original.
Barbra Streisand
Barbra Streisand no filme 'Up the sandbox', de 1972 (Foto: Divulgação)
A cantora ganhou pela canção "Evergreen", de 1976, do filme "Nasce uma estrela", em que também atuou. Barbra Streisand é uma das raras artistas dos EUA que ganhou os quatro principais prêmios de entretenimento do país. Ela faturou várias vezes o Grammy, de música, e o Emmy, de TV. Além disso, venceu o Tony Awards (de teatro, em 1970) e o Oscar (além da música de 1978, foi melhor atriz por "Funny girl - A garota genial", de 1968).
Stevie Wonder
Stevie Wonder (Foto: G1/Alexandre Durão)
"I just called to say I love you", da trilha de "A dama de vermelho", de 1984, acabou se tornando uma das músicas mais conhecidas de Wonder e um dos maiores hits a levar a estatueta. Foi o único Oscar da comédia romântica de Gene Wilder. Na disputa, ele bateu três hits de filmes homônimos: "Footlose", de Kenny Loggins e Dean Pitchford; "Ghostbusters", de Ray Parker Jr.; e "Against all odds (Take a look at me now)", de Phil Collins, cantor que ganharia o prêmio 15 anos depois.
Lionel Richie
Lionel Richie (Foto: Daigo Oliva/G1)
Um ano depois de Stevie Wonder, outro cantor de soul norte-americano conquistou a Academia de Hollywood com um de seus maiores hits. "Say you, say me", de Lionel Richie, foi trilha de "O sol da meia noite", de 1985, que também tinha outra concorrente ao prêmio, composta por Stephen Bishop. Lionel Richie também concorria por uma música de outro filme, em parceria com Quincy Jones: "Miss Celie's blues (Sister)", de "A cor púrpura".
Bruce Springsteen
Bruce Springsteen (Foto: Reuters)
Além do primeiro Oscar de melhor ator para Tom Hanks, o filme "Filadélfia", de 1993, também rendeu prêmio a "Streets of Philadelphia", de Bruce Springsteen. Seu concorrente mais conhecido era Neil Young, com uma música do mesmo filme, homônima. Springsteen foi indicado dois anos depois, por "Dead man walking", mas não levou.
Elton John
Elton John (Foto: Reuters)
Em 1994, era difícil que a dupla Elton John e o veterano Tim Rice (vencedor do Oscar outras duas vezes) não saísse premiada. Das cinco canções originais indicadas, três eram de Elton e Tim, todas para o filme "O rei leão": "Hakuna matata", "Circle of life" e a vencedora, "Can you feel the love tonight".
Phil Collins
Phil Collins (Foto: Divulgação)
Seis anos depois de Elton John ser premiado por "O rei leão", outro astro britânico ganhou o Oscar por uma canção na trilha de filme de animação. Phill Collins emplacou "You'll be in my heart" em "Tarzan". O filme de 1999 não teve nenhuma indicação além do hit de Collins, em ano em que ele o único grande popstar na disputa - a outra canção mais conhecida foi "Save me", de Aimee Man, de "Magnólia".
Bob Dylan
Bob Dylan (Foto: AP)
"Things have changed", da trilha de "Garotos incríveis", de 2000, com Tobey Maguire e Michael Douglas, foi a única indicação da carreira de Bob Dylan. Vencedor, ele aceitou o prêmio em uma transmissão via satélite na cerimônia. Estava em turnê na Austrália. A música também ganhou um clipe do diretor do filme, Curtis Hanson, e foi premiada no Globo de Ouro.
Eminem
Eminem (Foto: Daigo Oliva/G1)
O Oscar de canção original mais recente a ser conquistado por um popstar foi o de 2002. Eminem foi premiado por "Lose yourself", do filme estrelado pelo rapper, "8 mile - Rua das ilusões". O astro rebelde não estava presente na cerimônia. A disputa também tinha nomes muito conhecidos: Paul Simon, com "Father and daughter", de "Os Thornberrys - O filme"; e os músicos do U2, com "The hands that built america", de "Gangues de Nova York".
Posted by Paulo Studio 2002
@ terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
0 comments
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!