O Radiohead em seu show em São Paulo. (Foto: Daigo Oliva / G1)
Segundo o site "TorrentFreak", o Radiohead pode testemunhar a favor de Joel Tanenbaum, um estudante de Boston, nos EUA, que está sendo processado pela RIAA (Record Industry Association of America Associação Americana da Indústria Fonográfica) por ter baixado ilegalmente músicas na internet em 2003.
O site diz que a RIAA entrou na justiça contra Tanenbaum e ofereceu um acordo no valor de US$ 500 como compensação pelas músicas que havia supostamente baixado. Após a recusa do estudante, o caso chegou à corte.
Charles Nesson, advogado de Tanenbaum e professor na Universidade de Harvard, diz ter entrado em contato com o empresário da banda, que "pareceu concordar" em ter a banda participando do caso.
Segundo o jornal "The Harvard Crimson", se perder o caso, o estudante pode ser obrigado a arcar com uma conta no valor de até US$ 1 milhão. "O sistema de copyright atual está ultrapassado", disse Nesson, "As ações da RIAA são uma velharia legal no nosso mundo digital".
Em 2007, o Radiohead lançou seu último álbum na internet, em um sistema onde o fã pagava o quanto quisesse pelo download do disco. A versão física de "In rainbows" ficou em primeiro lugar em lugares como França, EUA e Reino Unido.
via portal G1
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!