A compositora Ellie Greenwich. (Foto: AP)
Ellie Greenwich, coautora de diversos hits da música pop, como ''Do wah diddy diddy", ''Be my baby", "Chapel of love" e "Leader of the pack", morreu nesta quarta-feira (26) aos 68 anos de ataque cardíaco em um hospital de Nova York, onde ela estava se tratando de uma pneumonia, de acordo com a sua sobrinha, Jessica Weiner.
Membro do Hall da Fama dos Compositores, Ellie fez sucesso ao se juntar ao ex-marido, Jeff Barry, e ao produtor Phil Spector.
Juntos, eles compuseram canções como "Be my baby" e "Baby, I love you" para as Ronettes; "Then he kissed me" e "Da doo ron ron" para o Crystals; "Chapel of love" para o Dixie Cups; "Christmas (Baby please come home)" para Darlene Love, e "River deep, mountain high" para Ike e Tina Turner.
Nascida no Brooklyn, ela começou a carreira em shows de talentos ainda na infância e chegou a formar o seu próprio grupo, batizado de The Jovettes, na adolescência. Na faculdade, trabalhou com os compositores Jerry Leiber e Mike Stoller.
Como arranjadora e cantora, Ellie trabalhou com grandes artistas, incluindo Frank Sinatra e Ella Fitzgerald. Ela ainda ajudou Neil Diamond no início da carreira e foi coprodutora de seus primeiros hits, como "Cherry, cherry" e "Kentucky woman".
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar." --Sócrates
Música é vida!